A polêmica da Santa Cracolândia

 

Por Devanir Amâncio
ONG Educa SP

Santa Cracolândia

Usuários de crack reagiram com indignação ao serem informados sobre o apoio do cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, à obra ” Nossa Senhora do Crack”, do fotógrafo Zarella Neto. A imagem foi erguida na sexta-feira, 22/7, na parede de uma casa abandonada na rua Apa, Santa Cecília, e destruída no sábado de manhã por uma legião de viciados.

A intenção do artista era chamar atenção das autoridades para o ‘campo de concentração da Cracolândia’.

Germano Gerson,de 38 anos, o “Brasília”, viciado em crack há cinco anos, enquanto mostrava os cacos do que sobrou da imagem de gesso da Virgem Maria, acusou os envolvidos no caso da santa de zombar de Deus e da miséria humana. “Sou uma alma penada, como esta ao meu lado – enrolada num cobertor.”

A usuária Tati, 25, uma das mais exaltadas, pretende denunciar dom Odilo ao Vaticano por incentivo à profanação: “Ah, o bispo apoia .. vou na Lan House durante a semana… faço uma carta e envio por email ao Papa-, pode pegar a cópia do documento comigo… Se ele consagrou a ‘santa do crack’, ele (dom Odilo) deve ser enquadrado … Aqui não tem nenhum bobo, tem muita gente de cultura, que quer sair dessa. O pessoal está precisando é de clínica de tratamento e não de santa, e no mais, aqui tem seguidores de todas as religiões, tem até ateu… Respeito é bom! Eles esquecem que na Cracolândia vem professor, advogado, enfermeiro, jogador de futebol… em busca de crack. Eu não vendo, sou vítima, consumidora… como muita gente importante é. Fala pro bispo que a palavra… o apoio dele chegou tarde de mais, o diabo tomou conta de tudo… e o crack chega de bandeja.”

6 comentários sobre “A polêmica da Santa Cracolândia

  1. Nada mais natural que após duas administrações desse prefeito sego,insensível e bisonho a qualquer causa social toda a região central dessa cidade esteja tomada por zumbis.
    Mas também com gente tão importante apoiando o livre consumo de maconha que é substância nociva (a saúde a família e a sociedade) mais o alcool e o cigarro,juntos formam atores perfeitos para um filme que seria de terror se não fosse a santa desse cardeal.

  2. TUDO TÃO LAMENTÁVEL ; A DROGA FAZ A PESSOA SE DESCONECTAR DA DIVINDADE E PENSAR COMO A TATI , MAS , TENHO CERTEZA QUE NÃO É TARDE DEMAIS , AS PESSOAS CONECTADAS COM O AMOR SÃO EM NÚMERO BEM MAIOR. A BATALHA É DURA , MAS MEU ENTUSIASMO NÃO DIMINUI.

  3. Rosangela
    Pena que nossos politicos, poder publico não pensão assim e somente em si proprios, na fama, no dinehiro, legislam somente em causas proprias.
    Caso contrario não veríamos estes descalabros, inferno, desmando, pouco caso, desleixo, pessoas morrando a mingua por causa das drogas, zumbis e a terrível cracolândia.
    Só não fazem por que não quere, pois politicos tem “outros interesses mais importantes” por exemplo a construção de estádios para a famigerada copa de 2014, publicidade auto afirmativa, vender a cidade para construtoras, especulação imobiliária, destruir bairros inteiros, patrimonios publicos e historicos e dai por diante
    Para politicos os zumbis nada mais “são que probleminhas tipicos de cidades grandes”
    Amor, dedicação, olhar para carentes, saude publica, qualidade de vida, respeito ao cidadão, dignidade, honra por parte de politicos brasileiros?
    Cadê onde?
    Essa é uma outra estória que ficara sempre para depois.
    lamentavelmente.

