Que São Paulo você quer no fim desta década ?

 

Paulistanos, os de nascença e os que se aprochegaram, querem deixar a cidade. Ao menos mais da metade deles disse isso em pesquisa feita pelo Ibope, encomendada pela Rede Nossa São Paulo (leia aqui). Opinião que não me surpreende dada a relação que temos com o ambiente urbano.

É o trânsito, é a escola, é o trabalho, é a poluição, é a violência. É um monte de coisa que nos atrapalha todo o dia. É tanta coisa que tem uma hora que a gente pensa em voz alta: “tô louco pra ir embora daqui”. O propósito não costuma vingar e a maioria prefere ficar por estas bandas seja porque é onde estão as oportunidades, a família e a nossa vida seja porque fora dela também não se tem certeza de que algo melhor haverá.

E como é aqui mesmo que viveremos, esta semana é ótima para refletirmos sobre que cidade queremos para nós. No dia 25 de janeiro, São Paulo completa 457 anos de fundação e uma série de atividades está programada para celebrar a capital paulista.

Aproveitando este clima, o CBN SP leva ao ar, a partir de hoje, uma provocação. Pelo twitter, pelo e-mail ou aqui mesmo no Blog, responda: “Que São Paulo você quer no fim desta década ?

Imagine como você gostaria que esta cidade fosse dentro de 10 anos, e não deixe de pensar o que você poderia fazer para torná-la possível. As ideias que forem enviadas ao CBN SP vão ao ar durante a semana e as mais interessantes serão apresentadas, também, no programa especial em homenagem a São Paulo que será apresentado, ao vivo, no Pátio do Colégio, dia 25, terça-feira, das 9 e meia ao meio-dia.

Programação

Na festa promovida pelo CBN SP no dia do aniversário de São Paulo duas atrações musicais estão confirmadas: Zé Geraldo e o pessoal que integra o projeto Retrato.

No centro da festa um convidado especial: o livro. Além de entrevistas sobre a importância da leitura na nossa vida, o CBN SP estará de mãos dadas com a Campanha Doe um Livro, que surgiu no Twitter e incentiva o cidadão a doar livros que são distribuídos para escolas públicas e bibliotecas.

Você que pretende assistir ao programa, antes de sair de casa procure na sua biblioteca os livros que podem ser doados e leve até o Pátio do Colégio.

Acompanhe outros programas da CBN em homenagem aos 457 anos de São Paulo:

Por dentro de São Paulo, com os pontos curiosos da capital paulista apresentados por Heródoto Barbeiro (7h15 e 14h20)

Ser Paulistano, em que personalidades falam sobre a identidade com São Paulo em reportagens apresentadas por João Vito Cinquepalmi (11h10 e 17h45)

Conte Sua História de São Paulo, com depoimentos de personagens que contarão mais um capítulo da nossa cidade em entrevistas ao vivo para mim, no CBN SP (10h02)

15 comentários sobre “Que São Paulo você quer no fim desta década ?

  1. Gostaria que São Paulo
    1.Respeitasse o meio ambiente
    2.Fosse comandada sem a manipulação das construtoras e incorporadoras
    3.Fosse comandada sem a priorização do automóvel
    4.Tivesse consciência que estas metas terão que ser alcançadas com instrução adequada e de qualidade para as crianças de hoje

  2. Gostaria que São Paulo tivesse administradores e legisladores realmente competentes, honestos, realmente interessados pela cidade e sua população.
    Com vontade politica e “aquilo roxo”
    Caso contrario, o que o Carlos Gibrasil mencionou acima jamais será concretizado.
    Obviamente com as construtoras e incorporadoras fora de São paulo de uma vez por todas.

  3. Gostaria que caisse um bomba de hiroshima em são paulo, estamos acomodados com as circustacias atuais, corrupção, indiferença, comodismo e individualismo, sofremos da “sindrome do sapo fervido”, “.. ah é assim mesmo, não da para fazer nada..” Com uma bomba de hiroshima moral e cutural, talvez, digo TALVEZ, passaremos a nos conscientizar da necessidade de se URGENTE MEXER, mas me pergunto quem terá coragem de apertar o botão?!?!?! …talvez o Pinguim…..(quem existe dentro de nós)…rsrsr

  4. Gostaria de uma São Paulo mais humana, onde as pessoas possam circular pelas ruas sem um olhar de desconfiança, e:

    1 – Uma administração competente e independente;
    2 – Uma rede de saúde pública decente, onde não precise de 1 ano ou mais p/fazer um exame cardiaco;
    3 – Uma cidade sem drogas e consequentemente sem nóias;
    4 – Uma cidade sem moradores de rua ou em áreas de risco;
    5 – Uma Câmara Municipal independente e ativa

    Enfim, esperar prá ver, não sei se estarei por aqui ainda, mas gostaria de deixar uma cidade decente p/a criaçada toda, meu neto e sobrinhos usufruirem.

  5. Sou de “Fraiburgo” em Santa Catarina, terra da maçã e estou passeando aqui em São Paulo. Minha leitura sobre a situação é a de que a cidade está inchada. Vocês precisam de um controle de natalidade urgente. Outro aspecto que vejo importante e que me pergunto; por que os governantes não passam uma massa corrida nestes casebres com tijolos a vista e os pintam para deixar a paisagem mais bela em certos lugares? Estas casas empilhadas e de tijolo a vista estraga a cidade. Abraço.

