É outono, troque seu guarda-roupa !

outono-lindo


Por Dora Estevam

Neste sábado, dá início a nova estação, outono, e com ela a mudança do clima: de manhãzinha frio, à tarde calor, à noite frio de novo. Seu guarda-roupa pede malha, camisa de manga longa, blazer, casaquinho, jaqueta, calça de algodão, meias, sapatos fechados, echarpes, lenços … Uma infinidade de peças que precisa ser acolhida no espaço que está habitado pela moda verão.

Não importa o quanto você vai gastar em um par de sapatos novos ou em um sweater, o que importa é que você precisa comprar pelo menos duas peças para  compor o novo visual. Se você é do tipo que trabalha muitas horas, que precisa andar de um lado ao outro no escritório, sem dúvida terá de investir em algo de qualidade. A primeira coisa em mente é que, do verão para o inverno, a mudança é radical: saem os florais coloridos, entram as cores esmaecidas.

Chega, então, a hora de escolher entre preço, moda e marca. Vá com calma ! Não saia por ai gastando tubos em algo que você usará pouco e logo vai enjoar. Compre peças boas, não precisa ser de marca famosa e cara.

Moda Out:2010 Feminina

Sugestão da consultora de moda e professora da Faculdade Santa Marcelina Andréia Miron: aproveite e dê uma espiada no guarda-roupa da mãe ou da avó. Veja se lá tem um casaquinho de veludo alemão, de brocado, lurex, lamê, tecidos com carinha de antigo. Estes modelos se usados com um cinto por cima ou uma bolsa bacana, são elementos do passado que dão característica de unicidade.

Para o orçamento que está curto ou para quem não pretende comprar um blazer mais ajustado, com ombreiras de espuma pontiagudas, precisa ter em mente as cores da estação (rosáceos, nudes, toda a gama dos azuis, preto e branco, cinza, musgo) e compor com o que já tem em casa.

Os estilistas estão compondo cada vez mais o guarda-roupa feminino com a política da liberdade da criação, explica Andréia.

1. Ela ensina como fazer esta troca sem gastar muito tempo:

2. Comece por tirar as peças sem manga e substituí-las pelas com manga;

3. Depois, encaixe aquelas que protegem do friosinho comum de outono como blazer, jaquetas, malhas, tricots.

4. Então, troque as blusas decotadas pelas de golas mais altas.

Mudança também na sapataria. Se a intenção é, realmente, usar o que está na moda, o sapato feminino ideal agora é o “Kitten Heels” (Salto Gatinho). O salto não tem mais que cinco centímetros. Uma tendência mundial. A proposta visa dar conforto para mulheres de todas as idades.

Continuam os de bico fino contemporâneos e retrô com bico quadrado. Use meias trabalhadas, como as rendadas.

Moda Out2010 Masculina

Para os homens de paletó, o forte da estação será o azul marinho; nas camisas, o predomínio dos azuis, dos claros aos escuros, tipo Bic; as gravatas aparecem nos tons esmaecidos, amarelos e rosáceos. Os sapatos – sem invenção: os mesmos clássicos de amarrar.

Com tudo isso, nesta mudança de guarda-roupa, se você não tiver onde guardar o que sobrou faça uma boa ação.

Ao optar pela doação, veja se a roupa não está rasgadinha. Se estiver tudo certo, não exite: dê para pessoas que realmente precisam, doe para a empregada, alguma amiguinha em crise financeira, aquela priminha pobre do interior ou procure ONGs que saberão dar uma finalidade.

Doar é uma prática de boa conotação e fará com que pessoas com dificuldades se sintam bem melhores.

Agora, se você realmente não pode gastar nada, tem um sistema de troca de roupas muito usado pelas britânicas que é o “Clothing Swaps”. São amigas e até lojas, bazares que combinam de levar tudo aquilo que não usam mais para troca. Quem não se incomoda de usar roupa de segunda mão acaba tendo vantagem. O conceito do “O Que é Meu é Seu” pode ser usado em produtos de beleza, acessórios, mobílias, vai da sua imaginação.

Se você tem muitas amigas, acho que seria uma boa opção para este momento. Agora, veja se a amiga tem um guarda- roupa legal, caso contrário alguém pode sair no prejuízo.

Ligue para elas e combine um encontro, depois me conta como foi.

