Obras tem de anunciar se não usam amianto, em São Paulo

Pelo fim do amianto

“Nesta obra não há utilização de amianto ou produtos derivados, por serem prejudiciais à saúde”.

O aviso tinha de estar em local visível em todas as obras, públicas e privadas, no Estado de São Paulo, de acordo com lei estadual de número 12.684/2007. Na capital paulista tem lei semelhante (13.113/2001) aprovada seis anos antes. Boa parte das construções, porém, não respeitam esta determinação, segundo a gerente do Projeto Estadual do Amianto, da Superintendência Regional do Trabalho, em São Paulo, Fernanda Giannasi.

O assunto surgiu na programação após a informação de que o governo de São Paulo havia construído salas de aula provisórias com madeirite e telhas que, temia um ouvinte-internauta, fossem produzidas com amianto. A empresa responsável pelo produto divulgou nota afirmando que desde a década de 90 baniu o produto cancerígeno.

Agora, o projeto responsável por coordenar a substituição do amianto, ligado ao Ministério do Trabalho, lembra da necessidade de os Governos do Estado e da Capital fiscalizarem o cumprimento da lei. Na imagem acima, o exemplo de qual deve ser o procedimento das empresas nas obras.

2 comentários sobre “Obras tem de anunciar se não usam amianto, em São Paulo

  1. Perguntem a Saint- Gobain como eles atuam junto aos meios de comunicação para impedir que nos chegue a verdade sôbre o amianto, há muito banido na França, terra natal destes bucaneiros e também, como eles atuam para mascarar os efeitos nocivos das pessoas que lidam com esta substância….Eles terão a resposta !
    Perguntem a Saint-Gobain se a França ou o Mercado Comum Europeu aceita os produtos fabricados com amianto no Brasil….Se fosse bom eles estariam comprando, não acham ?
    Somos uns trouxas, uns macaquitos latino-americanos que não questionam estas situações, aceitamos o lixo destes piratas estrangeiros.
    Outras substâncias proibidas no mundo inteiro são vendidas livremente em nosso território, por exemplo a dioxina 2,4D (nome comercial TORDON) continua sendo usado por nossos agricultores ou qualquer um que queira fazer uma capina química em seu quintal ou plantação.
    Vocês sabem o que é isso ?
    É o agente Laranja que os Yankes usavam no Vietnam como desfolhante daquele paraíso tropical que invadiram e tomaram páu de todos os lados….Saíram corridos de lá mas deixaram sua marca de destruição com deformações genéticas em toda a natureza e pessoas que tiveram contato com aquela substância….
    E nós consumimos estes agente teratogênico inocentemente, somos uns idiotas e burros, liderados por um analfabeto funcional e ignorante conpulsivo.

  2. Trabalhei 10 anos na Mineração de Amianto – SAMA.
    Ao me aposentar, o perito do INSS negou meu pedido de insalubridade !! A mineradora enviou documentação constando que eu trabalhava em local com ar condicionado, imaginem, em 1977, época em que aquilo era só amianto no ar e em todo lugar.
    Conclusão, hoje quando ouço falar que amianto é prejudicial tenho problemas cardíacos e lembro do perito do INSS que negou minha aposentadoria especial, alegando que amianto não faz mal à saúde. Isso foi em 2007. Não foi no século passado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s