Skate ameaçado no Parque da Independência

 

Skate Independência

A prefeitura diz que não tem nada decidido. Mas o recado já foi passado aos skatistas: a partir de 8 de agosto quem insistir em andar na ladeira do Parque da Independência pode ser preso e ter o skate recolhido. Haveria reclamações quanto ao risco que a prática do esporte gera aos demais visitantes, de acordo com o conselho gestor do parque onde está o Museu do Ipiranga.

Há décadas o local é usado pela turma do skate, mas parece que agora a pressão para impedir a ´brincadeira´ pode acabar com o espaço. Durante o CBN São Paulo, a secretaria municipal do Verde e Meio Ambiente enviou uma nota na qual informa que a proibição ainda não está decidida:

“A Secretaria do Verde se reunirá com o Conselho Gestor e representantes dos diversos segmentos de usuários do parque, inclusive com os skatistas, para definir um procedimento de comum acordo. A prática de skate no parque tem causado acidentes e os usuários têm se queixado junto à Administração”

O skatista Carlos Alberto Sales, por e-mail, diz que gostaria de saber de onde partem as reclamações e se existem registros dessas queixas dos usuários. Ele desconfia que isto esteja muito mais ligado a incompreensão dos atuais gestores do parque:

“A maioria dos colegas skatistas é consciente dos riscos e toma as providências quanto ao uso de equipamentos e aos cuidados com a velocidade para evitar a colisão entre si e com os pedestres. Muitos já frequentam o local há anos, conhecido como berço do skate em São Paulo …a “meca” do esporte no Brasil . Assim como eu, meus colegas têm idade acima dos 40 anos, são maduros e responsáveis, são pais de familia…e a maioria dos skatistas do local tem este perfil. Foi só mudar o conselho de Gestão do Parque este ano que começaram os boatos sobre a proibição … creio que isto reflete a opinião pessoal dos Gestores que não analisam a história deste espaco tão importante para o skate não só de Sao Paulo”.

Uma das preocupações dos skatistas é que se o local tiver acesso restrito, muitos irão praticar o esporte em ruas e avenidas, aumentando o perigo de atropelamentos e acidentes graves. Um abaixo-assinado corre na internet com o objetivo de mobilizar os skatistas e simpatizantes para que o espaço seja preservado. E você pode acompanhar a mobilização dos skatistas no site Quintal do Ipiranga.

Em tempo:

(atualizado e corrigido às 19h24)

De acordo com informações da jornalista Marilia Fakin (que você vê na foto), dia 8 de agosto haverá manifestação de skatistas no Parque da Independência. O movimento pela liberação do skate já esteve reunido neste fim-de-semana por lá com o objetivo de chamar atenção dos frequentadores para a tentativa de se proibir a prática também de bicicleta e patins no local. Na oportunidade foi lembrada, ainda, a morte de Rafael Mascarenhas, filho de Cissa Guimarães, atropelado e morto terça-feira quando andava de skate em um túnel fechado, no Rio.


A foto deste post é de autoria de Leonardo Berno, publicada originalmente no site da Waves

19 comentários sobre “Skate ameaçado no Parque da Independência

  1. Refrescando a memória da SVMA:

    ” Lei n.º 13.539, de 20/03/2003 (Decreto 43.685/03)
    Dispõe sobre a criação dos Conselhos Gestores dos Parques Municipais.
    Cria os Conselhos Gestores dos Parques, que dão à população amparo legal para fiscalizar os parques municipais. Cada conselho é constituído por representantes
    eleitos pelos usuários, trabalhadores do parque e pessoas indicadas pela Prefeitura.”

    Portanto, o Conselho Gestor deve ser ouvido antes que qualquer mudança dentro do parque seja feita. Do mais é abuso de poder!

    Isso é CRIME!

    Administrar um parque passando por cima dos representantes eleitos pela sociedade deve ser encarado como falta gravíssima!

    Um parque não é propriedade particular e todos quem ali trabalham são agentes públicos que devem atender aos anseios dos munícipes. Não atendeu, troca-se por outro.

