De ouvinte a âncora do Jornal da CBN

 

Ao chegar em São Paulo, em 1991, repórter da TV Globo, pedi ajuda aos colegas na busca de informações sobre a cidade. Precisava de uma fonte confiável e me sugeriram a rádio que só tocava notícia. A CBN acabara de ser inaugurada, emissora que inovava a programação com a grade toda voltada ao jornalismo.

Foi assim, por recomendação, que descobri a rádio na qual fui trabalhar sete anos depois a convite do jornalista Heródoto Barbeiro, então meu colega na TV Cultura. Era o retorno para o veículo que havia me lançado na carreira jornalística, em 1984, quando atuei na Guaíba de Porto Alegre.

Cheguei na CBN apenas para cobrir férias e em alguns meses fui definitivamente contratado. No início apresentei o programa do meio-dia, em seguida o das cinco da tarde, para após alguns anos me estabelecer no CBN SP, onde aprendi muito sobre a cidade. Foi debatendo os temas de São Paulo, elencando seus problemas e suas soluções e transformando aquele espaço em um fórum de discussão que forjei minha cidadania paulistana.

Lá se foram pouco mais de 12 anos desde que falei pela primeira vez na CBN e, nesta segunda-feira, recebo uma oportunidade única. Mariza Tavares, diretora de jornalismo, me confiou o comando do Jornal da CBN em substituição ao colega que me abriu a porta da emissora. Heródoto levará seu talento e experiência para a TV RecordNews.

Duplo desafio: assumir o posto que foi, desde a fundação da rádio, de um dos profissionais que mais admiro e ancorar o principal jornal da CBN. Para amenizar o peso destas tarefas, conto com o apoio de uma das mais competentes equipes de jornalismo do País.

Em 20 anos, passei de ouvinte a âncora do Jornal da CBN. Era muito mais do que eu poderia querer. Agradeço a todos que sempre me ajudaram a fazer das coisas que mais gosto na vida: jornalismo.

N.B: O CBN SP estará nas boas mãos da Fabíola Cidral. Todo sucesso a você, querida amiga.

86 comentários sobre “De ouvinte a âncora do Jornal da CBN

  1. Parabéns, Milton! Um reconhecimento mais do que merecido e um desafio absolutamente à altura! Há poucos anos passei a acompanhar seu trabalho, mas certamente foi o suficiente para admirá-lo e para confiar na qualidade de todos os seus trabalhos.
    Abraços e sucesso!

  2. Milton, sucesso nesse novo desafio. Tenho certeza que Mariza Tavares acertou na escolha tanto confiando a vc o posto de âncora do Jornal da CBN e a Fabiola o posto de âncora do CBN-SP. E ao Heródoto sucesso em sua nova emissora. Parabéns. Sucesso sempre. Isso queeu chamo de gol de placa.

  3. Milton,
    Em primeiro lugar como ouvinte internauta e colaborador quero parabeniza-lo pelo desempenho que teve no CBN São Paulo e desejar-lhe muito sucesso nesta nova etapa, agradeço pelo incentivo e oportunidade que tive de mostrar temas relacionados a nossa cidade, seja através de fotografias ou textos.Embora eu soubesse que queria ser jornalista, o CBN São Paulo , juntamente com outros meios de informação , contribuiu muito para o meu conhecimento e repertório na área de Jornalismo.
    Obrigado pelo aprendizado e laços de amizade que cresceram nos últimos anos, confesso que você é um dos Grandes Jornalistas que tem minha admiração e respeito .

    Aproveito para desejar muito sucesso para o Heródoto e Fabiola.

    Marcos Paulo Dias.

  4. O Heródoto além de ser um exelente profissional, dirigir uma Kombi que talvez seja o principal adjetivo, também é um visionário. Quando te viu, não da pra dizer que foi amor a primeira vista porque tu é Gaúcho e vai pegar mal, mas quando do convite dele para te levar para CBN ele sabia no que estava investindo a e prova esta aí. Não tenho dúvida nem ele de quanto bem farás esta nova tarefa.
    Agora só vê se não vai copiá-lo até na tintura dos cabelos rsrsrs.

