Mundo Corporativo: o que seu sucesso tem a ver com o frescobol

 

As empresas que investem na ideia da cooperação já estão ganhando mais por isto. De acordo com o presidente do Instituto de Marketing Industrial José Carlos Teixeira Moreira pesquisas mostram que “as companhias que estão no foco do cliente, não as que perguntam o que o cliente quer, mas as que sabem o que ele precisa, vendem seus produtos de 5 a 27% acima do preço de mercado”. Nesta entrevista ao Mundo Corporativo da CBN, José Carlos Teixeira Moreira chama atenção para lições que as corporações devem aprender observando a natureza e o ser humano. Em uma das suas metáforas, mostra como o frescobol pode ajudar a entender as novas relações de trabalho.

 

 

O Mundo Corporativo vai ao ar às quartas-feiras, às 11 horas, no site da rádio CBN, com participação dos ouvintes-internautas pelo e-mail mundocorporativo@cbn.com.br e pelo twitter @jornaldacbn. Aos sábados, o programa é reproduzido no Jornal da CBN.

Um comentário sobre “Mundo Corporativo: o que seu sucesso tem a ver com o frescobol

  1. Acredito que há uma falácia no raciocínio quando se elimina a competição. Não vejo como se possa fazê-lo em um regime capitalista. Não podemos confundir competição saudável com a ilegal ou predatória, assim como não é boa meta a maximização em detrimento da otimização.
    Outra falácia é esquecer a segmentação de mercado, pois há consumidores em que o preço é essencial.
    Hoje num mercado competitivo as empresas que praticarem preços irreais serão banidas pelos consumidores e pelos concorrentes.
    Encantar o cliente é condição necessária, mas não suficiente. É preciso ir além, há que surpreendê-lo, como por exemplo a Apple tem feito.
    O jogo indígena de peteca antecedeu certamente o frescobol, e realmente partia do princípio da cooperação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s