Dora Estevam é jornalista e aos sábados escreve sobre moda e estilo de vida no Blog do Mílton Jung.

outono-lindo

11 comentários sobre “É outono, troque seu guarda-roupa !

  1. A jornalista Constanza Pascolato, ícone da moda nacional, sugere que a consumidora observe um prazo de validade para o seu guarda roupa.No intuito de manter uma relação atualizada e prazeirosa com as roupas que usa. O que não quer dizer jogar no lixo. Muito pelo contrário.
    É hora de seguir a orientação do texto de Dora, principalmente quando toda a cadeia textil , através de ações isoladas e em grupo, começam a apresentar alternativas de utilização de sub produtos, como reaproveitamento das peças transformando-as novamente em matéria prima. Ou principalmente utilizando os retalhos nos sempre bem vindos “patch work”.

  2. Recadinho…
    A camiseta podrinha ou batida vai continuar – desgastada pelo tempo é de interesse de quem usa passar uma imagem de despojamento – mas cuidado! passou dos 30 fica estranho, o estilo tem um apelo totalmente jovem.

  3. Inverno contempla uma postura mais formal na vestimenta.
    Contempla elegância.

    Bem diferente do casual do verão, onde a construção da moda tem uma outra abordagem.

  4. Dora,

    Roupas duráveis e caras, eu sempre apostei no clássico, como jeans com cortes tradicionais e suéteres de cashimere decote V que tenho há anos. Adoro camisetas, mas as com gola careca, são quase impossíveis de se encontrar fora do estilo podrinha e ou sem estampa. Não aderi as listras horizontais devido a minha monstruosidade de 1,72 de altura e mulher polaca de 1,77 hahahah! As camisas pólo estilo oficiais -com números- acho coisa de “veio” metido a playboy. Por alguns meses administrei uma massa falida de confecção e aprendi sobre acabamentos, tecidos e etc. Portanto, é missão impossível comprar roupas baratas; me tornei exigente!

    Doar roupas e tudo que não usamos mais: faz bem pra alma, pro armário e as auxiliares do lar agradecem.

    Segredo: Sempre fui estilista pessoal de minhas namoradas e agora da minha mulher. Tenho paciência de ajudar escolher roupas. Aliás, eu gosto! Incluo esta atitude como mais um tempero na parceria do casal.

  5. Oi Beto,
    Você tem um guarda-roupa clássico contemporâneo, o que prevalece por anos, sem perder a postura. Roupa de qualidade realmente dura muito tempo. Vale investir.
    Abraço e obrigada

  6. Dora, boa tarde.

    É bom arrumar nossos armários ao términbo das estações, mas como muitos que postaram anteriormente o clássico e o básico de boa qualidade não deve ser rejeitado de nossos armários.
    Provavelmente poucos se recordam ou mesmo tenham ouvido falar de uma marca de nome Korrigan, que no final dos anos 70 e inicio dos 80 tinha loja, se não me engano na Alameda Lorena.
    Podem me chamar de lixeira, pobre, miserável, mas não me desfaço das blusas de lã dessa marca, que por serem “básicas” e de qualidade, até hoje eu e minha filha continuamos a usar, embora a empresa tenha fechado a mais de 25 anos.
    Abraço

  7. Dora, querida!!!
    Não sumi, não!!! Só fiquei sem empregada por uns 20 dias – hahahahahah!!! e não consegui fazer mais nada da minha vida a não ser cuidar da casa e dos rebentos….
    Adoro seu jeito de escrever! E as dicas são sempre bem vindas!! Não sei bem por que (!!!), mas A-M-E-I quando você sugeriu o uso dos lenços e echarpes!! hahahahah!!!
    Que tal um post especial sobre esse assunto? O Atelier Mônica de Godoi – Arte & Pintura em Seda ensina 999…. formas e jeitos de se usar uma echarpe com muito charme e estilo!!!!!
    Beijão e saudades!
    Mônica

  8. Querida Walnice, você está certíssima, roupas de qualidade tem sempre lugar no guarda-roupa. E seguindo o exemplo da consultora Andrea, a filha pode usar as suas peças sem problemas, é só ela fazer uma produção diferenciada. Vai ficar maravilhoso. Quanto a sua lembrança da marca, nem me fale, coloca na lista: Lastri, Cori (dos anos 70), Viva Vida…e por ai vai.
    Beijos e boa semana.
    DE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s