Por Carlos Magno Gibrail
As árvores que ocupavam o espaço destinado à obra dos edifícios da Cury construtora já não existem mais. Tratores e serras elétricas se incumbiram eficientemente da tarefa de devastar mais um pedaço de natureza da cidade.
O cidadão que não esmoreceu ante a ameaça de destruição, agora de posse da realidade da destruição efetivada, marcou posição na quarta-feira, da semana passada, e nesta segunda-feira com manifestações públicas. Ao mesmo tempo acionou o Ministério Público Estadual e recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo.
Daí a Promotora de Justiça Teresa de Almeida Prado Franceschi e da Analista da Promotoria I Natalia Rosa Pelicciari ajuizaram ação civil pública contra o Munícipio de São Paulo, Monterey Incorporadora SPE Limitada e Guaira Materiais de Construção e Administração Ltda. Com o objetivo de apurar os danos causados em meio ambiente protegido. E,impedir que a devastação continue em outras partes da área.
De outro lado, a causa acolheu o reforço do vereador Gilberto Natalini do PV, e ex-secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente da atual Administração. Natalini, quando secretário, procurou cassar a licença do empreendimento, mas a municipalidade julgou que não tinha direito legal para tanto. Natalini em agosto saiu da equipe de João Doria por suspeitar de compensações ambientais efetivadas de forma irregular.
Gilberto Natalini mantendo o apoio à causa entrou com Ação Popular, com pedido de liminar.
A expectativa é que as liminares encaminhadas possam ter a mesma eficiência e rapidez que os tratores e moto serras tiveram ao derrubar árvores e destruir nascentes.
A esperança é que se possa recuperar através de novo plantio a exuberância da mata perdida.
A dúvida é que se o dito popular “A justiça tarda, mas não falha” ainda vale no combalido Brasil de hoje.
Carlos Magno Gibrail é mestre em Administração, Organização e Recursos Humanos. Escreve no Blog do Mílton Jung, às quartas-feiras.
Eu, como cidadã agradeço pelo apoio a esta causa tão nobre!
Enquanto a prefeitura não se preocupa com a preservação das áreas verdes, cabe ao cidadão lutar por esse direito!
@jdoriajr
#salveoparquelinearcaxingui
#doriamotoserra
@parquelinearcaxingui
#zepamsempredio
#motoserradestruindozepamemsp
#motoserradestruindoparquecaxingui
#doriadecepção
Marcia Bellon, a preservação da natureza é sempre motivadora. Principalmente quando se vê que interesses pecuniários prevalecem, em coerência maléfica com os sistemas vigentes no Brasil.