    Abração e boa sorte. Te prepara São Paulo!

  5. Se alguérm quiser me julgar suspeito por elogiar meu filho pelo seu trabalho no Rádio e na TV,não se faça de rogado. Sou obrigado a confessar que tomo tal liberdade porque ninguém conhece o Mílton melhor do que eu,eis que o acompanho desde que começou na Rádio Guaíba. Por isso atrevo-mer a dizer que ele fez por merecer tudo o que alcançou nos dois veículos e tenho certeza de que o “paulistano por adoção”,conforme se intitula com absoluta razão,será substituto à altura do grande jornalista Heródoto Barbeiro.

  6. Milton, dizer que não estou sentindo grande falta do Heródoto é pura mentira. Gostei das suas primeiras palavras, hoje, na abertura do jornal . Você é humilde(grande qualidade), objetivo, tem ótima voz, bom comunicador e, principalmente, grato ao GRANDE HERÓDOTO. Boas vindas!!!!regina.

  7. Olá! Milton Jung, seja muito bem vindo, já te acompanho há muito tempo no CBN -SP, e te admiro muito, parabéns pela competencia. Para aquele que foi meu professor e também um grande torcedor corinthiano Herodoto Barbeiro, desejo toda sorte nesta nova empreitada, mas vamos sentir saudades. Abraços

  8. Olá Milton,
    como esta escrito ” Honra para quem tem Honra ”
    Parabéns por mais este momnto em sua carreira !
    — Samuel Oliveira

    VERSÍCULO:

    Pagai a todos
    o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a
    quem imposto,imposto; a quem respeito, respeito;
    a quem honra, honra. —

    Romanos 13:6-7

  9. Milton,

    Toda vez que escuto você dizer que está em São Paulo desde 1º de Janeiro de 1991, me vem à memória que estou aqui desde 26 de Dezembro de 1990 ou seja apenas 5 dias antes de você. Nesses mais de vinte anos aprendi à gostar de várias coisas na cidade que também passei à chamar de minha, uma delas, ouvir rádio com notícia.

    Ouvi muito a rádio Jovem Pan por causa de um “tio” que adorava ouvir: vamos embora embora ta na hora…. Risos.
    (Também gostava!)

    Como tudo na vida muda, a rádio “X” que eu ouvia tornou-se CBN e assim descobri oque era ouvir notícia em FM. Descobri a Maria Lídia, o Heródoto (um senhor com voz que enchia o rádio) e descobri você.

    São vários anos lhe escutando! Hoje você me fez acordar muito cedo, coisa que não gosto de fazer.Pois bem aqui estamos te ouvindo no Jornal da CBN e assim faremos sempre! Você é um profissional admirável!

    Sucesso à você que aprendi à chamar de amigo.

    PS: Heródoto você é o maior “contador de notícia” que já ouvi!

  10. Oi Milton
    Ao ligar o pc agora cedo li a novidade!!!
    Parabéns por mais esta merecida e reconhecida conquista profissional.
    A vida é constituida de merecimentos e vc merece estar agora o com louvor.
    Mas não podemos deixar de agradecer o grande Jornalista Professor Herodoto Barbeiro por todos esses anos na CBN e que o mesmo sucesso que teve quando na CBN perdure na outra emissora.
    Felicidades sucesso nesta nova fase da vida de ambos.
    Armando italo

  11. Sou ouvinte diária do jornal da CBN e do Mais SP.
    Admiro o trabalho de ambos os profissionais pelo comprometimento e seriedade em sua profissão.
    É uma pena não poder ouvir mais as brincadeiras do professor Heródoto falando de seu Timão junto com a Katia, ou não pder saber que tipo de pantufa ele estará usando no inverno. Mas desejo aos dois muito sucesso.
    Um grande abraço,
    Ana Maria Freitas.

