Foto-ouvinte: Congestionamento de passageiros

 

 

Congestionamento na CPTM

Recado e foto de Antonio Marcos Souza, ouvinte-internauta do Jornal da CBN:

Sei que o assunto é recorrenrte mas, infelizmente, não tenho alternativa se não tentar denunciar este “câncer” do transpote público paulistano chamado CPTM. Hoje, novamente, esta empresa proporcionou aos usuários da linha Esmeralda ( Calmon Viana – Brás) mais um espetáculo de incompetência, descaso e desrespeito ao passageiro, ao cidadão e ao ser humano.

Resposta da CPTM publicada na área de comentários do Blog (publicado às 17h03):

Nos horários de pico há grande concentração de usuários em todos os meios de transporte, e na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) não é diferente. Além disso, parte do aumento da demanda crescente na CPTM, que em 2005 transportava 1,4 milhão de passageiros/dia e hoje 2,4 milhões/dia, também se deve às melhorias já realizada no sistema, que acaba atraindo mais usuários.

Todas as seis linhas da CPTM estão sendo modernizadas. As obras abrangem troca dos sistemas de sinalização, telecomunicações, rede aérea e via permanente (trilhos), além da readequação de estações. São essas obras que permitirão que os 105 trens novos que já estão sendo entregues para a frota, tenham um melhor desempenho, resultando na redução do intervalo e no aumento da oferta de lugares.

Para recapacitar o sistema sem interromper a prestação de serviço, a CPTM vem fazendo um grande esforço para adequar o cronograma de obras, sem paralisar a operação de trens, priorizando sempre o atendimento aos usuários.

12 comentários sobre “Foto-ouvinte: Congestionamento de passageiros

  1. Isso e fato corriqueiro na cidade de são Paulo onde o metro é o mais entupido de gente do planeta.
    Outro dia chegando do interior a trabalho desci na rodoviaria Tiete e tive que esperar o quarto trem para embarcar até a estação Sta Cruz.
    Na estação Sé o caos é infernal!
    Viajei espremido em uma das laterais do metro.
    E o que mais me impressionou, jovens “perfeitamente acomodados” em lugares reservados para idosos e deficientes.
    Será que um dia a cidade de São Paulo podera ter de volta um pouco de qualidade de vida?

  2. Nos horários de pico há grande concentração de usuários em todos os meios de transporte, e na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) não é diferente. Além disso, parte do aumento da demanda crescente na CPTM, que em 2005 transportava 1,4 milhão de passageiros/dia e hoje 2,4 milhões/dia, também se deve às melhorias já realizada no sistema, que acaba atraindo mais usuários.

    Todas as seis linhas da CPTM estão sendo modernizadas. As obras abrangem troca dos sistemas de sinalização, telecomunicações, rede aérea e via permanente (trilhos), além da readequação de estações. São essas obras que permitirão que os 105 trens novos que já estão sendo entregues para a frota, tenham um melhor desempenho, resultando na redução do intervalo e no aumento da oferta de lugares.

    Para recapacitar o sistema sem interromper a prestação de serviço, a CPTM vem fazendo um grande esforço para adequar o cronograma de obras, sem paralisar a operação de trens, priorizando sempre o atendimento aos usuários.

  3. Vale lembrar que os trens de cargas apenas circulam nos horarios de vale. sendo proibida a sua circulação em horarios de pico.

    A Linha 12 Safira requer muito mais investimentos do que esta tendo, mas ela não é a unica que precisa(daí o problema). Trens novos estão rodando nela, (20 foram comprados e prometidos, mas parte deles estão rodando em outras linhas), estações novas foram inauguradas, 1 está sendo construida( São Miguel Paulista), mas ainda falta muita coisa como as melhorias na Via Permanente que atualmente estão em condições deploraveis e com alguns trechos sob restrições. Falta Investimentos no sistema de energia e na sinalização(Implantação do ATO) para que a linha suporte mais trens e consequentemente maior oferta de usuários. Todos os fatores citados mais a falta de colaboração do usuário contribuem para a irregularidade na Linha 12 Safira

  4. As respostas são sempre as mesmas… Estamos implantando, estamos fazendo isso ou aquilo. Por um lado os usuários, que pagam caro a passagem em troca são transportados de uma forma lamentável, isso sem contar com a falta de cidadania e educação de algumas “pessoas”, que mais parecem animais ao entrarem no sistema, empurrando todo mundo que esteja a sua frente.

