Presente e passado nos 60 anos do trólebus

Trólebus de gerações antigas foram colocados ao lado de modelos moderno e provocaram clima de saudosismo entre os busólogos que visitaram no fim do mês passado, a exposição que comemorou os 60 anos deste modelo de transporte, em São Paulo. A praça da Independência, no Museu do Ipiranga, foi o lugar escolhido pela SPTrans para “estacionar” veículos como os imponentes americanos ACF Brill e os tecnológicos Urbanuss Pluss de piso baixo.

O Ádamo Bazani não perderia esta viagem no tempo por nada. Esteve por lá e na quarta reportagem da série em homenagem ao trólebus apresenta mais um slideshow com imagens históricas.

Para aproveitar melhor as fotos do álbum amplie na tela do seu computador. Se quiser as informações clique no icone disponível no alto e a direita da tela.

7 comentários sobre “Presente e passado nos 60 anos do trólebus

  1. me recordo que existia até o governo da Marta Suplicy um modelo de trólebus muito interessante que fazia a linha Mandaqui-Itaim?(ou seria Pinheiros).Lembro-me que os bancos deste coletivo tinham as costas paralelas às laterais.Era uma coisa fantástica ver aquele trólebus,bem como outros modelos de ônibus que circulavam, nos anos 1990.
    Mas especificamente no caso deste trólebus do Mandaqui ele tinha que rodar até hoje;conservação especial,manutenção e afins.Era quase uma atração turística.

  2. E as carrocerias Grassi nos onibus da Aviação São Luiz que circulavam na zona sul de SP na decada de 60?
    Lembra?
    Aprecio os buzões também
    E viajo com frequencia neles também
    Abraços
    Armando Italo

  3. Não deveia se comentar tanto do passado dos trolebus, deveria falar do presente e do futuro, pois o futuro é limpo e os trolebus são veiculos que não poluem e portanto podemos dizer que são futuristas.

  4. Adamo e Milton, como sempre nos brindando com reportagens historicas e que nos enchem de saudades dos tempos de nossa infancia e juventude
    parabens pelo belissimo trabalho.
    Abraços
    Vitor Matos

  5. Recomendo que estes veículos estejam urgentemente circulando na linha 287P da EMTU, para que eu tenha o prazer de viajar neles! Garanto que por aqui, não vão reclamar de que são lentos e que atrapalham o trânsito! Serão muito bem-vindos!

  6. Prezado Amigo Adamo Saudações,

    É uma pena que este passado não é respeitado nos dias de hoje, antes o trolebus era importante durante a crise do petróleo, ele era até considerado um transporte diferenciado, mas infelizmente podemos dizer 60 anos de trolebus e uns 10 anos de descaso pois o que vemos foi a desmobilização de muitos trolebus que infelizmente viraram panela em vez de sua recuperação ou reciclagem visto que o trolebus é um veiculo que pode ser reciclado pois toda a parte eletro eletrônica e motor podem ser bem aproveitados (vimos isso acontecendo em muitos casos exemplo: nos anos 60 (antiga e gloriosa CMTC) 1996(na antiga eletrobus) e 2004(na atual metra) o problema é que o trolebus infelizmente depende do humor de cada administrador e do poder publico em geral.
    um exemplo disso é que em 1973 havia cerca de 192 trolebus, em 1979 foram acrescidos mais 90 trolebus, em 1982 foram acrescidos mais 100 trolebus, em 1985 mais 75 trolebus e em 1998 foram acrescidos mais 110 trolebus ou seja só na cidade de São Paulo chegamos ao numero aproximado de 567 veiculos e nos anos 2000 perdemos perto de 300 veiculos de uma vez só, espero que tanto a administração atual quanto às vindouras sejam a favor do trolebus e que a aprovação de um projeto de lei da autoria do vereador Netinho que obriga que até 2018 a maior parte da frota seja de ônibus eletricos ou a etanol, para o bem da saúde da população de são paulo seja aprovada.

  7. Ádamo. Parabéns.

    Foi muito legal você ter participado dos eventos comemorativos dos 60 anos trólebus e ter feito essas reportagens especiais.

    Ainda hoje estamos um pouco chateados pois o tratamento dado a eles pelo poder público ainda é muito ruim. Quem sabe com a recente aprovação da lei de mudanças climáticas da Capital, que o Galesi falou, a situação se reverta um pouco.

    Parabéns!

    Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s