Jogadores de futebol e seus uniformes maravilhosos

 

Por Dora Estevam

Foto Colagem

Os uniformes fazem show à parte na Copa.

É impressionante a explosão de cores das camisas e shorts, da roupa dos goleiros, e das chuteiras. Estas são maravilhosas nas cores fluo: verde, amarelo, azul, laranja …

Escadalosas de lindas.

foto 2 chuteira

Quem dera se no dia-a-dia os homens saíssem assim com uma peça de cada cor no corpo. Mesmo em uma ocasião menos formal é bem difícil encontrar estas combinações. Inspire-se, pois para os jogadores do esporte mais popular do mundo elas estão caindo muito bem.

Pelé, dia desses, comentou que no tempo dele não havia vuvuzela nem chuteira cor de rosa, se referindo ao colorido que chamou sua atenção – mas parece que não lhe agradou. É que no tempo dele bastava jogar muito bem futebol.

Segundo fabricantes, a ideia é fazer a cor e o modelo da chuteira saltarem aos olhos do telespectador em close na TV, e de carona surge a marca. Uma estratégia que dá resultado em campo e retorno de marketing.

FOTO 3 GOLEIRO

Os uniformes foram desenhados de acordo com os padrões físicos dos jogadores. Teve marca que não pensou apenas em tecido fashion, mas também que desse vibração maior ao craque. Se a técnica empregada funciona não sabemos, mas que ficou bonito, ficou.

Esta fusão do esporte com moda gera muita publicidade para os jogadores (os mais belos, em especial) e para as marcas mais famosas do mundo. Cristiano Ronaldo e Kaká são modelos Armani para underwear e relógios. E até mesmo o troféu ganha mala especial, Louis Vuitton.

FOTO 5 MILÃO

Já que estamos falando de moda, se você se entusiasmou com as cores dos uniformes e acha que no próximo verão vai poder vesti-las, pode começar a guardar as camisas. A tendência apresentada na Semana de Moda de Milão, masculina, para o verão 2011, teve muito modelo colorido. 

Mesmo com todas essas cores, os estilistas apostam em propostas sóbrias com sapatos com solado branco, e paletós ajustados e com algumas estampas, também. São combinações que tem tudo para dar errado, mas vou confiar no seu bom gosto que saberá jogar uma dessas peças coloridas com um belo jeans, mistura que sempre funciona.

A regra, como diria o outro, é clara: vista uma ideia simples e usável. E, com certeza, você vai se transformar em um craque da moda.

Dora Estevam é jornalista e escreve sobre moda e estilo, aos sábados, no Blog do Mílton Jung

9 comentários sobre “Jogadores de futebol e seus uniformes maravilhosos

  1. Ola Dora

    Acho miuto show o colorido, os novos tecidos utilizados na confecção dos uniformes, não somente do futebol, mas em outras modalidaes esportivas també.
    Excluindo a tradicional cor branca utilizada no Judô e no tenis.
    Esporte transmite, saude, alegria, festa, paixão, desprendimento, aproximação de povos, países, raças, credos, religiões.
    Porquê então não utilizar em épocas e estações apropriadas vestimentas coloridas, obviamente, dentro de um padrão aceitável.
    Pelo contrário pode-se correr o risco de a pessoa cair no ridiculo, tamanho o numero de cores nas suas vestimentas, nada combinando com nada.
    apenas uma colocação de um “semi analfabeto” no que se diz repeito a moda.
    Perto de vocês, Carlos Gibrasil, Dora sou apenas um calouro.
    Abraços
    Armando Italo

  2. A adequação é fundamental. Para o esporte , cores e formas , aliadas á tecnologia serão sempre bem vindas.
    No dia a dia do trabalho convencional e clássico, como o dos escritórios e profissões tradicionais, as cores discretas são as mais adequadas. Por um simples motivo, pertinência ao meio ambiente e ao teor da atividade.
    Estes técnicos de futebol com terno e gravata não estão vestidos apropriadamente à atividade e ao ambiente de trabalho, principalmente em regiões tropicais.

  3. Dora,

    Lembrei de seu texto anterior.

    Vc viu que no jogo contra o Chile, o Dunga repetiu o polêmico Casaco? Achei sensacional!

    O Dunga usa a criação de um renomado estilista, como eu uso um suéter comum que tenho a anos. Para o estilista deve ser um dos maiores prêmios.

  4. OI Beto, outro dia eu li este post do Paul Coelho sobre roupas:
    Sobre as roupas
    Postado por Paulo Coelho em 19 de junho de 2010 às 00:20
    Utilize tudo que estiver em seu armário.

    Tudo que contém nossa energia deve estar sempre em movimento, disse o mestre.

    As roupas que você comprou fazem parte de você, e representam momentos especiais. Momentos em que você saiu de casa disposto a dar a si mesmo um presente, porque estava contente com o mundo. Momentos em que alguém lhe fez mal, e você precisava compensar aquilo. Momentos em que você achou que era necessário mudar de vida.

    As roupas sempre transformam emoção em matéria. É uma das pontes entre o visível e o invisível.

    Existem certas roupas que, inclusive, são capazes de fazer mal, porque foram feitas para outras pessoas, e terminaram parando em nossas mãos.

    No momento em que se mexe com as roupas, já se está mexendo também com nossa maneira de estar no mundo.

    Faz sentido.
    Abraço
    Dora

  5. Oi, Dora!!
    Na Copa a gente vê mesmo de tudo!!! Desde os uniformes coloridíssimos ultrahightech até os breguíssimos adereços da arquibancada….. E o Dunga continua chic, como bem observou o seu amigo Beto aí de cima…. Feliz mesmo está o Hercovitch!!!!
    Quanto às chuteiras, lindas mesmo!!! Já pensou uma daquela fluo bem laranja no pezinho do seu gordinho???? Luxo só!!!!
    Beijo

  6. Oi Monica, que bom receber a sua visita aqui.
    As chuteiras são lindas, ele ficou com vontade de ter uma dessas. Sem contar a tecnologia na peça. Beijinhos, Dora.

  7. Sensacional!!!……………….os materiais esportivos obrigatoriamente acompanham a evolução das regras e a própria evolução da espécie.Basta ver a diferença entre uma bola utilizada na Copa de 1930 e a Jabulani atual.
    Pena que a FIFA não acompanhe essa evolução aplicando a tecnologia no futebol como outros esportes já fizeram.
    Em termos de imagens com suas cores para televisão, publicidade, etc………impecável!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s