    De outro lado as companhias que fazem milagres para transportar mais de 6 milhões de passageiros dia sozinhas.

    Que opção o cidadão paulistano tem, alem dessas? Utilizar um veiculo e ficar parado nas ruas entupidas da cidade e rezar para não chover, pois ainda temos o problema das enchentes.

    Os ônibus aqui da nossa cidade está em extinção, os que existem disputam espaço com os veículos, pois não temos corredores especiais para os ônibus na maior parte de cidade ( mas existe faixa reversível para automóveis).

    As autoridades tem que mudar o conceito de mobilidade e, começar a investir em outros modais, dar um jeito nesse esculhambo que esta o transito aqui na Cidade.

    O Prefeito Kassab tem que cumprir o que prometeu nas eleições e, entregar os corredores de ônibus, pois sem a ajuda desses outros tipos de modais, acredito que a CPTM e o Metro vão continuar sendo assim, como são….

    Um Inferno!

  5. Será que politicos paulistas e paulistanos, vereadores, prefeito, governador, secretarios teriam a coragem de realizar uma façanha?
    Acordar as quatro da madrugada, pegar um onibus na periferia da capital, depois de umas duas horas sacudindo dentro dos precarios e velhos onibus, descerem e ir a uma estação de trem ou do metro para depois ver se conseguem embarcar para sentirem na pele como esta sofrendo a população paulistana, o povo, eleitor?
    Aumentos instantâneos de salarios, entre outras benesses para os proprios isso sabem aprovar do dia para a noite.
    Os problemas e mazelas que passa a população sempre ficarão por último!
    Mas o que interessa e a copa de 2014, estadios de futebol, grandiosissimos eventos para poucos abastados.
    Saude, educação, transporte publico, segurança pública sempre fica para ultimo lugar.
    e o povo que se dane!
    A Santa Casa de Misericordia podera fechar o pronto socorro diante da precariedade e descaso do SUS e de politicos que so fazem prometer e nunca cumprem o que prometem.

  6. E mesmo assim São Paulo, mesmo depois da revolução de 32, praticamente carrega o pais nas costas e a cada minuto desembarcam em São Paulo migrantes de outros estados em busca de melhor qualidade de vida, de empregos, de educação, de saude, de respeito.
    Porque tais ítens primordiais para sobrevivencia praticamente inexistem em outros estados, cidades da federação.
    Caso contrario não deixariam suas terras natal, suas familias, suas historias.
    Mesmo sendo governado pelo PSDB.
    Ou eu estaria inventando?
    Na minha opinião,como apolitico, todos os partidos politicos são a mesma coisa, interesses, objetivos e seus politicos que neles atuam.
    Portanto não justifica alegar e/ou criticar qual partido esteja na administração do estado de são Paulo ou da capital.
    Fala sério Alexandre!
    Por favor!
    Ou você é aliado a algum partido específico e “deve ter algum receio” de comentar aqui no blog?
    é seu direito.
    Ninguem é contra este ou aquele partido
    Soimos a favor da boa administração por parte do poder publico, da honestidade, do respeito ao cidadão eleitor.
    Independente que partido for.

  7. Pessoas de São Paulo, sosseguem vossas inquietações. Vosso governo está trabalhando para estar modernizando tudo o que possa, hoje, estar causando inconvenientes. Logo,logo vai estar entregando tudo o que está comprando com o vosso dinheiro. Vamos estar vivendo no paraíso mas por favor, estejam esperando o trem, atrás da linha amarela no chão da estação. Depois dela, pode ser perigoso e esse perigo é real e imediato.