    Quero aproveitar e denunciar que no Parque dos Eucaliptos, situado na Rua Ministro Guimarães, 280 na Super Quadra Morumbi venho acompanhando a gestão da atual administradora que também não respeita o Conselho Gestor do parque, não atende as sugestões dos usuários e munícipes, abusando do seu poder e destratando usuários e representantes da sociedade civil organizada.

    Estamos informando a imprensa que fez o seu papel denunciando e esperamos que a SVMA tome providências para que o caso não precise chegar à Ouvidoria municipal e depois ao Ministério Público.

    Cláudio Vieira, cidadão!
    (Integrante da Associação do Bairro/AMASUMO e do Projeto Adote um Vereador/SP)

  2. Isso demonstra o quão retrógrada é esta administração municipal. Nada surpreendente, visto que o prefeito veio da turma do Maluf. Mas é impressionante que a sociedade permita que um esporte seja criminalizado em um espaço público!
    Se a questão é segurança, que se coíba abusos – com qualquer equipamento, afinal todos tem riscos. Aliás, a prefeitura poderia começar a sinalizar as vias de tráfego, se tiver mesmo alguma preocupação com a segurança!
    Parece que estamos voltando à época do Jânio…
    Abraços,
    Grilo D

  3. O local é frenquentado por skatistas de todos os cantos do Estado de São Paulo ja encontrei pessoas que vem andar de skate de Pindamanhogaba, Campinas, Florianopolis-SC entre outros locais. Local este onde ocorre sempre campeonatos de skate que é sempre autorizado pela prefeitura e pela administração do parque.
    O local tem muito espaço onde pode circular pedestres e skatistas.
    Quanto a riscos, ao atravessar uma rua e até mais perigoso que andar pelo local, já que ali andam pessoas concientes e responsaveis e uma via publica não há controle das pessoas.

  4. Apenas uma pergunta para os responsaveis que querem proibir o skate no Parque da Independência, para onde os skatistas vão??
    Sendo que sábado houve uma manifestação no proprio parque e todas as noticias que ouvimos era que se apartir do dia 8 tiver gente andando de skate será detida pélas autoridades e o skate aprendido.
    Nossa isso pq a gente ta praticando um esporte que hoje é o segundo maior do Brasil.
    Então vcs preferem tirar segurança das ruas e colocar em um parque onde tem pessoas de todas as idades, trabalhadores e pais de familia ameaçando de prender???
    Nós skatista apenas queremos um lugar para andar. Se não vamos pra onde?? Ruas, Avenidas, Tuneis pra onde???

  5. O que é sempre permitido em SP são os carros, passando por cima de tudo e de todos. Se o problema é causar acidentes então tem que proibir bicicleta, patinete, patins, bola…A verdadeira razão é que há sempre um preconceito contra skatistas.

  6. Isso é pura falta do que fazer!
    Ao inves de ficarem emplicando, persiguindo esportistas, cidadãos, deveria a prefeitura tratar de arrumar a bagunça, o caos que acabou ficando a cidade de São Paulo na UTI!
    Limpar o centro da são Paulo, que está um lixão a céu aberto, em total abandono, mendigos, moradores de rua espalhados pela cidade toda.
    a prefeitura, atual e passadas, só pensam em construir mais avenidas, viadutos para os carros poderem circular “livremente” e assim mais impostos,multas, taxas, são arrecadados.
    Eis o lobby!
    Fora os que ja mencionei anteriormente.

  7. Minha opinião sobre o caso reflete exatamente ao pensamento do Carlos Alberto Sales que na verdade há um Pré-Julgamento sobre os praticantes desse esporte. Eu farei minha parte irei divulgar o máximo possível e estarei no dia 8 defendendo essa causa que pra mim é muito importante. Obrigado pelo espaço.

  8. Ando de skate (longboard) no Parque da Independencia,tenho 30 anos e é o meu momento de lazer, porem onde me livro de todo stress dessa metropole ando cerca de 200 km por dia no transito e tenho essa saida agora querem proibir. Vou andar aonde na rua para ser atropelado morto e deixar minhas 3 filhas e mulher. Vamos refletir la a pratica de skate é desde a decada de 70.