  12. Milton Jung, a Rede Globo , desde os tempos do jornal O GLOBO, visivelmente é uma das empresas que sabe lidar com os recursos humanos. De Nelson Rodrigues a Walter Clark ,os testemunhos através das respectivas biografias são nesta direção. Além de como leitores, ouvintes e telespectadores, observarmos a longevidade da mão de obra qualificada que atua.
    A sua indicação reflete também a competência da decisão.
    Parabéns e os votos de sucesso absoluto.

    Carlos Magno Gibrail

  13. Milton: bom dia! Não me surpreendi, iniicialmente, ao ouví-lo logo cedo – várias vezes você substituiu o Professor- só após um ou outro cumprimento percebi a mudança. Seja bem vindo! Substituir o Heródoto não será fácil, assim como substituí-lo no CBN SP não será nada tranquilo para a Fabíola; todos os dois programas têm a “marca” dos seus âncoras. Sua capacidade jornalística e sobretudo seu BOM SENSO (exceto às coisas relativas ao Grêmio) farão as nossas manhãs continuarem bem informadas e mais agradáveis……..sem tanto Koleston.
    Abraço.
    Marcelo Alves Moreira

  14. Parabéns pelo primeiro dia e parabéns pela carreira que você vem construindo nos últimos anos.
    Acompanhei o programa todo e você está de parabéns! O nível do jornal continua muito alto!
    A cada dia, me admiro mais com a qualidade do seu blog e do seu trabalho na rádio!

  15. Parabéns Milton,
    Te acompanho neste 12 anos e vejo como a cbn mudou, de jornalismo sério para um braço do PIG, nos últimos anos até a própria credibilidade do Heródoto caiu em meu conceito, espero que você não seja mais um refém na mão destes “desinformadores de opinião”, que infestam a rádio neste horário que hoje é o únido que ainda meu estômago suporta. E com certeza a Fabiola vai dar um show!

  16. Milton, vou sentir muita falta da competência e bom-humor do Heródoto em todas as manhãs. E você também fará falta para a cidade de São Paulo. Mas fico feliz por você receber essa boa oportunidade. Você merece!

  17. Um jornalista que escreve esse texto, o fez sem dúvidas com o coração. Sabemos que esse cara foi pautado o tempo todo pela razão, engrandecendo a profissão que o abraçou. Agora, se atentarmos que esse cidadão, um gaucho que em vinte anos em nossa cidade aprendeu e conhece mais dela do que a maioria dos paulistanos, ai temos que tirar o chapéu (gauchesco ou minuano) e felicitá-lo.
    Arre Milton, abraços.

  18. Milton:

    Na verdade, eu agradeço a oportunidade de ligar o rádio e ouvir vc transmitindo as informações que realmente acabam de mudar nosso dia.
    Parabéns pela nova empreitada – publicamente reconhecida e que Deus te abençõe.
    E desculpa falar com vc volta e meia, como se já te conhecessemos, mas como nossa companhia diária, acho q. vc entende.
    Obrigado pela companhia, PARABÉNS!

  19. O UNIVERSO CONSPIRA A FAVOR DAS PESSOAS QUE TEM A PAZ E A HARMONIA COMO INGREDIENTES DIARIOS.
    PARABENS E PODE CONTAR SEMPRE COM MINHA ADMIRAÇÃO E RESPEITO.

  20. Milton que voce seja feliz neste novo desafio, ja estou sentindo saudades, pois aprendi a ouvir a CBN com mais afinco com o CBN SP, adoro a Fabiola e tenho certeza que voce sera muito bem representado, agora so me resta ligar o radio mais cedo para matar as saudades dos seus comentarios. Parabéns

  21. Parabéns Milton, pela conquista espero que a Rádio Sucupira continue semanalmente, é um dos meus quadros preferidos hahaha. Brincadeiras a parte, torço pela sua carreira e espero que a Fabiola Cidral também tenha todo sucesso!

  22. Confesso que me tiraram o tapete quando li a noticia na Folha de sexta-feira, ouvia o prof. Heródoto desde o início da CBN. Acostumei a acordar com suas brincadeiras c/ a Cátia, Patricia Madeira entre outros. Hoje me senti orfão ao ouvir o Jornal da CBN pela primeira vez sabendo que o Heródoto não voltara mais, ao mesmo tenpo que senti a satisfação de ouvir meu amigo Milton ancorando o programa em definitivo pela primeira vez.