  6. Eu simplesmente espero ver o horizonte, ou seja, espero uma cidade menos tumultuada. Hoje sai uma casa antiga e entra um mais um prédio, você abre a janela e cai dentro da casa do seu vizinho. Hoje tem trânsito até dentro da garagem dos prédios…pelo menos é isso que está acontecendo aqui no bairro do Paraíso.

  7. Uma cidade onde o transporte público (grande malha metroviária, corredores de ônibus, taxis…) e bicicletas seja o principal meio de transporte do Paulistano.

  8. Ia esquecendo de um ítem super importante para os paulistanos

    -Que o centros velho e novo de são paulo voltasse a ser bonito como antes, com o seu glamour, sem a sujeira em que se encontra atualmente, drogados, moradores de rua, camelos, fedentina geral, abandono, descaso, pouco caso, etc.

    -Que o ministerio publico de sp interfira urgente no polêmico e injusto ;projeto de revitalização da historica e conhecida mundialmente a rua santa efigênia.
    A Rua Santa Efigênia esta sendo vendida para construtoras e incorporadoras, o cancer que esta matando São paulo
    O pouco que resta da historia e arte existente de São Paulo, com edificações do século 19, poderá acabar tragicamente, face ao interesse de lobbys e politica.
    Leiam o artigo por favor na integra
    http://www.blogdoaitalo.blogspot.com

  9. .
    “Que São Paulo você quer no fim desta década ?”

    O que mais quero [e irá acontecer], e não somente para a nossa cidade de São Paulo ou nosso estado de São Paulo, mas sim para o nosso Brasil e por que não para o nosso Mundo,

    um lugar mais respeitoso em todos os sentidos,

    principalmente aos direitos universais [e n]ao estou defendendo a ONU ou outras afins], o direito a ter uma vida digna, que se possa sentir-se realmente um ser humano!!!

    Ontem, em um determinado canal de TV, passou uma entrvista com o Sr.Paulo Coelho, o escritor, onde uma de suas resposta foi:

    _ “…daqui dez anos, espero que a imagem do Brasil seja melhor lá fora…”;

    Eu, daqui dez anos, espero que as crianças jánas pré escolas, aprendão a participar da vida pública, da administração;

    por exemplo, pondendo participar da APM da escola, do que entra de $ e onde é envistido, criando assim, seres humanos responsavéis com o social, pois quando existe um que passa fome, algo esta errado, cria uma energia ruim por todos os lados, e nossos subcociêntes sente tal e tal refleti-se nosso dia a dia, tal não é saudável, com certeza não!!!

    Tenhão todos uma [ótima semana!!!
    .
    ass: Douglas The Flash
    .
    http://eujafuiprejudicadoporservicospublicos.wordpress.com/
    .
    Q17x2dc1D.Q!&x217Jan111359ISeg17111AspPjNewM13fj513571401
    .

  10. O que não deixa São Paulo progredir é a “Corrupção e a Propina”. Para a cidade melhorar é preciso que a “propina” seja extinta de vez de todos os orgãos públicos. É pagando propina que uma casa irregular acaba ganhando o habite-se. É com propina que o camelô irregular vende produtos piratas sem ser incomodado por ninguém. É com propina que muitos carros irregulares são liberados das blitzes. É com propina que o preso consegue celular na cadeia, e outras mordomias. É com propina que a cidade funciona. Tudo que é errado na cidade teve alguém pagando propina. A corrupção na política é outro mau q

  11. Daniel Lescano
    Só para complementar:
    É financiando as campanhas politicas que as construtoras e incorporadores podem construir onde querem e como querem
    E viva a lei da outorga onerosa
    Para quem ainda não conhece esta lei, ele permite que predios sejam construidos acima do permitido desde que este “espaço aéreo” seja pago a prefeitura.
    Se um predio deve ter dez andares sometne proporcionalmente as dimensões do terreno, agora pode ter mais de vinte andares.

  12. Prezado Milton Yung,

    1 – Estabelecer um programa estadual de educação ambiental, o que se fará em consonância com o que já prescreve a Constituição de 1988;
    2 -Promover projetos de proteção, conhecimento e aproveitamento da biodiversidade;
    3 – Rever o quadro institucional, para redistribuir atribuições, em particular na área estadual. Com isso, será possível aperfeiçoar todo o sistema de fiscalização, hoje bastante precário;
    4 – Estabelecer padrões de desenvolvimento específicos para cada grande região, levando em conta ecossistemas típicos e seu melhor aproveitamento econômico;
    5 – Promover projetos de recuperação de áreas degradadas;
    6 – Apoiar programas e projetos de combate à poluição;
    7 – Incentivar o desenvolvimento de tecnologias ambientais, pelo apoio à cooperação entre universidades, empresas, organizações não-governamentais e governo;
    8 – Garantir o acesso brasileiro a tecnologias ambientais atuais.
    9 – Garantir à escola não só ensinar ao aluno a ler, mas também ensiná-lo a utilizar a leitura como fonte de informação e recreação.

    Abraços,

    Nelson Valente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s