Senta que lá vem turbulência

Por Armando Italo

Nesta semana, terça 26.05, tivemos a noticia sobre um avião da TAM, Airbus A330, que passou por forte turbulência, também conhecida como CAT – Clear Air Turbulence -, somente a meia hora de pousar no Aeroporto de Guarulhos, causando sérios ferimentos em alguns passageiros que estavam, certamente, sem os cintos de segurança afivelados e chegaram a bater seu corpo no teto do avião!

Já presenciei fato semelhante durante um voo num Electra da VARIG que fazia a Ponte Aérea Rio-São Paulo. A causa foi uma forte tempestade em formação na terminal São Paulo. Fomos pegos por uma turbulência sobre a cidade de Santos durante os procedimentos de aproximação e descida, para os pilotos, voando nas proas dos VOR REDE (RDE) e de Santana do Parnaíba (STN).

“A situação” ficou feia lá em cima! Como sou prevenido e “radical” sempre viajo com os meus cintos devidamente afivelados por precaução.
Muitos passageiros tem medo de voar. Durante a viagem o medo diminui e o passageiro fica mais relaxado. De repente os seus olhos arregalam com o som do alarme solicitando para todos colocarem os cintos. O “ding dong” ouvido pelo “atento” passageiro nada mais é do aviso para todos para atacharem o cinto de segurança, porque  vem pela frente a temível turbulência!

E agora o que fazer ?  Correr para onde? Aiiiiii meu Deus! Nada a temer, desde que algumas precauções básicas sejam tomadas, ainda com o avião no solo.

1-    Ouvir com atenção as orientações dos comissários de bordo antes da decolagem
2-    Ler o manual de sobrevivência posicionado nas costas da poltrona a sua frente
3-    Atachar o cinto de segurança..

O avião voa “sustentado pelas asas” e não apoiado nelas. Na parte superior da asa é criada a baixa pressão atmosférica, chamado de fenômeno de Bernoilli (físico e matemático, desenvolveu equação que leva o seu nome).

Temos a simples explicação e dedução:

•    Qualquer alteração na densidade do ar externo fará com que a aeronave tenha maior ou menor sustentação no ar com a mesma velocidade, o que pode alterar a pressão atmosférica num determinado local.

•    Diferenças de temperaturas, ventos, mau tempo, quando o avião “fura uma nuvem” conforme mostra o vídeo no inicio desta matéria, mesmo as pequenas, acontece um leve e breve balanço, como se estivéssemos trafegando por uma rua com parelelepípedos, mesmo acontece com tempo claro, céu cavok, sem nuvens como chamamos na aviação,

As alterações de pressão, ao contrário das nuvens pesadas, não podem ser detectadas pelos radares metereologicos das aeronaves  por não produzirem ecos. Porém não causam muito desconforto aos passageiros. Os transreceptores de radar que equipam as aeronaves detectam formações de nuvens de tempestades com muitas milhas de antecedência,  as terríveis CB’s, Cumulus Nimbus.

Dependendo da densidade da formação, extensão e vários fatores, o piloto decide se deve contorná-la ou atravessá-la, simplesmente. Uma turbulência, neste caso, pode ser inevitável. Mas se parece ser terrível para o passageiro, para o piloto não traz nenhuma preocupação. Ele sabe que a aeronave está preparada para isto.

Quantas vezes ouvimos comentários “assustadores” de pessoas, afirmarem   que o avião “caiu no vácuo”?

O que acontece é que por breves instantes, causadas por correntes de ar dentro de nuvens ou grandes diferenças de pressão, há uma repentina e rápida perda de sustentação e o avião perde altura, desce muito rápido até  atingir novamente uma altitude onde a pressão atmosférica esteja novamente nos níveis normais.
Durante aqueles breves segundos que parecem intermináveis, os passageiros quase que flutuam. Daí a importância de estar com seu cinto de segurança afivelado.

Muitos passageiros se assustam quando as asas e motores se movimentam, balançam durante uma turbulência. O balanço é perfeitamente normal. Pare alguns instantes sobre  um viaduto e note que esta estrutura também balança um pouco devido a movimentação de veiculos mais pesados, ônibus caminhões, apesar da sua solidez de concreto armado. E é  assim mesmo que tem que ser, senão a cada balançada certamente partiria ao meio. As asas e as turbinas do avião trabalham da mesma forma que os viadutos.Tem que balançar.

Resumindo, a turbulência é mais assustadora do que ameaçadora. Da próxima vez que estiver viajando de avião  quando ouvir o ding dong, o aviso de colocar cintos, não fique preocupado e com medo, trata-se somente de cuidados que os pilotos estão tendo para com os passageiros  durante a turbulência e assim evitam que caiam  e se machuquem numa “balançada” mais forte.
Aos passageiros que ficam muito preocupados com os movimentos das asas e das turbinas durante as turbulências, melhor quando forem comprar a sua passagem escolherem uma poltrona que fique longe das asas, ler uma revista, etc.

Este “fenômeno”, a turbulência, é normal, “o avião está em seu ambiente”, e faz parte de muitos voos, tanto é que se tiverem oportunidade de visitar a cabine de comando, verão a tranqüilidade expressada nos rostos dos pilotos.

Até o próximo voo!

Armando Ítalo Nardi é comandante e ouvinte-internauta do CBN SP

71 comentários sobre “Senta que lá vem turbulência

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