Vereadores, irritados, criticam fiscalização do Voto Consciente

 


Texto publicado, originalmente, no Blog Adote São Paulo, da revista Época São Paulo

 

Vereadores no plenário da Câmara Municipal de São Paulo (foto: Arquivo da CMSP)

 

A proximidade do período de campanha eleitoral parece estar mexendo com os nervosos dos vereadores de São Paulo que, nessa semana, protestaram em plenário contra divulgação da lista de presença deles em audiências públicas. Um dos mais revoltados era Antônio Carlos Rodrigues (PR), ex-presidente da Casa, que não se contentou em usar o microfone em plenário para reclamar, agrediu verbalmente – e aos gritos – a coordenadora do Movimento Voto Consciente, Sonia Barboza, ao encontrá-la na sede da Câmara Municipal. O comportamento de ACR assustou as pessoas que estavam próximas, algumas temiam que algo pior pudesse acontecer tal o tom da reclamação do parlamentar. A dirigente, ao se sentir agredida, não deixou o vereador falar sozinho e exigiu que fosse tratada com respeito. Durante a sessão, ACR voltou a criticar o trabalho de fiscalização da ONG e pediu que a Mesa Diretora tomasse providências contra a entidade.

 

Além de ACR, os vereadores Aurélio Miguel (PR), Chico Macena (PT), Paulo Frange (PTB) e Tião Farias (PSDB) fizeram críticas, em plenário, à lista de presença nas audiências públicas, divulgada pelo Movimento Voto Consciente, com base em informações publicadas no site da Câmara Municipal de São Paulo. O vereador Adilson Amadeu (PTB) divulgou nota contestando declaração de Sonia Barbosa de que as audiências públicas são de mentirinha, apenas para cumprir o regulamento, no entanto, no próprio texto ele afirma que de oito reuniões nas quais deveria estar presente participou de apenas três: “Levando em consideração o peso dos temas e as características dessas audiências, não acredito que tenha deixado de atender aos anseios daqueles que represento”. Amadeu sugere que os veículos comunicação e o Movimento Voto Consciente façam campanha para promover as audiências públicas e aumentar a participação popular.

 

A irritação dos vereadores aumentou porque durante a quarta-feira, integrantes do CQC, programa da TV Bandeirantes comandado por Marcelo Tas, estiveram na Câmara e com a irreverência de sempre questionaram a ausência dos parlamentares nas audiências públicas, para reportagem que vai ao ar na próxima segunda-feira.

 

Algumas considerações finais: a agressividade de ACR não espanta, quando era presidente da Câmara expulsou integrantes do Voto Consciente da galeria do plenário por que a ONG protestava contra a falta de acesso a informações da Casa; retirar os dados do site será um desrespeito ao cidadão que tem o direito de saber o desempenho de cada um dos 55 parlamentares; promover as audiências públicas e aumentar a participação popular é obrigação da Câmara Municipal que tem, inclusive, verba para publicidade; o cidadão tem todo o direito de fiscalizar o trabalho do legislativo; e, por último, mas não menos importante, cara feia pra mim é fome – como dizia minha saudosa mãe.

7 comentários sobre “Vereadores, irritados, criticam fiscalização do Voto Consciente

  1. Alguns vereadores tratam as pessoas na Câmara como se estivessem em seus currais eleitorais, precisamos lembrá-los que não precisamos de coronéis para nos representar, precisamos de políticos sérios e comprometidos com os interesses da cidade e população.

    Não é a primeira vez que ACR protesta contra o Voto Consciente, aliás ele não é o único, o fato de terem seus trabalhos acompanhados pelo cidadão incomoda e pode prejudicar suas reeleições.

    Sou totalmente contra a perpetualização de políticos no cargo, acredito que a melhor opção seria descontinuar seus mandatos estipulando apenas uma reeleição para cada cargo.

    A reação dos vereadores só aconteceu porque o CQC esteve na Câmara, estes dados estão publicados no blog do Voto Consciente (http://movimentovotoconsciente.blogspot.com/) e transcrito no blog do site do Adote um Vereador-sp (www.adoteumvereadorsp.com.br) desde 09/02, será que eles desconheciam a matéria?

    Fica aqui minha solidariedade a Sonia Barboza pelo ocorrido, respeito é bom e faz bem a saúde.

