“Para começar o processo de conquista do cliente tem de acertar qual é o público alvo, qual é o seu perfil, entender o que ele quer. Não dá pra fazer tudo para todos, é preciso me tornar melhor para algum público especificamente”. A afirmação é do consultor e especialista em gestão de relacionamento Agnaldo Lima, entrevistado do programa Mundo Corporativo, da rádio CBN. Ele conta experiências de empresas na relação com seu público e alerta para a necessidade de se traçar estratégias diferentes para conquistar e para manter clientes. Lima é autor do livro “Como conquistar, fidelizar e recuperar clientes”, lançado pela editora Atlas.
Esta entrevista está disponível apenas em áudio:
O Mundo Corporativo vai ao ar às quartas-feiras, 11 horas, no site da CBN. O programa é reproduzido aos sábados, no Jornal da CBN.
Entrevista das melhores que ouvi. As empresas precisam entender a importância do valor do cliente e aplicar ferramentas de gestão para tornar esta relação mais interessante para todos. Saindo pra comprar o livro e levar oportunidades para nossos clientes, assim aumentaremos o relacionamento e os resultados. Sucesso a todos!
@magno0692
Excelente a colocação sobre o primeiro passo ao montar uma estratégia. Quer para lançar uma nova empresa ou produto. Quer para reposicionar marca existente.É preciso definir o consumidor que irá ser oferecido o produto ou serviço.
No ramo da moda ainda se observa estilistas lançando marcas com produtos que são dirigidos pelo gosto pessoal, sem levar em consideração o consumidor alvo.
Com relação a questão do Ponto Comercial, não basta o ponto. É preciso atender ao Marketing Mix, ou seja, os Ps : Publico,Produto, Ponto,Preço,Propaganda e Promoção. Teoria originada da excepcional obra de Jerome McCarthy em 1960, e avalizada até hoje pela prática inquestionável.
A respeito do varejo, as observações feitas estão fora do contexto técnico. Hoje ao lado de operações amadoras existem inúmeras profissionais com trabalhos intensos no relacionamento e fidelização de clientes.
É uma área em que tenho atuado há mais de 40 anos e exemplos aos montes estão no mercado.
Quanto ao escritor francês citado, trata-se de Gilles Lipovetsky, autor também entre outras obras do best seller “O Império do Efémero, a moda e seu destino nas sociedade modernas”.
Carlos,
Sempre importante sua avaliação pois agrega informação ao Mundo Corporativo. Entendo que está mais do que na hora de você dedicar-se a escrever uma coluna específica sobre o assunto (sem prejuízo a sua coluna semanal aqui no Blog, é lógico). Aliás, quero contar com você, também, no grupo “Mundo Corporativo na CBN”, que criei no Linkedin para abrir novo espaço de discussão com os ouvintes-internautas.
Milton, estou à disposição. Pela qualificação do espaço e do editor será uma boa oportunidade para a troca de idéias.