“O Estrangeiro” vai resistir a renovação do Anhangabau

 

Estrangeiro

Por Marcos Paulo Dias
jornalista e ouvinte-internauta

Acabei de ler a informação publicada no Diário Oficial do Município de São Paulo, de 08/04/2011, que o prédio do Sindicato dos Comerciários na Rua Formosa , Vale do Anhagabau, foi desapropriado e será demolido pela Prefeitura. Na lateral deste prédio há um personagem batizado “O Estrangeiro” que parece estar só e perdido. É um grafite gigante, pintado pela dupla Gustavo e Otávio Pandolfo, mais conhecidos como Os Gêmeos.

O prédio começa a ser demolido neste mês, manualmente, como o foram o São Vito e o Mercúrio. Desconstrução que pode levar até três meses e não deve oferecer risco aos prédios tombados nas proximidades. O objetivo da prefeitura fazer ali o Complexo Praça das Artes, com mais de 28,5 mil m², conjunto de espaços culturais ligados por um boulevar, oferecendo novo visual ao Vale do Anhagabaú.

De imediato veio na memória, o registro que fiz no ano passado do personagem criado e pintado pelos Gêmeos. Segundo informação publicada no Diário Oficial, a prefeitura pretende manter a fachada do prédio onde funcionava o antigo Cine Cairo, edifício vizinho. A opção da prefeitura em manter a fachada do prédio onde foi o cine, embora ele não seja tombado, foi por conta da importância dele para cidade.

6 comentários sobre ““O Estrangeiro” vai resistir a renovação do Anhangabau

  1. Estou acompanhando a entrevista do Dep. Aldo Rabelo a respeito de como seria grave a substituição de até 20% da área plantada por mata e de como isso causaria êxodo rural. Fico me perguntando Marcos, sobre qual a contribuição da universidade e de seus acadêmicos, dos cientistas e da Ciência brasileira a respeito deste e do tema da ocupação urbana.
    O Dep. Disse que a SBPC recusou-se a participar do debate…
    Todo dia tem prédios novos sendo erguidos em São Paulo e muitos hectares de mata vindo a baixo pelo Brasil adentro.
    Tem condomínio despejando esgoto diretamente no rio Pinheiros e o êxodo continua com a sua conseqüência mais penosa bem do lado de fora de nossas casas.
    Alguma coisa não me cheira bem nem na explicação do Dep. Aldo, nem no fato de O Estrangeiro perder sua vista privilegiada do Vale do Anhangabaú.
    PS: O vale que já foi várzea…

  2. Carissimo Sergio

    Tudo o que a maioria esmagadora politicos “afirmam veementemente”, dizem, adoram aparecer com suas publicações e “grandes feitos” através da midia, etc e tal, a exemplo do Ilustre Deputado aldo Rebelo e demais companheiros, que tudo será feito e é feito “pró cidadão”, na minha sincera e honesta opinião é a mesma coisa que passassemos todos acreditar em papai noel, colhinho de páscoa, mula sem cabeça, cuca, saci pererê.
    Se os governos realmente proporcionassem qualidade de vida digna, trabalho, condições financeiras e materiais, para o pessoal do campo, do interior, certamente estes não migrariam para as grandes cidades.
    O exodo!
    Se os governos fossem mais sérios, politicos menos gananciosos, especuladores, favorecedores dos grandes lobbys em troca de patrocinios, financiamentos para suas camapnhas politicas, para depois obterem beneficios somente para êles mesmo, a historia seria outra.
    Mas como o que vale é o dinheiro, poder, posição, ganancia esqueçamos o resto em quanto perdurarem no poder.

    Ai cabe uma fraz ou citaçãoe muito utilizada na aviação.

    “Esqueça tudo que você sabe sobre empuxo e arrasto, sustentação, aerodinâmica e gravidade; o que faz um avião voar é dinheiro”.

    Grande abraço
    Armando Italo
    PS: me engana que eu “gostctho”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s