  8. Bom Dia Milton e aos Colegas do Blog,

    Meu caro Armando coment. 8. Hoje eu posso falar que SP, infelizmente, não é mais eldorado dos sonhos principalmente dos meus irmãos nordestino, que ajudaram a construir essa grande cidade que hoje foi totalmente citiada pelas drogas e bandidos.
    Hoje mesmo, é noticia nos jornais que a região que o numero de empre mais cresceu, foi na região nordeste. Se essa a sua afirmação fosse a 20 anos atras, eu poderia concordar com vc. Mas hoje não.
    Embora eu ainda acho que SP, é o estado mais importante da federação em termos tecnologico. Mas não posso dezer o mesmo para educação, segurança e saude.
    Pela andar da carruagem, se a educação de SP, continuar do jeito que esta, logo logo, será ultrapassado pelos demais.
    Todos agora sabem grande problema de SP, é o PSDB/DEM. Eles eram o problema do Brasil. Não é mais e nem será.
    Há! Concordo com vc Sergio coment. 9. Os paulistano devem ter paciencia, os trens novos devem chegar. Mas se vão trafegar, ai, já é outra historia para os proximos capitulos do transporte de SP.

    Abr,

    SJ.

  9. Ontem,dia 13/05 havia uma superlotação e precisei acionar o botão de emergência de parada enquanto o trem ainda estava na estação e o mesmo foi ignorado pelo condutor do trem.Uma mulher havia machucado seriamente o braço e precisava de auxílio médico e não foi possível descer.O sofrimento dela se estendeu até o Tatupé onde com muito sacrifício con seguimos descer.porque não colocam mais vagões em cada trem já que sobra espaço nas plataformas.Os trens da linha de Itapevi possuem doze vagões,já as demais possuem apenas oito.

  10. A Polícia Ferroviária Federal foi criada 1852, durante o Império de D. Pedro II, e regulamentada pelo Decreto 1930, de 26 de abril de 1857, sendo assim, a primeira polícia especializada do país.
    Naquela época, as ferrovias eram o principal meio de transporte de cargas do país, tendo imensa importância para a economia nacional. Com o passar dos anos, a maioria das ferrovias brasileiras foi extinta ou privatizada.
    A Constituição Federal de 1988 igualou a Polícia Ferroviária Federal aos demais órgãos da Segurança Pública em seu art. 144, § 3º: “A polícia ferroviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais”.
    Como podemos observar a Polícia Ferroviária Federal exercia funções de polícia administrativa, como a fiscalização das ferrovias federais, através do patrulhamento ostensivo, o qual tem a finalidade de realizar o policiamento e a fiscalização das ferrovias federais.
    O Historiador Adinalzir Pereira Lamego (2007, p. 01)[1] relata a atual situação da PFF:
    Hoje, 155 anos depois, ela ostenta outro título, com bem menos glamour: o de menor polícia do mundo. A privatização das ferrovias brasileiras, em 1996, atirou definitivamente a Polícia Ferroviária Federal (PFF) no esquecimento: poucos sabem que ela existe, apesar da previsão constitucional. O efetivo de 3,2 mil homens antes das concessões se reduziu a 780, para fiscalizar 26 mil quilômetros de trilhos, destinados ao transporte de carga. (…)O último concurso para a corporação vai completar 18 anos e todo os seus agentes têm mais de 40 anos. (…) Seus comandados, depois das concessões das ferrovias, foram distribuídos para os ministérios dos Transporte e das Cidades. Hoje, parte deles fiscaliza o transporte de carga e outra, os trens de passageiros urbanos.
    O Departamento de Polícia Ferroviária Federal, assim como o Departamento de Polícia Rodoviária Federal, fazia parte do Ministério da Justiça. Porém, nos últimos anos, sofreu um processo de esvaziamento institucional, e acabou deixando de fazer parte do MJ, sendo seus servidores remanejados aos Ministérios das Cidades e dos Transportes.
    A PFF já foi chamada de Polícia dos Caminhos de Ferro, depois se transformou em Polícia das Estradas de Ferro, atualmente, é apelidada de menor polícia do mundo (LAMEGO, 2007).
    Então, a instituição de polícia especializada mais antiga do país está deixando de existir, tendo em vista que seus funcionários acabaram aposentando-se e o quadro funcional não foi reposto, sendo o último concurso público para a instituição realizado em 1989.

    esta intituiçao centenaria e seus agentes aguardam uma posiçao do órgaõ competente, para oferecer seus serviços . abraço a todos leitores.

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