De espaço

 

Por Maria Lucia Solla

 

 

Espaço é um pedaço de espera a ser preenchido.

 

Esperança e espaço parecem não ter nada em comum, a não ser uma ou outra letra do alfabeto alinhada na mesma direção, mas esse olhar é o da falta de atenção. Espaço e esperança vivem por aí, de mãos dadas, independentes do tamanho.

 

Já tive muito espaço disponível que era pura esperança e tive esperança tão desmesurada que não havia espaço que a acolhesse.

 

Queria uma poltrona no meu quarto, e uma luminária que incidisse sobre a leitura, e só sobre ela. O que não aconteceu porque o espaço encolheu.

 

O espaço externo encolhe, diminui, se acanha, enquanto o interno se alarga irritante, assustadora e indefinidamente. Tão indefinidamente que me perco, e não me encontro em mim.

 

Perco-me na solidão que insiste em se apoderar do espaço, e me procuro na forma disforme, invisível e inatingível da esperança.

 

Não encontro nada.

 

Talvez porque sempre tenha mantido o olhar nas estrelas, enquanto meus pés mal tocavam o chão.

 

Já me despojei do espaço, agora só falta mandar embora a esperança.

 

Por falta de espaço.

 


Maria Lucia Solla é professora de idiomas, terapeuta, e realiza oficinas de Desenvolvimento do Pensamento Criativo e de Arte e Criação. Aos domingos escreve no Blog do Mílton Jung

6 comentários sobre “De espaço

  1. O pior espaço é o da maldade

    Maria Lucia Solla, o drama dos pobres é a falta de espaço, embora terem esperança de sobra.

    Sábado, 21. 09, em uma quermesse de rua no Capão Redondo, periferia da zona sul de São Paulo, uma mulher reclamava, sem preconceito, na mesa, que precisava de mais espaço enquanto toma uma batida mestiça.

    ” Estou sem espaço em casa . A crianças estão crescendo . Como vou fazer amor com meu marido. A casa tem um quarto, cozinha e banheiro. Não ficamos à vontade, estou me sentido sufocada… Não aguento mais pagar motel. Final de semana é impossível namorar em casa.”

    Com o relato da mulher lembrei-me do “Espaço Opressor”, de Milton Sabbag Junior.

    A briga no mundo é por espaço. Espaço físico, territorial, profissinonal e até moral. Busca-se e luta-se por espaço até no fundo do mar. Quando cerca de mil jovens dependentes do Bolsa Família foram dispensados do Serviço Militar no Campo Limpo/Capão Redondo. Perguntaram ao instrutor do Exército se poderiam ser convocados um dia. O professor respondeu : “Vai depender do sucesso do pré – sal.”
    Espaço é poder. Cada pessoa busca de um jeito. Ética e espaço seria bom tema de uma palestra até para crianças. Dia desses um garotinho, na favela Paraisópolis, para chamar atenção – ter seu espaço de maldade entre os grandes – amarrou uma lata no rabo de um vira -lata. Robou a cena no pobre espaço . Todo mundo achou divertido, alguns ficaram surpresos ao ver o cão judiado descendo a rua com uma lata amarrada no rabo – o barbante . A lata saltava de um lado para o outro. O cachorrinho passava e até homem velho batia os pés.

    Ainda no Capão Redondo , um homem é conhecido por jogar bomba estrondosa na ‘roda da fumaça’ em frente à sua casa. Cada um vai para um lado, e o homem grita : ” Meu espaço é sagrado.”

    E o espaço emocional ? É o mais complicado, o mais difícil de todos os espaços. Dele depende a conquista de novos espaços – para o bem ou para o mal.

    O pior espaço é o espaço da maldade humana.[…]

  2. Farina,

    concordo com você, e gosto de todos eles: esperança, fé, saúde, força, humor e sonho. Quero todos na minha vida, sempre.

    Mas neste momento, preciso dosar a minha esperança, trazê-la mais para perto de mim e da minha realidade.

    Os ajustes necessários de sempre.
    Revisão geral, sabe como é.

    Beijo e ótima semana,

  3. Olá, Devanir Amâncio,

    que prazer ter você aqui com a gente!
    Andei passeando pelos Trilhos Urbanos e por notícias da ONG Educa São Paulo, e quero te parabenizar pelo trabalho.

    Bem, mas olhando o teu texto do comentário… ética e espaço para crianças? Maravilha! com certeza vão instruir os pais, ou ao menos começar uma linhagem nova.

    Volte sempre.

    Beijo e ótima semana,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s