  9. Conheco alguns amigos daqui de Guarulhos, que saem quase todos os finais de semana as 06:00hs , pra andar no quintal, sao pessoas que so querem se divertir, ja andei de skate e perdi muitos picos legais pra andar. Nao vamos deixar mais um local “Skatetavel” faça sua critica.
    Perresktone

  10. Conheco alguns amigos daqui de Guarulhos, que saem quase todos os finais de semana as 06:00hs , pra andar no quintal, sao pessoas que so querem se divertir, ja andei de skate e perdi muitos picos legais pra andar. Nao vamos deixar mais um local “Skatetavel” faça sua critica.
    Perresktone

  11. São Paulo já é carente para o lazer. Ai vem a Prefeitura e diz que quem desrespeitar a Lei poderá ser preso ou ter o skate recolhido. A Prefeitura deveria se preocupar em tiras as crianças e adolescentes dos fárois, das ruas e das drogas. Quando falta área de lazer o resultado todo mundo já sabe. A criança e o adolescente ficam sem ter nada para fazer e em pouco tempo estão se drogando e praticando crimes. O lazer afasta o cidadão das coisas erradas. Nunca andei de skate, mas não vejo mal nenhum em se praticar esse esporte no Parque da Independência. A mim não encomoda em nada. O Parque é tão grande e todo mundo pode se divertir numa boa. E olha que minha opinião não é tendenciosa porque nunca pratiquei tal esporte e nem tenho pretensão porque não tenho jeito para isso e nem estou me candidatando a nada.

  12. Costuma-se dizer que muitos surfistas vêm no skate a sua maior inspiração, também é verdade que houve movimentos contrários. Mas o verdadeiro skate não é feito em half-pipes, em estruturas de madeira bem montadas, é como fazer surf numa piscina. Há uma procura urbana de lugares onde executar manobras, fazer saltos, ou só deslizar na pedra – entre uma sequência de truques – é que conta, limpar bem o asfalto das pedrinhas e “surfar” no cimento. (Claudia Almeida)
    Tem muita gente por ai, muita mesmo que da todo o suporte para a sua familia através do Skate, foram anos e anos para a conquista do espaço para a pratica do ESPORTE, alguns lutam para colocar os Skate em Jogos Olimpicos enquanto nossos politicos lutam para tirar o skate das ruas….tenho vergonha disso!

  13. Não vai demorar muito e a prefeitura vai inventar um local para a galera poder andar de skate sossegados;

    Com certeza para andar de skate “neste provável” local criado pela prefeitura tera que pagar ingresso.

    Pobre de quem não é sócio de algum clube desportivo na cidade de São Paulo.

    Terá que ficar em casa vendo TV, na frente do PC, dormindo.

    andar de blicicleta na cidade de São Paulo atualmente é aventura típica para o Indiana Jones

  14. Isso é realmente ridículo, um absurdo …
    querem proibir o skate, segundo esporte mais praticado no brasil em um lugar que se pratica o esporte desde a decada de 70.
    li o decreto e segundo ele o administrador do parque tem total poder para decidir se coloca em vigor ou não, porém não se fala só do skate e sim de todos os esportes, alguem ja imaginou o parque da independencia sem bicicletas? sem patinetes ? sem carrinhos de rolemã? sem patins? , não né …
    O parque é frequentado alem dos skatistas mais experientes aos novatos por muitas familias que levam seus filhos ainda crianças para praticar algum esporte seja ele qual for, isso é proibir a verdadeira alma do parque.
    Se resolverem colocar essa lei em vigor no parque ibirapuera, parque vila lobos, parque da aclimação e tantos outros parques, o local ideal para se divertir talves seria a rua mesmo….
    Infelizmente a preocupação de alguamas pessoas é acabar com o esporte que acham “marginalizado”, e não achar uma solução para poder resolver de uma forma a que todos concordem com a decisão.