  2. Apenas repudio ao ato destes vereadores, ELES TEEM SIM DE SER SEUS PONTOS VERICADOS NO TRABALHO SIM, ELES SERVEM AO MUNICIPIO E NÃO O MUNICIPIO SERVE A ELES.

    Repito tem de ser fiscalizados sim !!!!!!

  3. Bom Dia Milton e aos colegas blogueiros.

    Milton esses veriadores vagabundos e sansuga do nosso dinheiro, não querem dar informações das suas ações? Afinal de contas essse vagabundos são nosso empregados. Eles tem que dar informações sim, eles são sustentados por nós e ainda acham ruim quando são solictados deles, o que eles deveriam e devem informar sem precisarmos esta pedindo. São muita cara de pau não é verdade?
    Comclamo a população da cidade de SP, para lembrar bem deles em Outubro/12.
    E sugiro ao pessoal do voto conciente, para estamparem fotografias deles para toda comunidade.
    Lembram dos senadores: Arthur Virgilio, Tasso Geresstti, Heraclito Fortes e agora o senador D. Torres? O Torres recebeu um presente de casamento do cachueria no valor de 30 mil reais e tem até radio nextel paraticular para falar com o mesmo. Eles subiam ao pubito do senado e falavam em alto e bom tom das falcaturas do governo. O senador Artur Virgilio chamou os ministros do presidente Lula até de camarilha. Depois ficamos sabendo que ele gastou 400 mil da nossa grana para mandar um de seus acessores para estudar na Espanha.
    A população brasileira, lembrou muito bem deles e agora, vai lembra do Torres.
    Milton, temos que alertar os eleitores paulistas, essa gang que esta surrupiando e corroendo os pilares dessa cidade/estado tem que sair, vamos colocar outras pessoas, vamos dar vida nova para SP.

    Bom Fim de Semana a todos,

    JSS.

  4. Foi um episódio lastimável, sem a menor duvida, foi.
    Estar presente a uma dessas sessões é muito difícil primeiro por causa do horário em que elas acontecem. Para a população, acompanhá-las no auditório é tarefa realmente difícil porque entre 10 e 16h não são muitos os que podem deixar seus afazeres para estar ali. Os horários não mudam, embora o propósito dessas sessões, seja justamente a presença do Povo.
    A Sonia, tem feito isso faz dez anos e ainda assim, teve que passar pelo constrangimento de ouvir gritos e ser desrespeitada por quem deveria antes mais nada, assegurar-se de que os projetos que estavam sendo colocados para a apreciação da população, eram claramente explicados.
    Tudo para descobrirem depois, que as presenças apresentadas no relatório do Voto, que é feito a partir de dados do próprio site da Câmara, continha erros por culpa dos erros que se apresentavam no site da mesma Câmara.
    No áudio do pequeno expediente do dia 14, alguns vereadores fazem questão de lembrar que a população é levada a desinformação por causa de erros na página oficial daquela Casa.
    Uma vergonha. Vergonha ainda maior, é ter que escutar da tribuna, pedido de providencias contra a ONG e contra ela. Coisa que tem se tornado rotina a cada avaliação que o Voto faz. Que não concordem e que apresentem as suas considerações, entendo…Tentar diminuir ou coisa pior, cercear o acesso do Voto ou de quem seja, de jeito nenhum!!!
    Como se na Democracia, o desrespeito a um, não correspondesse ao desrespeito a todos. E como se a única providencia a ser tomada, não fosse corrigir a página e pedir desculpas a toda a população.

    O áudio pode ser encontrado na página do projeto Adote um Vereador.

    abraços

  5. Graça a DEUS a Marta não é candidata senão essa benção estaria la no Senado, espero realmente que a população faça uma grande renovação naquela casa.

  6. Politicos devem ser sim vigiados, marcados homem a homem
    Afinal somos nós que pagamos os seus escorchantes salários para não fazerem nada em pró a população, seus eleotores
    O que querem é mamar nas tetas do governo.
    Querem ganhar no mole sem que ninguem os cobre.
    Ledo engano, porque cobramos sim
    Essa turma de sem vergonhas, descarados, covardes tem que por sim a suas carinhas barbeadinhas ou com barbas bem aparadas bem barbeadas para bater.
    Ficha limpa já neles!
    Estão com medo de que?
    Quem não deve não teme!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s