Foto-ouvinte: Chafariz “revitalizado” na Nove de Julho

 

Por Marcos Paulo Dias

 

Chafariz

Já que a prefeitura não passou por lá, o artista foi.

O recado foi dado aqui no Blog do Mílton Jung, em 28 de maio de 2010, no post “Nove de Julho desrespeitado”:

O Túnel 9 de Julho pode ser considerado um patrimônio? Lancei a questão no Google e, logo, veio a resposta, no sítio da Prefeitura: ”Com 460 metros de extensão, foi o primeiro túnel da cidade e, durante muito tempo, considerado em símbolo da modernidade da metrópole.” Hoje, o que se vê por lá é muita sujeira, resto de alimentos, descaso e abandono. O chafariz permanece desligado, além do vazamento em um dos canos na parte interna. Acumula lixo e, também, água da chuva, o que facilita a proliferação de insetos. Moradores de rua usam o espaço como dormitório.

Voltei lá semana passada (21/09/11), um ano e quatro meses depois e a situção é a mesma, nada mudou. Melhor, pouca coisa mudou. Encontrei dois grafites, talvez com a intenção de contribuir com a revitalização do local ou chamar atenção para o descaso. Infelizmente não posso dizer o nome do artista, pois não tive a sorte de encontrá-lo. O que eu ainda não consigo entender é o descaso da Prefeitura com o patrimônio da nossa cidade.

9 comentários sobre “Foto-ouvinte: Chafariz “revitalizado” na Nove de Julho

  1. Imagino este lugar com o chafariz iluminado e muitas flores no entorno , custaria pouco e emanaria cuidado e Alegria .
    Acredito que até os moradores de rua iriam preservar a beleza do lugar.

  2. Isso não e novidade em São paulo
    A maioria dos monumentos, predios historicos estão nas mesmas condições aou ate piores
    Basta irem na Praça Ramos
    Até depreddação de monumentos acontecem
    Roubam partes para vender.
    O proprio centro da cidade, esta literalmente abandonado
    Sujo, imundo, fétido, escuro, inseguro.
    Parece que o centro acabou virando banheiro publico ao ceu aberto
    mas o que interessa agora é o PSB, construir mais predios, politicagem, e obviamente não podemos nos esquecer que todas as atenções dos senhores politicos estão voltadas somente para a copa de 2014.

  3. Uma pena que os Padrinhos do Kassab….. Odebrecht….Queiroz Galvão…… não fazem esse tipo de serviço, se não o Prefeito Kassab ja tinha contratado essas empreiteiras, ao custo de ….. Uma ponte talvez….

    Realmente, tem que ter Paciencia com as Sub Prefeituras….

  4. Quer revitalizar a área? Vai uma boa dica.

    Usar as calçadas da avenida 9 de julho, revitalizá-las e fazer uma Ciclovia ligando a região do Itaim até o centro, transformando a passarela de pedestre numa ciclovia compartilhada, como fizeram com o túnel de Santos. Leve pessoas a região, melhor maneira de revitalizar uma área

  5. André, sua observação sobre a ciclovia é muito importante, realmente necessitamos de mais ciclovias na cidade.Trabalhei muitos anos na região da avenida 9 de Julho e ficava admirado com a coragem dos ciclistas circularem numa avenida como aquela, movimentada, estreita , perigosa, onde diariamente ocorrem acidentes.
    abraço,

  6. Maria Lucia e Rosângela, realmente é muito triste…e o pior o descaso ocorre há anos, veja bem, em plena região central da cidade de São Paulo . Imagine nos bairros distantes da Capital.Se a gente for pensar, questionar como será que vai os hospitais,transporte coletivo, etc..
    beijos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s