Alunos do passado preocupados com o futuro da escola. Cena rara neste Brasil desacostumado a valorizar suas instituições se registrará na noite desta quarta-feira (24/11), na Pizzaria Moraes, no bairro da Bela Vista. Colegas da turma de 1960 do curso científico do Liceu Coração de Jesus voltam a se encontrar para comemorar os 50 anos de formatura e têm uma missão: defender a escola e o bairro em que foi fundada.
O Liceu surgiu no bairro dos Campos Elíseos, em 1885, tendo como âncora a Igreja Coração de Jesus, tombada como patrimônio histórico. Dos anos de 1940 a 1960, viveu seu auge reunindo cerca de 4 mil alunos. Em 125 anos de história, os salesianos formaram parte da elite intelectual do País com uma educação de qualidade em região considerada nobre da capital paulista, que abrigava a mansão dos donos do café e a sede do Palácio do Governo.
O esforço para manter o mesmo nível de ensino porém não foi suficiente para conter a evasão de alunos. Muitos dos quais deixaram o Liceu assustados com a degradação das ruas em seu entorno. Calçadas tomadas por indigentes e drogados não condiziam com o ambiente que pais e filhos buscavam em uma escola.
Com apenas 400 estudantes em suas salas de aula, o colégio tem enfrentado dificuldades para se manter e levou a comunidade a se mobilizar para proteger este importante capítulo da história de São Paulo. Um abraço ao prédio da instituição marcou o lançamento do Movimento Viva o Liceu, este ano.
Logo mais à noite, quando estiverem comemorando os 50 anos de formatura, ex-alunos também discutirão novas abordagens em defesa da manutenção da qualidade do ensino do Liceu e da recuperação do bairro de Campos Elíseos. Esperam ainda trazer as demais turmas do passado para esta batalha, fazendo com que o colégio mais uma vez dê uma lição para a cidade.
Talvez assim consigam fazer com que o conhecimento compartilhado dentro da escola contamine o seu entorno. E não o contrário.
Leia também:
E o paraninfo da turma da foto foi o Prof HB
http://www.blogdoaitalo.blogspot.com
o tempo passa, sou da turma de 74
O meu pai (Laercio Antonio Vinhas) está na foto e estará no evento. Ele veio do Rio de Janeiro especialmente para o jantar. Laercio é o 5º em pé, da esquerda para a direita.
Milton: sempre dizem que o brasileiro não tem memória. Até é justificado quando observamos que são eleitos aqueles mesmos envolvidos nos desmandos e falcatruas recentes…Mas, este caso mostra a nossa total falta de memória ( leia-se aí: consideração, sentimento, preservação de patrimônio histórico, cultural e arquitetônico) . Temos a obrigação cidadã de batalhar a recuperação , não só do Liceu, mas de toda a circunvizinhança dos Campos Elíseos.
Passei 11 anos da minha vida escolar no Liceu Coração de Jesus , saí de lá em 1975 e ainda hoje lembro das boas instruções morais que tive lá dentro. No próximo dia 30/11 haverá um encontro da turma de meu irmão que lá também se formou. Vamos tentar espalhar a semente da turma de 1960. Abraços
Marcelo Alves Moreira
Saudações Liceanas,
Infelizmente não poderei estar presente por estar viajando (férias), embora ser da turma de 01 seria um prazer marcar presença neste jantar.
Espero que seja ótimo.
VIVA LICEU!!!!
Maria – MVL
Reforçando a informação do Dr. Marcelo Alves Moreira, renomado ortopedista, o coordenador do Movimento Viva Liceu Michel Porcino, está convidando para a comemoração dos 125 anos do Liceu no dia 27, sábado, a partir das 9hs30min até ao meio dia.
movimento@vivaliceu.org
Prezados colegas de Liceu:
No próximo sábado (27 de novembro), estarei presente às comemorações dos 125 anos de nosso colégio, a partir das 9h30 da manhã! Conto com a presença de todos! É uma data muito significativa para todos nós, ex-alunos salesianos!
Viva Dom Bosco!
Viva o Liceu Coração de Jesus!
Fiquei muito feliz de saber de outras iniciativas para manter a historia V I V A. Liceu não para nunca!!! Parabéns a todos os alunos que compõe as turmas dos longos anos de história. Estou na luta!
A manutenção de um colégio de 125 anos é de suma importância para a revitalização desta área. A implantação e desenvolvimento de atividades culturais no entorno provam que a mudança é possível. Todos nós, profissionais do Liceu contemporâneo , estamos nos empenhando para oferecer nosso melhor!
Milton agradeço você ter postado a nossa causa, pois o Liceu faz parte da nossa vida e também, pela formação que nos foi dada.Faço parte da foto, sou o quarto da direita para esquerda da turma dos agachados
abraços
Reticando a postagem efetuada, sou o quinta da direita para a esquerda da turma dos agachados.
abraços,
Estou no lado direito do Pe. Bartolomeu, excelente educador, com profundo conhecimento em Filosofia. Estou muito contente em poder participar das reuniões deste nosso grupo, por mais de vinte anos, graças a iniciativa do nosso colega Desembargador Dr. Roberto Valim Bellocchi, que nesta ocasião resolveu localizar seus colegas do Cientifico do Liceu. No ultimo dia 24 realizamos um encontro maravilhoso com 23 colegas presentes, comemorando 50 anos de Formatura. Vamos preservar o Liceu, esta memoria viva da exelencia em educação em S.Paulo.
Parabéns pela divulgação do movimento “Viva o Liceu”. Os salesianos já prestaram muito bons serviços em favor da comunidade carente.
A situação atual é de total degradação do entorno do Liceu, com a proliferação do consumo de drogas, cujo combate depende também de ações públicas.
Nós, formandos do Científico da Turma de 1960 (Jubileu de Ouro – 50 anos) produzimos um vídeo que busca ressaltar a importancia do Liceu na vida das crianças e se propõe a conscientizar o público da necessidade de se restaurar esta e outras regiões que vem sendo destruídas pelas drogas.
O Vídeo do Liceu pode ser acessado no LINK:http://143.107.93.226/Video_Liceu.wmv
Milto Yungue, mais uma vez, sinceros cumprimentos por tuas iniciativas.
Quero estar novamente participando da alegria coletiva dos Liceanos, que fizeram parte dos melhores momentos de minha vida. Mesmo residindo atualmente em Jaú, podem contar comigo para qualquer atividade relacionada ao nosso querido Liceu.