O resort da moda

 

Por Dora Estevam


 
O calendário da moda no Hemisfério Norte não para, já foram apresentadas e estão prontas as coleções intituladas Resort-Cruseiro. Isso significa que as grandes marcas internacionais de luxo que costumam apresentar-se duas vezes por ano já prepararam o aperitivo comercial.

Maio e julho são os meses que estas marcas costumam dar uma prévia e preencher as prateleiras com novidades. Assim as vendas são reforçadas e as clientes poderosas financeiramente, que viajam nesta época do ano, têm algo a mais para fazer nas férias: gastar, gastar e gastar com  roupas.
 
A coleção “resort” é uma estratégia que foi desenvolvida pelas marcas de luxo para ter quinzenalmente peças novas e, assim, não sair perdendo para os grandes magazines. O nome resort já diz tudo, refúgio destinado aos endinheirados. Pessoas com uma situação econômica privilegiada que durante a primavera fazem cruzeiros marítimos e se hospedam em luxuosos hotéis para aproveitar as férias – incluem-se no grupo, lógico, as celebridades.
 
O resort na prática sempre existiu, só que antes eram coleções de biquinis,  maiôs e roupas de festa para as consumidoras que viajavam para o Caribe, em especial, e outros países onde pudessem fugir do frio.
 
Agora, a pressão é maior, tanto dos grandes magazines quanto do consumidor. As coleções vão além dos biquinis e as peças já estão prontas na lojas sem necessidade de se passar pelo show room (local para pedidos de peças).
 
O resultado são coleções mais comerciais, sem fantasias, nas quais os estilistas misturam tecidos e fazem contrastes modestos, mas não menos feminino.

Confira os vídeos que selecionei para você:

Desfile da Chanel resort 2012

Desfile da MiuMiu
 

Inspire-se, também, no talento da coleção de Alexandre McQueen em destaque na foto de abertura deste post.

Sábado que vem tem mais.

Dora Estevam é jornalista e escreve sobre moda e estilo de vida , aos sábados, no Blog do Mílton Jung.

 

2 comentários sobre “O resort da moda

  1. A Moda com seus códigos, ou com a sua tradição, se apresenta.
    Toda vez que o mundo de complica, a Moda se simplifica.
    Tanto no show, quanto no produto.
    Largefeld e as irmãs Prada dispensaram holofotes e equipamentos de iluminação como também apresentaram produtos femininos enfatizando as formas e as matéria primas.
    Vestido e tailleur são bem vindos. Afinal, com tanta mulher no poder é hora de dispensar o look masculino.

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