Horto, de volta ao futuro

 

Por Carlos Magno Gibrail

Horto Florestal

O Horto Florestal reserva ambiental para o Município paulistano, contíguo ao Parque Estadual da Cantareira, abrigando remanescentes da Mata Atlântica e da Mata de Planalto, compõe o Cinturão Verde da Cidade dentro do corredor de vegetação que a Serra da Cantareira está estrategicamente posicionada.

O Parque Estadual Alberto Lofgren, nome oficial do Horto, escolhido pela CBN SP para encerrar a série Parques da Cidade, teve certamente ontem uma exposição bastante produtiva.

A reportagem de Fabiana Novello e a participação de usuários do Horto e do Coordenador do Programa de Uso Público, Reinaldo Moreira, ressaltaram a satisfação que o Parque causa para visitantes e usuários ao mesmo tempo em que exige atenção a alguns aspectos de manutenção e cuidados especiais.

A despoluição da água dos lagos e a educação cívica com o trato do bem comum foram destaque.
Para o futuro, segundo Reinaldo Moreira já estamos providenciando um programa estadual de educação infantil. Em breve certamente teremos uma geração mais ambientalista.

Para o presente, já existe um pré estudo para despoluir totalmente os lagos. Idealizado pela estilista e empresária Cristiane Barbara Strauss e executado pela Manancial, empresa especializada e que aquiesceu ao convite de uma empreitada ambiental que pudesse gerar um Planejamento Técnico Econômico-Financeiro para o tratamento das águas com o aporte de recursos da iniciativa privada.

A direção da Manancial informa que a tecnologia já está definida aguardando o plano de mídia para buscar os demais patrocinadores.

A direção do Horto sinaliza disposição em flexibilizar ao máximo as condições de divulgação do projeto, com o intuito de torná-lo atraente aos futuros parceiros.

Tudo indica que se trata de um empreendimento em que todos os envolvidos poderão levar vantagem. Os usuários, o Horto, a Cidade e os Patrocinadores. E, na volta à qualidade das águas do passado estaremos vivenciando no futuro uma Cidade de mais qualidade.

Carlos Magno Gibrail é doutor em marketing de moda e escreve, às quartas-feiras, no Blog do Mílton Jung

12 comentários sobre “Horto, de volta ao futuro

  1. O lago do Horto Florestal merece atenção a muito tempo, estive por lá em 24/03/2007 e registrei algumas imagens. Naquela época já estava bastante poluido e com muito aguapé. O pedalinho já estava desativado e os peixes subiam para respirar fora da agua.

    Veja as fotos:

  2. Mas vai despoluir DE NOVO? Visito o parque desde muito pequeno e Já vi a água inteira sendo tirada do lago pra tratar. Acho que o que deve ser feito é achar a fonte disso tudo. Não é possível isso.

  3. Ola Carlos
    Lagos, represas, rios, corregos estão poluidos devido a grande quantidade de favelas, bairros, vilas que com o passar dos anos foram sendo desenvolvidos, crescendo de forma vertiginosa aos olhos das autoridades municipais, estaduais e federais.
    e ninguem até então fez absolutamente nada, tomou algum tipo de iniciativa para coibir estes desmandos.
    O povo não é culpado diante de suas “limitações e ignorância” no que se refere a urbanismo.
    Culpados são os que permitem que estes absurdos anti ecologicos aconteçam frequentemente aos olhos de todas autoridades.
    Ou seja, politicos, legisladores, prefeitos, sub prefeitos etc.
    Afinal quanto mais gente, mesmo que morando em condições degradantes, mais votos conseguirão angarair os politicos nas proximas eleições por causa fdas promessas eleitoreiras feitas especialmetne e voltada a população ,carente, pçobre como gosta de afirmar o presidente que ja esta saindo.
    Agora fica uma pergunta:
    Será que a poluição que acomete o lado do Horto Florestal, a exemplo dos lagos do Ibirarpuera não foi causada pelos mesmos motivos acima?
    Quem poderá nos responder?
    Abraços
    Armando Italo
    confira a quantas andam as confusões, bagunça generalizada no setor aeronáutico.
    Sem esquecer dos baixos salários que tripulantes recebem em comparação ,com outros países.
    http://blogdoaitalo.blogspot.com/2010/12/assim-na-terra-como-no-ceu.html#comments

  4. Alecir Macedo,
    A proposta é usufruir da tecnologia e conscientização contemporânea a respeito da sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
    E, nada mais contemporâneo do que sensibilizar a iniciativa privada a colocar suas marcas em projetos deste tipo.

  5. Douglas The Flash,
    Vamos em frente, a corrupção é universal e o controle tem que ser permanente.
    Quanto ao projeto para o Horto estou apostando no sucesso, a começar pela atenção que os responsáveis dedicaram a cobertura da CBN, inclusive sem restrições às críticas feitas.

  6. Leandrolopesp,

    Hoje já existe tecnologia adequada para efetivar o controle da poluição.
    A Manancial possui técnicos que já realizaram limpezas em locais totalmente poluidos e de porte bem maior do que o do Horto.
    A solução e a técnica especifica já foi definida para este caso.
    É só fechar o plano de midia e ir buscar marcas de empresas ligadas à sustentabilidade para financiar o processo.

  7. Armando Italo,
    Na entrevista com o pessoal da Manancial, ficou evidente que as origens já foram levantadas , e após análise definiu-se o procedimento e os materiais a serem utilizados para a despoluição e a manutenção das condições ideais.
    Não sei agora detalhar quais os percentuais de causas naturais e artificiais.
    No port folio da Manancial vi grandes obras de sustentabilidade e serviços prestados a grandes corporações que permanecem nos padrões estabelecidos de uso.

  8. Armando Italo,comentário 9 parte II
    Uma solução é chamar o Ricardo Teixeira, pois uma canetada e tudo estará resolvido.
    Já imaginou, no tapetão, solução para os aeroportos, para as enchentes, com medalhas e tudo o mais.
    Com direito a uma “canja” do Pelé com o peito cheio de medalhas?
    O que anima é que se valer a história o IMPÉRIO DO FUTEBOL deve estar no fim, pois os ditadores loucos do passado antes da queda fizeram estrepolias tipo tocar fogo em cidades, nomear animais de estimação como ministros, etc.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s