Canto da Cátia: A vida na Real

 

Incêndio na favela Real Parque

O que sobrou foi para a viela. Do que sobrou, algo foi roubado.

No incêndio que destruiu 300 barracos na favela Real Parque, em zona rica de São Paulo, a repórter Cátia Toffoletto flagrou não apenas imagens mas histórias do cotidiano deste povo. Logo que chegou ao local, após trânsito e encrencas, entrou ao vivo. E ao vivo entrevistou uma moradora ainda impressionada com o ocorrido.

Incêndio na favela Real Parque

A senhora (tinha voz de senhora) disse que o fogo começou “nove e pouquinho” e ela só ouviu a gritaria dos vizinhos, acordou, e passou a mão na bolsa e em um dos filhos. Correu pra fora enquanto alguns poucos pertences foram retirados do barraco. “O microondas foi roubado”, disse para Cátia. Ao fundo, uma voz de menina se espantava: “Foi roubado ?”

Incêndio na favela Real ParqueEm meio ao desespero de quem tentava impedir mal maior, houve quem visse ali a oportunidade de levar daqueles que tem muito pouco. E este pouco ficou no caminho a espera de um lugar para ser abrigado.

Foi a Cátia quem lembrou também o esforço dos bombeiros para impedir que as chamas chegassem na mata que resistiu a ocupação do local e no Singapura, construído há anos pela prefeitura para maquiar um problema que nunca foi contido. Faltam mais de 600 mil habitações para os paulistanos ao mesmo tempo que milhares vivem nas condições precárias dos moradores da Real Parque.

Candidatos estiveram na favela este ano garantindo melhorias. Mas toda eleição é a mesma coisa. Vão até lá, prometem “fazer e acontecer” e voltam para casa. A única coisa que deixam para trás é a propaganda irregular pendurada no poste.


Ouça aqui a reportagem da Cátia Tofolletto

6 comentários sobre “Canto da Cátia: A vida na Real

  1. Quantas outras favelas precisam pegar fogo sem esquecer de mencionar outras que pegaram fogo recentemente para politicos voltarem suas atenções neste gravíssimo problema e questão social existente no país inteniro?
    Será que a pobreza diminuiu mesmo?
    Só vemos favelas se desenvolvendo por toda a parte da cidade diariamente.
    Como diz uma moradora da favela incendiada, sobre os politicos que so aparecem em época de eleições para pedir votos, prometem mundos e fundos e depois literalmente somem do mapa!
    E o povão fica sendo jogado de lá para cá, perdidos, sem destino, sem perspectiva de uma vida um pouquinho melhor, acreditando nas promesas politicas e eleitoreiras.
    Multidões chegam a são paulo em busca de uma vida um pouco melhor porque em seus estados de origem a situação e as condições de vida certamente são bem piores.
    Só que, são Paulo a muto tempo deixou de ser a meca Brasileira.
    A procura de emprego, moradias, de tranporte publico e principalmente no que se diz respeito a saúde publica é maior que a oferta.
    Até para as pessoas que possuem um pouco mais de condições financeiras, por exemplo a extinta classe média a vida esta a cada dia mais dificil em São Paulo
    Cidade mais cara que Nova Yorke, assim afirmam especialistas.
    Quantas familias que fiquei sabendo e conheço que tiveram que se desfazer de seus apartamentos de três, quatro dormitorios, porque tiveram os seus padrões de vida drasticamente reduzidos e mudaram para lugares de São Paulo mais distantes e “mais baratos”.
    Assim vivem em piores condições favelados e a prefeitura, politicos, governantes fecham os seus olhos para cada nova favela que é erquida.
    Em fim, quanto mais “gente”, mais votos poderão angariar.
    Que vergonha!

    Parabens pela materia Cátia!

  2. Parabéns a Cátia pela matéria e, ao Armando Italo pelo comentário. Práticamente fiquei sem palavras para meu comentário, mas vamos lá…

    Só se houve dizer que o Brasil está uma maravilha, que a pobreza diminuiu e que o povo brasileiro está mudando de classe social. Preciso do endereço deste Brasil porque o que eu conheço continua na mesma, favelas aos montes e aumentando cada vez mais, moradores de rua ao Deus dará, cracolândia crescendo a todo vapor pela cidade, aposentados individados até as tampas com o tal empréstimo consignado que só faz crescer dividas como bola de neve, beneficiários passando fome por dificuldades de conseguir uma perícia no INSS para receber um auxilio doença e assim vai… poderia ficar a noite toda descrevendo as dificuldades enfrentadas pelo povão.

    Minha casa minha vida que tanto o governo federal enaltece no horário político, não saiu do papel e por mais que eles insistam em dizer que está a todo vapor não passa de mais um factóide político.

    Enquanto isso vai acontecendo o que temos visto quase que semanalmente, favelas e mais favelas pegando fogo deixando milhares de pessoas desabrigadas e que por sorte acabam sendo amontoadas em algum lugar. O SPTV hoje disse que a PMSP alega já ter cadastrado os moradores que receberão bolsa aluguel até ficarem prontas as moradias que iniciarão a construção em 60 dias.

    E assim o pobre vai vivendo um dia após o outro sem nenhuma certeza do amanhã!

  3. Cátia,
    Mesmo que os candidatos a excelência tivessem conseguido driblar a marquetagem pra chegar ate aí, não fariam mais do que pregar outra propaganda ilegal. Entre os melhor colocados nas pesquisas, não há novatos e nem um foi capaz de mitigar essa humilhação, que também não e’ novidade.
    Fosse diferente, favelas já nem existiriam. Queimando então…
    Vão falar que construíram, que apoiaram, que melhoram. Só não saberão explicar o que acontece que a favela não muda. Ou saberiam? Vou perguntar também.

  4. O nois ai qui outra vez,
    .
    bricadeirasa parte, vamos lá,
    .
    transaprência com o $ público, ou seja, nosso dinheiro, enquanto tal não for exposto nos onibus, lotações, vagões de trens e metros e suas estações e terminais;…
    .
    …e nos lermos / fiscalizarmos tal, as coisas ñ mudarão!!!…
    .
    …Por exemplo, o que nós que ñ moramos na favela podemos fazer pelos que moram???…
    .
    …Muitas coisas, mas no meu entender, um dos passos / ação mais importante que devemos ter é a transparência e a fiscalização do dinheiro público de forma fácil;…
    .
    …VCs viram, que agora todo estabelecimento tem que ter em local de fácil acesso um código do consumidor,…
    .
    …porém aquele que exige não da o mesmo exemplo!!!…
    .
    …ñ me entendão mal, não estou defendendo que não tenha o código do consumidor, mas sim que nossos FUNCIONÁRIOS governates respeitem nos e nossa Constituição, pois no meu entender, tal já é solicitado/exigido…
    .
    inte,
    .
    ass: Douglas S.DaCosta – The Flash

  5. Milton e aos colegas blogueiros boa noite,

    Com certeza, se os politicos que ai estão, não fossem segregadores, com certeza, essa situação, não teria ocorrido. Esses politicos que ai estão, só governam para os ricos, só pensam neles. Se fazem alguma coisa para os mais necessitados, quando acham que dar votos. Então, faço a seguinte pergunta: não já esta na hora de mudar? Será que vamos ter que atura-los mais 4 anos?

    Abr,

    JSR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s