  4. Bom Dia Milton e aos Colegas do Blog,

    Jose Vieira, eu concordo com vc, realmente o prefeito seus varsalos, foram e estão sendo inconpetentes para resoverem essa situação. Não devemos esquecer do governandor tb. Ele tem a sua grande parcela de culpa. Alias, a maior culpa é dele e do seu partido que governa esse estado a 20 anos.
    Agora esse artista que colocou essa imagem, teve uma ação bizarra. Eu acho que em um país em que a religão, é fundamentada, temos que pensar antes de tomarmos certas atitudes por mais boa intensão que ela tenha.
    Na minha opinão, se o puder publico não entrar ali, utilizando a educação, tratamento psicologico e consequentimento uma ocupação para aquelas pessoas, tirar de circulação os grandes abastecedores das drogas, não via ter outra solução. Não adianta arrumar imagerm de santa ou santo, não adianta fazer incertas policiais ou algo parecido.

    Abr.

    JR.

  5. .
    O amor, é o amor, este dizem ser o sentimento mais forte, que pode vencer qual quer coisa, é o que dizem.

    Mas o que VC entende por amor, o que sera que é amor???

    Penso e acredito que tal esteja por diversas formas em diversos lugares…

    acredito que as pessoas – cidadãos, seja estes quem forem, que fiscalizam, cobram, exigem do Estado, República Fededrativa do Brasil, nosso Brasil, respeito para com nós – o povo brasileiro, é sem sombra de dúvidas pessoas com muito amor, que conseguem ver que as coisas – vidas – nosso Brasil não mudara para melhor, não pelo menos para a maioria do povo brasileiro se a administração não se tornar realmente explícita, tal tem que ter ampla divulgação e difusão antes, durante e depois, nos trens, metros, onibus e lotações, estações dos mesmos e assim vai.
    Nossas bliotecas, sejam estas só bibliotecas ou em escolas ou outros deveriam e deverão estar abertas 24 hs por dia.
    Impossivel.
    Impossivel é apenas uma questão de opnião para quem tem força de vontade.
    Tudo que existe aqui no nosso Brasil é para nos o povo brasileiro, mas se não exigirmos nunca sera!!!

    Desde da década de 1980 eu pensava por que tinha crinças cheirando cola na rua e tentando bater carteira, roubar colar e etc…

    Imagine hoje, se o Sr.Bill Gates resolvese colocar toda essa galera em clinicas de verdade, com estrutura e equipe suficiente para assim ser,…

    …e o Sr Eike Batista desse oprotunidade para o milhares de catadores de lixo na cidade de São Paulo…

    …o que será que aconteceria???

    Muitos talvez pensem e digam:
    “Seria um milagre, uma paz, e…”;

    pois arrisco dizer que um tipo de problema de certa forma desaparecesse, entre aspas é claro, mas ai fico pensando,
    o que seria das pessoas envolvidas que vendem as drogas…

    e o que seria da secretaria de assistencia social, que no meu entender são só cabides de empregos, pois os que la estão, se preocupam-se com muitas coisa, menos com o social das pessoas que na rua estão…

    o que seria das empresas que dizem que prestam serviços para as pessoas em situação de risco e/ou moradores de ruas, sendo que tais não são contabilizados pelo nosso IBGE…

    …o que seria da USP e Santa Casa sem essas pessoas que tornan-se doadoras de seus corpos, pois estavam ainda com vida ou sobrevivendo e hoje ja não mais estão…

    …e assim vai, a lista é longa e os envolvidos que ganham com a miséria são muitos e que acredite ou não, muitos desses querem e mais gente – pessoas nesta situação!!!

    Mas tal vez, sabe-se la por que um sentimento possa vir a surgir o acordar nessas pessoas, um tal de amor e o Mundo ser melhor amanhã???

    Acredite no que quiser, o amanhã é um dia que ja deixamos de fazer muitas coisas que poderiam e /ou deveriam ter sidos feitas.

    “Do Povo, pelo Povo e para Povo”, um dia será!!!
    .
    ass: Douglas The Flash
    .
    http://eujafuiprejudicadoporservicospublicos.wordpress.com/
    .
    R!*18x3dc2pti025PacTimII25jul11AspPjSlEstM6fj5142933Seg
    .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s