Só agora Santo André tem ônibus para deficiente

Por Adamo Bazani

Comil 1, ônibus adaptado para deficientes em Santo André


Parece incrível. Uma cidade do porte de Santo André, no ABC Paulista, com mais de 600 mil habitantes, só agora apresentou a população ônibus adaptados para pessoas com deficiência (com elevador e banco para obesos). Antes tarde do que nunca, como diria o velho jargão.

Nesta quarta-feira, com exclusividade, o Blog presenciou a entrega dos veículos. São os primeiros do Consórcio União Santo André. Na cidade, só havia dois ônibus, da Expresso Guarará, Caio Millenium II, com a adaptação, mas a empresa não participa do Consórcio. São 11 ônibus encarroçados pela Comil, modelo Svelto, Chassi Mercedes Benz, OF 1418. Eles vão operar linhas da de apenas uma empresa do consórcio formado por seis viações: a Viação Vaz.

“A empresa investiu cerca de 3 milhões de reais na compra dos veículos. Além de preparar os motoristas para operar os elevadores e os componentes, preparamos também para o convívio e atendimento aos deficientes que são cidadãos comuns como todos” – disse Gustavo Augusto de Souza Vaz, diretor da Viação Vaz, que opera cinco linhas na cidade.

Renata, primeira motorista da empresaAlém de apresentar os novos ônibus, a empresa contratou sua primeira mulher motorista: Renata Nogueira, de 37 anos.

“Trabalho há cinco anos dirigindo ônibus, nas Viações Imigrantes, Julio Simões, Veneza e Auto Viação ABC, mas para mim é um orgulho trabalhar com o deficiente, e ser a primeira mulher motorista de uma empresa” – conta Renata. A Viação Vaz vem da Viação Padroeira do Brasil, empresa que operava em Santo André desde os anos 40 e tinha apenas motoristas homens. A empresa Vaz assumiu a Viação Padroeira, trocando de nome, em 2002.

O gerente comercial da Comil, Fabrício Tascine, afirma que a estratégia da empresa é retomar mercado em São Paulo. Para isso, anunciou um Comil modelo Svelto Midi, um micrão com proporções menores que os apresentados em Santo André, no dia 1º de Julho.

“Nossa empresa conta com colaboradores especializados em adaptar os veículos. Já era mais que hora de isso acontecer. Desde o menor ônibus ao maior, hoje podemos oferecê-los com acesso a quem tem mobilidade reduzida. Afinal, o deficiente não precisa do transporte só para ir ao hospital. Ele tem o direito de trabalhar, passear e estudar, usando o transporte público”.

Já o representante de revenda da Mercedes Benz do Brasil, em São Paulo, Paulo Mendonça, afirmou que a marca vai se dedicar ao aprimoramento de chassis que atendam ao deficiente. “Independentemente do tamanho dos ônibus, grande, convencionais, midis ou micros, a idéia é priorizar o deficiente. Eu trabalho há mais de 30 anos no ramo e a mentalidade do empresário e do poder público em relação a isso mudou muito, e pra melhor. Seja carro com piso rebaixado ou com elevador, a demanda para tornar o deficiente mais incluso nas cidades é felizmente cada vez maior”

Prefeito se compromete com ideia de ônibus melhor

Em entrevista ao Blog, o prefeito de Santo André, Aidan Ravin, do PTB,  afirmou que a malha dos transportes da cidade ainda apresenta várias falhas e “buracos”.

“É mais que necessária uma readequação do sistema na cidade de Santo André, que se desenvolveu em alguns pontos e está atrasado em outros. A criação de novas linhas é fundamental. Há novos hospitais, novos bairros e regiões que cresceram e o transporte não acompanhou”

Para isso, o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Alberto Casalinho, explicou que a Prefeitura vai realizar uma série de estudos e pesquisas diretas com os usuários nos Terminais e Pontos.

“Vamos ouvir de perto a população. E as sugestões já estão chegando. Uma delas que vamos estudar, é a ligação entre o Terminal de ônibus Vila Luzita (periferia da cidade) com o Hospital Estadual Mário Covas, no bairro Paraíso”

O estudo é uma resposta a pedido de usuários da região do Hospital, que também possui outros estabelecimentos de saúde, que reclamam da necessidade de fazer várias transferências, o que é agravado em caso de pessoas deficientes ou que estão com problemas de saúde. Além disso, muitas destas transferências, principalmente das linhas da Vila Luzita para as linhas que passam no centro de Santo André, não são gratuitas. Como a passagem é de R$ 2,50 em Santo André, em quatro viagens ida e volta, o usuário gasta R$ 10 para ir desta região da cidade ao Hospital.

