Sul e Sudeste elegeram Dilma, também

 

O preconceito e a má-informação têm induzido pessoas ao erro e colaborado para ampliar as diferenças que existem no Brasil. Refiro-me a origem dos votos que elegeram Dilma Roussef em detrimento de José Serra. Em mensagens curtas pelo Twitter e textos ilustrados que me chegam por e-mail a todo momento – e por isso resolvi falar sobre o assunto neste blog -, eleitores do norte e nordeste são “acusados” de serem os responsáveis pela vitória petista em uma tentativa de diminuir o resultado relacionando-o ao voto de pobres e analfabetos.

Antes de irmos aos números, ressalte-se que das coisas mais belas que tem na democracia é o fato de o voto do Barão valer o mesmo que o do peão – seja ou não alfabetizado. É dos poucos momentos em que o cidadão vale a mesma coisa diante da lei, raro em um país que costuma julgar conforme a posse.

Importante lembrar, também, que o voto que vem de Oiapoque (AM), Jaicó (PI) ou Caiçara (PB) são de eleitores brasileiros assim como os depositados (teclados) na urna em São Paulo e Rio de Janeiro. Representam o mesmo país. Assim, se Dilma tivesse sido eleita apenas pelo apoio do Norte e Nordeste, já teria sua vitória legitimada. Mas nem isso é verdade.

Somados os votos da região Sul e Sudeste, Dilma chegou a 29,7 milhões, enquanto Serra fez 29,4 milhões. Estaria eleita assim mesmo.

A vitória dela em Minas (16 p.p) e Rio de Janeiro (20 p.p) foi acachapante . O tucano se deu muito bem no Paraná (10 p.p) e Santa Catarina (14 p.p) e foi pouca coisa melhor no Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

Lembre-se, também, de que Paraná e Santa Catarina somam pouco mais de 9,3 milhões de votos, enquanto apenas o Rio tem em torno de 8 milhões. E Minas é o segundo maior colégio eleitoral do País, depois de São Paulo, com cerca de 14 milhões.

Puxando o traço: a avaliação de que o Nordeste, os pobres e os analfabetos elegeram Dilma, não bastasse ser de um preconceito irritante revela ignorância.

7 comentários sobre “Sul e Sudeste elegeram Dilma, também

  1. Prezado Milton
    Bom dia

    Sou mineiro, nascido em Botelhos-MG, no rico sul mineiro … Estado Imenso, que conta também com a rica região do triângulo, e também com o paupérrimo Vale do Jequitinhonha… Estado governado (e bem) pelo PSDB, no qual venceu a candidata Dilma.Moro no entanto, há 20 anos em Vitória-ES, minha cidade, assim como meu Estado, assim como eu, escolheu José Serra.

    Fiz este pequeno enunciado para exemplificar as peculiaridades do voto … Pessoas de minha relação, financeiramente humildes e não, cultas (em termos) e não, votaram tanto na situação quanto na oposição. Dizer que A ou B, elegeu este ou aquele candidato é PRECONCEITO, IGNORÂNCIA, A MAIS COMPLETA ASNEIRA !!!

    Dilma Rousseff foi eleita pelo apoio explícito e integral – ilegal, creio eu, mas, com certeza e no mínimo, anti-ético – do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da mastodôntica máquina governamental. Mas nem a minha opinião particular pode tornar ilegítima a eleição da candidata. A diferença, a se julgar, foi pequena: 45% da população disse NÂO a candidatura petista, isto é fato, mas resume-se apenas nisto. Fosse apenas um voto, o cargo seria da candidata.

    Repito: Culpar A ou B: letrados, analfabetos, nordestinos, nortistas, sulistas, estrangeiros ou marcianos pela não-eleição do candidato de nossa preferência é ESTUPIDEZ.

    Desculpe o desabafo e parabéns pelo sempre ótimo trabalho.

