Solução está com os consumidores

 

Por Carlos Magno Gibrail
Comentarista do Blog do Mílton Jung

Visite a galeria de fotos de Gustavo Vara

Visite a galeria de fotos de Gustavo Vara

O Brasil tem grande responsabilidade no processo de sustentabilidade, tanto pela posse de recursos naturais como fornecedor de alimentos para o mundo. Por isso é extremamente importante o acompanhamento da Amazônia, área essencial para o equilíbrio climático do país, como também das demais áreas ricas em flora, e fauna. Mas, o controle efetivo deve ser feito no mercado consumidor, onde São Paulo é o ponto mais importante, pelo seu volume e condição para tal.

As primeiras medidas já foram tomadas, no sentido de rastrear madeiras e carnes, entretanto é necessário mais divulgação e comprometimento de todos, para alertar que a solução está com os consumidores.

É importante salientar que o sul e o sudeste, já estão provavelmente pagando caro pelo desmatamento da Amazônia, pois as chuvas excessivas estão vindo de lá.

O momento é bom, de Bush a Obama é um progresso, e o Nobel de Economia reforça o otimismo ao premiar a americana Elinor Ostrom, pelo reconhecimento ao seu trabalho que destaca a necessidade de que os cidadãos se envolvam mais nos esforços para preservar os recursos naturais.

4 comentários sobre “Solução está com os consumidores

  1. Carlos: O processo de conscientização é lento. Todos os dias vemos lixo e entulho jogados por tudo quanto é canto…E não diminui, mesmo que a Prefeitura recolha..Chove e aí já vimos esse filme….. Este é um tema extremamente importante, que vem ganhando mais espaço…ainda bem.

  2. Ola Carlos,

    Dia desses crianças de minha família entre 8 e 13 anos, estavam discutindo o que era ECOSISTEMA. Graças aos professores, os quais devemos homenagear pelo dia de hj, as novas gerações tem mais consciência ambiental e estão aprendendo a ser bons consumidores.

    Torçamos para que as novas gerações, sejam diferentes das anteriores que nunca deram valor a isso.

    Abraço

    Ah! Caso vc seja professor, meus parabéns!

  3. Beto, os meus alunos já estão no pós graduação, mas tenho um filho de 6 anos e com certeza a geração dele é absolutamente bem educada.
    São crianças que não admitem filmes piratas, tem ética natural, apresentam preocupação com a natureza, e segundo um amigo dono de livraria estas crianças são leitoras natas.
    Viva então o que teremos em futuro próximo.

    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s