    Parabéns Milton, que o mesmo sucesso alcançado no CBN/SP se repita agora a frente do JORNAL DA CBN em nível nacional.

    Como dizem por aí “tamu junto e misturado”

    Abraço!

  23. Parabéns, Milton!!! foi com suas lições de cidadania que aprendi a ficar mais perto dos acontecimentos da cidade…..Agora o Professor vai deixar saudade… Parabéns aos dois e boa sorte!!!

  24. Milton, com já escrevi no twitter, hoje é apenas o resultado de um trabalho bem feito, apenas não disse que pelo gaucho mais paulista que tenho conhecimento. Tenho certeza de que isso não é o coroamento de uma carreira, apenas mais um degrau. Não vou lhe desejar boa sorte, pois sorte necessita os incapazes, parabens pelo quê? se fosse eu no seu lugar seria necessário os dois, pois com certeza seria um feito fora do normal ou sinal de que sou amigo do rei. Que siga com brilhantismo que lhe é costumaz nessa sua caminhada.

  25. Parabéns Milton, esse é o reconhecimento à competência e ao talento de um jornalista dinâmico e moderno, que faz da noticia mais do que seu trabalho, e induz a nós, ouvintes, participarmos dela. setiremos sua falta no CBN SP, mas na verdade depois de te ouvir na manhã vai ser ótimo continuar e com uma voz feminina, doce… Boa Sorte!!!!

  26. Milton meus parabéns! É o pesar por um lado a perda do nosso Professor Heródoto de todas as manhãs, mas por outro lado é uma alegria poder acompanhar uma carreira tão ilustre como a sua.
    Você já era um cidadão Paulista e agora passa a ser um cidadão Brasileiro.
    Sucesso e meus parabéns mais uma vez!

  27. Parabés Milton! que tudo de bom te aconteça sempre,e a mim viciada no seu programa das 9.30h as 12.00h,só me resta dizer que sentirei saudades e então até amnhã e depois e depois…………………………abs Z

  28. Olá amigo Milton, bom dia!

    Meu colega, hoje ao ouvir como sempre, o CBN – SP, achei algo de estranho no ar…a Fabiola (sempre muito competente) mas hoje ela estava diferente… E eu pensei comigo, o Milton deve tá de férias novamente…Mas ao acessar seu Blog, fiquei sabendo da novidade. E confesso que fiquei triste e contente ao mesmo tempo por "perder" vc no horário que já se tornou um hábito para mim, pois quando ligo o meu carro, automaticamente o rádio já ligava no seu programa CBN – SP. E embora nós dois sejamos "paulistanos por adoção" haja vista que tu és do Rio Grande e eu do Ceará, (extremos) sempre vi que temos algo em comum, amamos jornalismo e rádio, torcemos pelas melhorias na "nossa cidade" que um dia nos recebeu tão bem, que é São Paulo. Sempre ouvi vc de forma brilhante, defender e cobrar do poder publico que faça bem a sua parte e melhore a cidade em todos os seus aspectos. (e lhe digo que o que já ouvi de muitos subprefeitos e vereadores é que eles "tremem na base" quando têm que ser entrevistados por vc) De forma mais humilde, também fazemos isso na Zona Sul, cobrando daqueles que recebem nossos votos, que após isto, cumpram com que em época de eleições prometem com tanta facilidade. Sou editor do Jornal Gazeta da zona Sul, e a Rádio CBN para nós é importantíssima por nos trazer informação com credibilidade.
    Parabéns a vc nesse seu novo desafio, que tenho certeza que vc só fará crescer ainda mais a audiência da emissora em todo o Brasil. Agora, vou continuar ouvindo CBN – SP com a Fabiola e fazer um esforço pra acordar mais cedo (pois na nossa profissão vamos dormir tarde) e ouvir também vc no Jornal da CBN.
    Ah! Quanto ao Heródoto, sucesso com a sua "Katia" na tv do bispo! E talvez lá, ele tenha que ter do salário, o "dizimo" descontado na fonte, o que pra ele não será tão difícil. Agora difícil mesmo, será se lhe disserem que ele terá que doar a "Katia" rsrrsrsrsrsrsrrrsr

    Abraços e que Deus te abençoe!