  15. Fiquei impressionado, em uma materia que saiu no jornal aqui no bairro do Ipiranga (Ipiranga News), em que a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, fez o segunte comentario: "Conforme decreto lei 25871 de 06 de Maio de 1988, sobre utilização de areas que compôem o Parque da Independência, considerando a necessidade de preservar o SOLO SAGRADO, que viu nascer o Brasil Independente". Bom….agora pergunto: Skatistas tiram pedaços de asfalto com seus skates??? Resp: Não!!! Skatsitas deixam sujeira, la na ladeira??? Resp: Nâo!!!! . Quando o Pq. da Indepencia e fechado para eventos particulares, apos o evento, os organizadores entregam o Pq em Ordem??? Resp: NÃO!!!!! Inclusives m dos ultimos eventos (Corrida dos Bombeiros), deixaram a ladeira imunda, cheio de Oleo diesel, tiraram pedaços do asfalto, deixaram o gramado do parque cheio de lixo….. isso e respeitar o SOLO SAGRADO DO PARQUE DA INDEPENDENCIA, ONDE O BRASIL VIU NASCER SUA INDEPENDENCIA??? A Secretaria do Verde e Meio Ambiente, apareceu por lá, para verificar isso???? Resp: Não!!!!. Bom agora vamos para parte dos Skatista: Concordo que de algum tempo pra`cá houve alguns acidentes envolvendo os skatistas nos finais de semana, eu mesmo sou skatista, pratico nos finais de semana, chego na ladeira por volta das 7:00 da manhã, pois esse horario o pq. e vazio e não corremos o risco de algum acidente. Eu acho que deveria ser estipulado um horario para os skatistas de final de semana: Da hora em q abre o Parque ( acho que abre as 5:30 da manha) ate as 10:30, horario em que ja começa a fiacr cheio de pedestres, e a tarde das 17:30 ate as 20:00, horario em q os portões são fechados, acho q isso e o correto, e acho que isso, não se aplica somente aos skatista, mas sim tambem ao pessoal de bicicleta (ja presenciei varios acidentes com os pedestres), carrinhos de rolimã e patinetes, e venho salientar tambem, pedestres com seus cachorros q insistem em deixar seu animais soltos, que acabam ocasionando acidentes, animais em locais publicos, sempre presos por coleiras e fucinheiras, isso e o correto. Bom….deixo aqui meu comentario, tenho 43 anos, trabalho, tenho 2 filhos, e sou SKATISTA, não sou um marginal, como foi dito numa das reuniões, com a secretaria do verde e meio ambiente, gestora do pq. da indepencia e a guarda civil metropolitana, não quero perder o lugar onde tiro meu stress da semana de trabalho e levo mes fihos para passear, isto seria um CRIME.

  16. Boa tarde à todos!

    Um absurdo!!! Quando fiquei sabendo dessa notícia, tive clara sensação do parque ser um espaço privado (comandado por alguns). Afinal de contas, não perguntaram a mim ou aos milhares de skatistas (ou não) usuários desse espaço democrático, se estávamos de acordo.
    Frequento o espaço há praticamente 2 anos e o que se percebe é uma convivência pacífica de esportistas em geral e pedestres.
    Caso tenha ocorrido algum acidente com pedestres, acredito que deve-se considerar como fato isolado, haja vista que acidentes podem ocorrer em qualquer local em qualquer circunstância. Se investigarmos notícias de acidentes, vamos encontrar no Parque do Ibirapuera, com bicicletas, ou no Parque da Aclimação com patinetes, patins etc….

    Esse espaço é uma referência para o esporte, sendo até palco de campeonatos nacionais.

    Milton Jung, gostaria de usar esse canal de comunicação para questionar essa decisão, e se for possível fazer uma “consultoria” (ao vivo) com um advogado da área de direitos dos cidadãos para ver até onde podemos questionar.

    É possivel impôr uma restrição desse tipo, sem que haja votação? Como podemos nos organizar nesse sentido, para garantir nossos direitos?

    Sou arquiteto, “skatista”, pai de familia, pago impostos e não abro mão do direito de usar o Parque da Independência para os fins dos quais ele é destinado, LAZER!!!!

    Um grande abraço!

  17. caros amigos e colegas Skatistas.

