Anonimato contribui para destruição da Calçada da Fama

 

A memória esportiva do Brasil está sendo pisoteada com a falta de conservação de um espaço que poucos paulistanos talvez conheçam: a Calçada da Fama, na praça Charles Miller, há alguns passos da entrada do estádio do Pacaembu, em São Paulo. O alerta encontrei no Blog São Paulo Antiga em post publicado por Glaucia Garcia de Carvalho:

Fixada a menos de 20 metros da entrada do Museu do Futebol, a calçada da fama do Pacaembu agoniza e vê sua história sendo dilapidada cada vez mais a cada dia que passa. Uma parte do concreto de sustentação está quebrada, partes das assinaturas dos atletas já estão irreconhecíveis e parte do cimento onde já estiveram fincadas as mãos dos atletas já não existe mais.
….

Durante a edificação do Museu do Futebol, a calçada serviu de apoio para material de construção. O resultado não poderia ter sido pior, o respeito à memória dos atletas que contribuíram para fortalecer diversas categorias saiu perdendo e a calçada que já não estava bem conservada, piorou.

O nosso querido Museu do Futebol é reconhecido internacionalmente. Um museu totalmente tecnológico e moderno onde o visitante interage com a história dos clubes, dos jogadores e com os diversos campeonatos, mas nenhuma tecnologia substitui a emoção de colocar sua mão na marca de outra, exposta nesta singela calçada por décadas.

Leia a reportagem completa e veja outras imagens no Blog São Paulo Antiga

2 comentários sobre “Anonimato contribui para destruição da Calçada da Fama

  1. Que absurdo! Eu lembro de quando esta calçada foi inaugurada, mas confesso que nem lembrava mais dele até ler este texto e ver as fotos…

    Estamos perdendo nossa memória e ficamos calados!
    Gostei deste São Paulo antiga, acho que deveria estar nos favoritos aqui do blog!!

  2. Ola amigo
    Sua materia ajudou os Guardões de Idolos na busca de tentar salvar asultimas arcas da Calçada da Fama do pacaembu!
    VEJA O VIDEO Guardiões de Ídolos tentando salvar as ultimas 4 marcas da Calçada da Fama do Pacaembu.

    E CONHEÇA MEU BLOG http://guardioesdeidolos.blogspot.com.br/ ONDE MOSTRA A MINHA CORRERIA DAS MARCAS DOS GRANDES ATLETAS
    Oque me tras até vcs é a sabedoria de trazer uma tentativa de solucionar um problema que vem se instalando a anos na calçada da fama do pacaembu.
    Pois a cerca de 48 horas atras estava em São Paulo, mais precisamente na calçada da fama do Paembu estraindo uma copia das 4 marcas existentes nesse monumento em tributo aos grandes feitos de nossos atletas brasileiros.
    venho através dessa informar que eu e minha celula (guardiões de idolos) executamos essa ação para tentar urgentemente preservar as marcas que la restam intactas, e declaro desde ja que minha ação não tem fins lucrativos algum, pois minha celula atua na busca de preservar as marcas dos maiores atletas do esporte patrio!
    E quero dizer que toda a ação é com fins de poder ajudar e contribuir com a historia esportiva brasileira! Pois o descaso aferido a tal monumento merecia mais respeito e proteção!
    toda a minha ação é pelo bem da historia, pois apartir de hoje irei executar os moldes em Marmore Sintetico e devolver os extratos originais de extração e as 4 placas com as marcas em marmore sintetico ao governo do estado de São Paulo.
    E declaro que tudo que executei só teve a filosofia maxima de proteger as ultimas 4 placas que la existem.
    Pois não tenho a filosofia de vender e buscar fins lucrativos algum que seja usando a mecanica dos Guardiões
    Mas quero sim é devolver ao governo Paulista essas 4 ultimas marcas em respeito a nossos atletas! Quero dizer tambem que tudos que Minha celula executa não tem fins lucrativos alguns! Pois a celula dos guardioes atua simplesmente para preservar a historia e não fomenatar busca monetaria, pois eu mesmo financio meu projeto e não uso dinheiro publico algum, OK
    E em meu acervo ja detenho mais de 360 Marcas. E me sinto realizado em poder contribuir com a proteção desse rico memorial, pois toda a ação foi na busca dos extratos das marcas e não causei dano algum a nenhuma peça la existente.
    Pois do geito que encontrei eu deixei!
    E minha ação sera de sempre atuar pelo bem da historia. Pois minhas origens são paulistanas e a sua materia me sensibilizou e eu fui fazer oque eu achei que tinha que ser feito. Pois preservar a nossa historia é um dever de todos.

    Atenciosamente Sullivan Gonçalves Oliveira
    Fundador dos Guardiões de Ìdolos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s