    Roberto Paiva
    Vitória-ES

  2. Quanto a agora Sra Dilma Rousseff ter ganho as eleições e o Sr José Serra ter perdido, na minha opinião não me preocupa tanto assim.
    O que mais me preocupa é a possibilidade de algum mensaleiro “pendurado” na justiça vier assumir algum cargo no governo da Sra Dilma Roussef.
    O que fara a Sra Dilma com os mensaleiros pendurados ate o pescoço na justiça?
    Os “que supostamente trairam” o Sr Lula como o próprio afirmou em uma das suas notaveis e evidente entrevistas as TVs brasileira e das demais outras pelo mundo afora. logo após o escandalo do mensalão apontado pelo Roberto Jefferson.
    Quanto ao Pres Lula, nestas ultimas eleições para presidente da republica, ficou claro e notoria a sua “brilhante participação” atuando como cabo eleitoral em pleno mandato, como pessoa master da nação brasileira.
    O que diz a legislação, a constiuição brasileira a respeito?
    Com a palavra os magistrados por favor.
    Se o Pres Lula cometeu “crime eleitoral” como muitos afirmam o que será feito a respeito?
    Quais as atitudes e providencias que o STE poderá tomar, se tomar?
    Essas são perguntas que muitos brasileiros gostariam de obter respostas definitivas.

  3. Todas as boas dizimas já foram ditas,

    basta agora praticalas!!!

    Ou seja, os fatos – a verdade é uma só,

    nenhum candidato brigou / defendeu realmente a importancia da transparencia total das informações públicas, que apos 22 anos da Constituição de 88, após diversas leis, diversas normas, diversos blas blas blas…

    …pouco mudou-se!!!

    Só a transparencia e a conciência que temos que fiscalizar é que fara um Brasim de todos, que é o direito universal de todos, apesar de existirem “seres humanos (será???)” que acreditam ser melhores do que outros!!!

    Douglas S.DaCosta

    eujafuiprejudicadoporservicospublicos.wordpress.com

  4. Vamos a realidade

    Vejam bem:

    Sou Paulistano: Nascido na Capital,

    Sou Filho de Imigrantes Extrangeiros (para os do SP só para paulistas isto quer dizer que meus pais nasceram fora do pais) tenho tripla nacionalidade

    Sou Autonomo: Ou seja não tenho patrão que não sejam meus clientes.

    Sou Cidadão: me preocupo com a cidade onde moro e participo ativamente acompanhando o que os politicos fazem e cobrando resultados.

    Tenho Terceiro Grau Completo em Duas Faculdades e outros dois Cursos Técnicos.

    Minha biblioteca consta de mais de 300 livros LIDOS! deste O Capital de Marx – até o Papa da Administração Peter Drucker.

    Li completa duas vezes cada um destes livros:

    A Torah
    O Novo Testamento
    O Corão.

    meu voto: FOI NA DILMA

    quem votou no SERRA? meus dois cunhados: Um deles completou o segundo grau, o outro não.

    E então? Captou? (isso para os nefastos que disseram “isso é só o começo” quando perderam a eleição)

  5. Prezado Milton Yung,

    não deixe que nos enganem com a popularidade comprada com o Bolsa Famélica e sua flora acompanhante: o Bolsa Trabalho, o Bolsa MST, o Bolsa ONG, o Bolsa Ditadura, e um punhado de outras bolsas que fazem os valorosos formadores da opinião de outrora calarem a boca.
    Essas bolsas tornaram-se, em poucos anos, o maior programa de compra de votos dos miseráveis da história do País. Dele se pode muito bem dizer o que Karl Marx disse da religião: “É o suspiro da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração e a alma de condições desalmadas”.
    Em outras palavras: o programa de bolsas “é o ópio do povo”, na incomparável expressão de Marx, que a esquerda, ao galgar o poder, tratou de esquecer (ou será que, justamente, não esqueceu e resolveu por em prática, para usufruir, às custas da burra da Nação, as mordomias tão criticadas no antecessor?)

    Abraços,
    Nelson Valente

  6. Milton, bom dia!

    Concordo ser irritante ouvir alguns ignorantes que acham que seu voto deveria valer mais que o do outro. É o lado fascista da pessoa aflorando sem pudor algum.

    Alheio a isso, porém, há o fato de que os bolsões de pobreza deram, sim, muito mais votos pra candidata do governo, proporcionalmente. Cabe a todos julgarmos se isso é um assistencialismo necessário ou uma subversão disso pra disfarçar voto de cabresto.

  7. Milton,

    Tomei a liberdade de enviar este link para uma jornalista:

    No Roda Viva de ontem, a âncora disse que o Serra ganhou com tranquilidade no Sul e Sudeste. Pior que, os presentes e os entrevistados, não a corrigiram!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s