    F. Neto.

  29. Milton, por diversas você deu voz a seus ouvintes paulistanos sobre diversos assuntos relacionados a nossa cidade, inclusive eu.
    Você deixará saudades à frente do CBN São Paulo, assim como o Prof. Heródoto na rádio CBN.
    Sucesso na nova missão, que Deus te ilumine sempre.
    Ahh… A Fabíola Cidral já o cobriu diversas vezes no CBN São Paulo, foi uma escolha acertada, gosto muito dela também e acompanheirei o trabalho dela.
    Abraços

  30. Oi Mílton,
    Que você aproveite bem esta oportunidade assim como aproveitou o desafio de fazer o CBN São Paulo, que na época ancorado pelo Miguel Dias (falecido), também foi um grande desafio. Bom começo, boa caminhada, muito, muito sucesso.
    Beijos
    Dora

  31. Estou duplamente feliz nesta segunda-feira : Milton Jung agora é nosso “carona” (ouço a rádio no carro no caminho para o escritório – 20KM) todas as manhãs no Jornal da CBN ! E feliz também pela oportunidade que Heródoto tem de poder enriquecer mais ainda o jornalismo da RecordNews. Felicidades a todos !

  32. Parabens Milton.
    Conhecemos sua competencia, vou continuar acompanhando.
    Vamos sentir falta de vc. no CBN-SP, dos debates, das entrevistas. Não vamos mais ouvi-lo conversar com o Juca e os outros participantes. Vamos sentir falta também do professor Herodoto e das brincadeiras que tinha entre voceis dois. Sucesso a Você, ao Herodoto e a Fabiola.

  33. A pincipio fiquei meio chateado com a saida do Herodoto Barbeiro, mas sabendo que ele será substituido pelo Milton Jung acho que o jornal não perdera sua caracteristica. Continuarei ouvindo todos os dias o Jornal da CBN.

    Parabens e muito sucesso a você.

  34. Graaaande Milton, parabéns. Isso é reconhecimento por um grande trabalho. Para fechar com chave de ouro a sua história, só falta virar São Paulino… rsrs. Abs,

  35. Agora sim, vale a pena ouvir a CBN de manhã. Acabou o jornal do "etc e tal", impostometro e outras mais. Quem sabe o Tiago, com mais tempo disponivel, possa pronunciar mais claramente o noticiario. Antes parecia irradiação de turfe. E o esporte na hora do esporte. Sem times preferidos.
    Boa sorte Milton.

  36. Milton, sei que vc estava muito nervoso hoje e não falou sobre o final de semana esportivo com o pessoal … mas fique calmo e lembre do grande Professor Heródoto, que costumeiramente lembrava das peripécias do fim de semana dos times brasileiros. Grande abraço e boa sorte!

    PS: mande um abraço para o Heródoto e fale pra ele não esquecer do São Paulinos (eu), Corinthianos, etc ….

    bjs
    Dani

  37. Gostei da Homenagem ao grande Heródo Barbeiro que comandou o Jornal da CBN durante 20 anos.
    E agora temos também um grande comunicador e jornalista, Milton Jung, que adimiro muito!! Já ouvia o CBN SP e agora, tenho a oportunidade de ouvi-lo na Jornada no Comando do Jornal da CBN 1a edição.
    Parabéns, muitos sucessos!!!
    Abraços,
    Newton

  38. Gostei do seu primeiro progrma. Sou ouvinte diária e acho que quem mais saiu perdendo foi o Clésio Botelho, que hoje deve ter sido o Clésio Saudoso Botelho….!
    A menos que ele tenha migrado com o heródoto…!

    Felicidades,
    Abraço, Magali

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s