    Quero informar que o conselho continua o mesmo há dois anos, não foi renovado ainda.Qualquer cidadão pode participar das eleições, no mês de junho foi aberto as inscrições para renovação do conselho e no entanto não houve coro e as inscrições foram prorrogadas.Como vocês são frequentadores do parque e lutam pelos seus direitos de praticar os seus esportes preferidos , deveriam também ter lutado para para entrarem para para o conselho. .Há anos vem brigando e discutindo varias melhorias para o nosso parque , alguns de vocês devem saber do que estou falando.,
    E o conselho é consultivo, não tem poder de decisão e qualquer tomada de decisão vem de cima para baixo, coisa que sempre fui contra..Estou todos os dias no parque e nos sabado e domigos fico junto de vocês, deço e subu a ladeira, fico me desviando para não ser atropledo e morro de medo de vocês atropelarem alguém ou alguma criança, as vezes fico sentado nas escadaria e fico observando e pensando o que fazer, e para onde vocês poderiam ser transferido ou tentar dividir o espaço, mas nos finai de semana o fluxo de pessoas é muito grande, vem gente de toda parte do mundo e do brasil para visitar o parte , e sempre ouço pessoas reclamando.O meu filho e o meu neto estão junto de vocês, o meu neto tem 7 anos e já está quase bom nos skate.
    E no entanto eu fico preocupado também, mas quanto a proibição , ela não partiu de uma pessoa ou conselho e muito menos da secretaria, a proibição sempre ouve, só que os gestores do passado fizeram vista grossa e não compria a lei, mas a lei existe , é a lei de n º 2587l de 6 de maio1988.
    E devido ao grande numero reclamações por parte dos
    usuarios e o aumento de acidentes, resolveram cumpri a lei.
    Lógico vocês tem o direito de reivindicar os seus direito e além do mais vocês não tem aonde praticar esta modalidade de esporte, já pensei em varias alternativa e comentei uma das ideias com um lider de vocês e ele não se manisfestou.
    Fiz um mini projeto para podermos discutir e ouvir as opinões , já fui visitar o local, levei meu neto e ele gostou.
    Mas vocês estão discutindo o assunto com o meio ambiente e este assunto deveria ser discutido com a secretária dos esportes ( esta é a minha opinião) , talves eles tenhan um solução. Não vamos levar o assunto para o lado do enfrentamento e sim para dialogo, elege um lider de vocês para falar e reivindicar os seus direitos, deixe um só representante para falar. Como disse, eu estou sempre no meio de vocês ,conheço quase todos de vista e vocês nunca ouviram ou viu falar da minha pessoa, estarei sempre com vocês usuarios como sempre estive, amo o parque tanto quanto vocês, já briguei tanto para defende-lo, mas só na conservação ambiental , plantio de arvores, cuidado com fauna e flora e logicamente na preservação do nosso patrimonio historico.
    Conte comigo para buscar-mos juntos uma solução que seja viavel para todos..

    Celso Henriques

  18. Ontem aconteceu a reunião com o conselho Administrativo do conselho de administração do parque e não foi vetado o uso de skates no parque, porem querem fazer alguns conselhos para definir futuramente como ficará a pratica do Esporte no parque.
    Serão criados 3 conselhos, um de skatistas, um da administração e o outro não sei.
    A partir das proximas reuniões do conselho que serão definidas as medidas que irão ter que adotar os skatistas do parque.

    Agora nossa luta maior é contra o projeto que foi aprovado na camera municipal que estuda vetar aqueles Skatistas que andam por calçadas, isso que dizer que nós skatistas teremos que andar entre os veiculo para não ser multados, valor da multa R$ 95,00 a reicindência dora o valor.
    O plaiteante do projeto é mais um candidato na proxima eleição, aqui vai as informações do autor do projeto.

    Telefone: (0xx11) 3396-4630
    Fax: (0xx11) 3396-3963
    Correio eletrônico: adolfoquintas@camara.sp.gov.br
    Página Pessoal: http://www.adolfoquintas.com.br
    Twitter: http://twitter.com/adolfoquintas_

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s