Por Dora Estevam
Ela está por toda parte. Pode ser vista nas embalagens de maquiagem, nas estampas de camisetas, nos editoriais de revistas de moda (as mais importantes do mundo), também em desfiles e exposições.
Já sabem de quem estou falando?
Não, não é da Lady Gaga. É Alice. Sim, ela mesma. De ”Alice no País das Maravilhas”.
Criada em 1865 e agora resgatada por Tim Burton, a personagem, interpretada pela atriz Mia Wasikowska, virou febre nos mercados da moda e beleza, a começar pelos Estados Unidos, onde o filme já foi lançado. Com agenda cheia, a atriz quase não tira o vestido azul-celeste, mesma cor do usado pela personagem no filme, como podemos ver na capa da Teen Vogue de março.
Com estreia programada para a próxima semana aqui no Brasil, a releitura deste clássico da literatura fantástica de Lewis Carroll tem causado alvoroço na moda. Estilistas enlouquecidos com as roupas e o figurino do filme fizeram versões do modelito azul.
Até a poderosa Anna Wintour editora-chefe da Vogue América, se rendeu e dedicou várias páginas a Alice. Anna buscou um time peso-pesado para a produção do editorial: Olivier Theyskens, Tom Ford, Helmut Lang, Marc Jacobs, Karl Lagerfeld (para Chanel Haute Couture), Jean Paul Gaultier, Viktor & Rolf, Stephen Jones (para Christian Lacroix Haute Couture), John Galliano (para Christian Dior Haute Couture), Donatella Versace (para Atelier Versace) e Nicolas Ghesquière (para Balenciaga).
Detalhe: a movimentação começou com o início das filmagens. No ensaio, cada estilista veste a modelo com o vestido azul do filme, o que remete a cada cena e ao cenário escritos no livro. Um verdadeiro affair do cinema com a moda. A personagem foi encarnada pela top Natalia Vodianova e as fotos feitas por Annie Leibovitz.
Ao que tudo indica o filme vai dar lucro também fora das telas, são incontáveis os produtos lançados: a marca de esmaltes OPI criou quatro cores inspiradas no filme e a Urban Decau, uma edição de sombras embalada com a estampa do cenário, edição limitada. A esta altura já não deve ter mais nada nas prateleiras.
O marketing fortíssimo da Disney contratou a estilista Stella McCartney que criou uma linha de colares e pulseiras com pingentes de cristais Swarowski e Plexiglass (tipo de cristal acrílico).
Se for contar tudo o que estão fazendo por aí, você teria de rolar páginas e páginas de post neste blog. Até a nossa amiga Rihanna já fez um editorial vestida de Alice. Foi em 2009 para a Vogue Itália. O ensaio foi todo em preto e branco, apenas com destaque em uma foto justamente a imagem da cantora com o vestido azul-celeste.
Carol Trentini, modelo brasileira também teve seu momento Alice para a revista Numéro, só que numa versão gótica da personagem. Inspirado também no mundo de Carrol, a princesa Paola de Orleans e Bragança foi Alice por um dia e fez a campanha para uma marca de jóias no Brasil.
É impressionante o sucesso que o filme está fazendo no quesito figurino e cenário. Tim Burton tem ótima reputação no mercado cinematográfico. Acertou mesmo em fazer esta reprodução. Só resta saber se o filme ficou bom. O que veremos semana que vem.
E para entrar no clima do País das Maravilhas, vá à exposição sobre o universo dos sonhos de Carroll, no Shopping Portal do Morumbi. O espelhinho com moldura laranja foi o escolhido para ser redesenhado por 40 artistas brasileiros. E os trabalhos serão vendidos a R$ 200 cada um com renda para a entidade que cuida de crianças com leucemia, a Abrale .
É isso, assistam e depois nos contem como foi o filme e o que você resolveu comprar para entrar no mundo de “Alice e o País das Maravilhas”.
Dora Estevam é jornalista e escreveu este texto no Blog do Mílton Jung com um vestido longo azul-celeste
Adorei as dicas Dora !!! As bijoux e acessórios lançados são uma graça. Beijos e bom domingo !
Oi, Dora!
Sou fã de Alice no País das Maravilhas, desde que assisti ao clássico maravilhoso de Disney. Acho que a nova versão cinematográfica deve estar fantástica em todos os sentidos, principalmente na versão 3D. Vou levar os filhotes, que estão doidos também para assistir!! Que tal irmos juntas ao cinema? Dodô também vai adorar!!
Quanto à loucura fora das telas, nada como um bom marketing para vender até aquele chapéu do Johnny Depp!!!!
Bjks e bom fim de semana!!
Mônica
Realmente a reação em massa favorável ao filme e aos sub produtos do mesmo,só ressalta uma caracteristica dos estilistas de moda. Entra ano, sai ano, sempre se retoma as tendencias do passado. As vezes boas outras nem tanto. Neste caso , felicidade geral.
Aguardemos a reação verde amarela.
Suely que loucura esta fantástica máquina de fazer vender! E ai no RJ a febre Alice já começou também?
Beijos
Oi Mônica, pra você que é artista plástica é um prato cheio, não? Vamos marcar e sair com muitas idéias na cabeça/
Bjs
Reação verde amarela que já fez esgotar os albúns e figurinhas nas bancas esta semana. Que loucura!
Como diria um famoso comentador deste blog: Isso é coisa de Mulherzinha! (risos)
Certamente os criativos estilistas, darão um jeito de adaptar a cor à moda masculina. Cor esta que, combina muito bem com verde a amarelo.
Oi, Dora! adorei o comentário e são ótimas as dicas de moda e jóias. Essa onda de alice, ou melhor, Alicemania pegou mesma. Aqui em Sampa já tem várias exposições com esse tema, grafitti e livros! Eu e a Mona passamos dias atrásde todas as manifestações… Confira em http://colunistas.ig.com.br/monadorf
Beijos e parabéns!