O que você vai encontrar na livraria em 2010

 

Um exemplo do que sugere o colega de blog Carlos Magno Gibrail ao falar das retrospectivas e perspectivas (leia aqui) foi o trabalho que José Godoy, do Fim de Expediente, fez para o CBN Express Livros. Traçou o que o mercado editorial deve nos entregar nos próximos meses, baseado no conhecimento e experiência de um mestre em teoria literária e editor da Globo Livros. É a perspectiva com olhar de expert, não da mãe Dinah.

Aproveitei o pedido de autorização para reproduzir as previsões dele no blog e inclui uma pergunta extra. Quem vai ganhar a Libertadores 2010 ? “Quanto ao futebol, com base no conhecimento – e no sofrimento adquirido – digo que o Corinthians ganha a Libertadores”, escreveu o escritor.

Leia sobre o que o Godoy realmente entende:

Perspectivas para um novo ano
O que 2010 nos reserva no mercado editorial? Em linhas gerais devemos seguir na trilha dos grandes eventos do ano: a Copa do Mundo, que traz a reboque um renovado interesse sobre a África do Sul e Nelson Mandela, e as eleições, com livros de cientistas políticos e jornalistas que cobrem o tema. Abaixo, o breve panorama do que nos aguarda.
 
Sobre a África do Sul e afins
Os títulos devem começar a pipocar a partir de março, seguindo até o final do primeiro semestre. Alvo de disputa vultosa na última feira do livro de Frankfurt, os diários de Nelson Mandela devem ter grande destaque. Enquanto isso, a estreia nos cinemas de “Invictus”, de Clint Eastwood, no final de janeiro deve resgatar “Conquistando o inimigo” (R$29,90), livro do jornalista John Carlin que deu origem ao filme, já lançado por aqui no ano passado pela Sextante.
 
Efemérides
Os 65 anos do final da Segunda Guerra e o centenário do Corinthians, que já vêm movimentando o mercado desde o final de 2009, são alguns dos temas que serão fartamente explorados. Minha aposta é para o início de um longo resgate, que se seguirá ao longo da década, dos anos 1960 e seus grandes eventos e personagens.
 
O artista
Nessa retomada de passagens e ícones dos 1960, Andy Warhol deve estar no centro dos debates. Figura emblemática do período, o artista será tema de grande exposição na Pinacoteca, em São Paulo, a partir de março. E, a julgar pelos novos títulos lançados na França e nos Estados Unidos recentemente, ao longo do ano teremos novas obras sobre o pai da pop arte nas nossas livrarias.
 
O escritor
É difícil imaginar lançamento mais significativo do que o da obra de Vladimir Nabokov pelo selo Alfaguara. Depois de décadas de descaso com o gênio nascido em São Petersburgo, o leitor local terá enfim a seu dispor um dos mais relevantes autores do século XX, uma aula de estilo e precisão, em novas traduções.


Para receber o CBN Express Livros no seu e-mail acesse aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s