O cidadão fez política em um dia especial na Câmara

 

Câmara Corrupção

 

Acostumado às galerias vazias, comissões esvaziadas e audiências públicas sem muito “Ibope” (desculpa, aí, não é provocação), a Câmara Municipal de São Paulo viveu um sábado especial com dois eventos populares em suas dependências. A Consocial Livre, que colheu propostas para o evento nacional de onde se pretende ter um país mais transparente e com atuação mais firme da sociedade, e o II Congresso de Combate a Corrupção, organizado pelo #NasRuas, o mesmo grupo de cidadãos que mobilizou, pelas redes sociais, manifestações pelo Brasil inteiro. Neste último, para o qual fui convidado e participei, o encontro foi no mesmo plenário em que vereadores se reúnem todas as semanas para discutir e votar projetos de lei. Em lugar de parlamentares, cidadãos estavam sentados nas confortáveis poltronas que não foram suficientes para receber todos os participantes do evento – muitos se ajeitaram em cadeiras que estavam mais ao fundo. E, lógico, por lá estiveram, também, os fieis voluntários da rede Adote um Vereador, Alecir Macedo e Cláudio Vieira. Na mesa onde os trabalhos são coordenados, estiveram juristas, advogados, cientistas políticos, procuradores, jornalistas, entre outros tantos convidados que debateram ações para tornar a política mais próxima dos anseios da sociedade. Ali se falou em impunidade, imunidade, foro privilegiado, cidadania, ética, educação política e da necessidade de se criar uma Lei Nacional de Corrupção.

 

Fiquei bastante impressionado com a organização e mobilização do grupo que está a frente do #NasRuas. Levar aquela quantidade de pessoas para dentro do plenário demonstra que é possível fazermos uma discussão séria sobre o que se pretende do País. Algumas ideias surgiram e outras foram deixadas de lado com base nos argumentos apresentados pelo elenco de especialistas. É muito cedo para sabermos quanto se avançará ainda neste processo, porém a população dentro do plenário foi de um significado e tanto para mim que – e você, meu caro e raro leitor, é testemunha disso – sempre defendeu a ideia de que cabe a nós, cidadãos, fiscalizar, monitorar e acompanhar cada passo dos políticos que elegemos para construir a política que queremos.

7 comentários sobre “O cidadão fez política em um dia especial na Câmara

  1. Todos os municípios do brasil deveriam imitar o Adote um Vereador a exemplo do que ocorre em São Paulo. É pela casa da gente,entenda-se como tal o município onde vivevemos, que começa a fiscalização.

  2. Milton

    Realmente foi um dia especial. Acompanho o seu trabalho há muito tempo e admiro bastante. Acompanho também os trabalhos do “Adote um Vereador”, o qual tive o prazer de conhecer pessoalmente o Alecir Macedo (só o conhecia pelo twitter). Me integrei ao movimento NasRuas no início do ano. Enfim, a satisfação em ver todos reunidos no II Congresso Contra a Corrupção discutindo ideias em prol desses objetivos tão nobres foi realmente gratificante. Saí de lá satisfeitíssima. Espero ver isso muitas e muitas outras vezes. Um abraço.

    • Maria Claudia,

      Fiquei impressionado com a capacidade de organização deste grupo. Mobilizar todas aquelas pessoas que lá estiveram presentes, é coisa para poucos. Que novos debatem ocorram.

  3. Prezado Milton, realmente foi de um BRILHANTISMO tremendo, vermos CIDADÃOS COMUNS nos LUGARES do Vereadores, todos ali estavam realmente PELA CIDADANIA E PATRIOTISMO…Realmente foi EMOCIONANTE…
    Os covardes nunca começam, os fracassados nunca terminam e os VENCEDORES JAMAIS DESISTEM !!! Então há esperança em PROL de um BRASIL DECENTE !!!
    Ass
    Marcello Reis
    Fundador Revoltados ON LINE

  4. BONITO TRABALHO DE TODOS OS PARTICIPANTES DESTA ETAPA DA CONSOCIAL AQUI EM VÁRZEA GRANDE NOS FIZEMOS REPRESENTADOS PELO PESSOAL ELEITO POR CUIABÁ -MT, QUE SE MOSTRAM INCANSÁVEIS CUJO O QUAL PARABENIZO, AGORA NOSSO AMIGO MARIO ESTA DE BRINCADEIRA MISTURAR UM TRABALHO SÉRIO COM PETRALHAS…PARA COM ISSO, DO MAIS POR TODO AQUELES QUE SE DISPÕEM, POR UM BRASIL MELHOR FICA AQUI MEUS PARABÉNS E A MINHA PARTICIPAÇÃO INCANSÁVEL NESTA LUTA.

Deixe um comentário