O prefeito Aidan voltou a negar que a troca da cor dos ônibus, de faixas vermelhas para azuis, tenha conotação política. “Não queremos apagar marcas anteriores de partido nenhum, queremos a cidade com a identidade das cores de sua bandeira”.

Analistas polítcos da região afirmam que a intenção seria apagar as lembranças do PT, tradicional oponente na região do partido do prefeito, PTB – conforme já foi discutido nesta coluna.

Sobre a padronização não só da pintura, mas do nome das empresas, o secretário Alberto Casalinho, afirmou que a população quer transporte de qualidade, independentemente do nome da empresa.

Versão que é contestada por alguns especialistas.

Atualmente, em Santo André, a população não sabe ao certo as empresas que servem as linhas. Em todos está escrito UNIÃO SANTO ANDRÉ, e a empresa é diferenciada apenas por um número antes do prefixo do ônibus. Mas nem todo mundo sabe qual empresa é representada pelo prefixo.

“O usuário quer saber de uma boa gerenciadora, no caso a SATrans – Santo André Transportes”. Por 12 anos, a gerenciadora, se chamava EPT – Empresa Pública de Transportes – nas gestões do PT – Partido dos Trabalhadores.

Para quem quiser acompanhar as empresas que prestam serviços em Santo André, que são identificadas pelo prefixo, o Blog mostra a tabela abaixo:

01 – Viação Guainazes / Viação Curuçá
02 – Viação Vaz (ex Padroeira do Brasil)
03 – TCPN – Transportes Coletivos Parque das Nações
04 – ETURSA (ex Nova Santo André) – Empresa de Transportes Urbanos Rodoviários de Santo André
05  – EUSA (antiga Viação São Camilo) – Empresa Urbana de Santo André
08 – Expresso Guarará, que administra o Terminal Vila Luzita e o Corredor Mário Toledo Camargo, ex Viação São José; Não pertence ao consórcio União Santo André

Adamo Bazani, repórter da CBN e busólogo

5 comentários sobre “Só agora Santo André tem ônibus para deficiente

  1. Algo que fico realmente intrigado, é como uma cidade, no caso Santo André, somente agora possui veículos para acessibildade especial, e no caso (exemplo), Ribeirão Pires, que possui aproximadamente 105.000 habitantes, já possuem vários veiculos.
    Mas como diz o ditado, antes tarde do que nunca! Adamo parabéns pela excelente reportagem feita, além, óbvio da exclusividade!

    Abraços!

  2. Dessa forma o transporte público de Santo André fica com mais buracos na linha estendendo a linha aos hospitais. Contratando mais mulheres os ônibus ficam com ambiente mais agradável, e os eleva dor nos ônibus pode causar desconforto aos passageiros na hora do embarque e desembarque, mas beneficia quem precisa. Sobre a cor dos õnibus , cada linha deveria ter uma cor especifica, e os oñibus de santo andré não tem banheiro, sendo que deveria ter, parabéns pelo blog, beijos.

  3. Desculpem meu amigos mas sou obrigado a dizer: como ainda existe pessoa ignorante neste mundo! Fiquei de certa forma indignado com o que a Sra. Priscila escreveu, comompode um ser humano dizer que os elevadores (olha, escreve assim) podem causar desconforto? Desconforto tem uma pessoa que necessita transitar em uma cadeira de rodas, e quem disse que haverá alguma alteração nas linhas? Com certeza essa mulher não possui ninguém que necessite deste serviço e Deus queira que ela nunca fique em uma cadeira de rodas sujeita a escutar coisas assim.
    Um absurdo total, uma ignorância sem tamanho…

  4. Olha eu concordo com o comentário anterior, que pessoa é essa? Ela deveria passar pelo menos um dia em uma cadeira para sentir como é, e a palavra ônibus se escreve assim! E ela deve ter bastante dor de barriga…rsrsrsrs banheiro nos ônibus? Onde existe ônibus urbano com banheiro? Olha tem gente que não tem o que fazer e pior quando faz é isso só besteira.
    Parabéns para a Vaz pelos ônibus novos e com elevador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s