“O CEO ou o líder de uma área específica que dominar a arte de trazer as relações e o propósito balanceados dentro dessa equipe é o líder que vai fazer com que haja mais engajamento e a CNV é um caminho para isso” —- Liliane Sant’Anna
A Comunicação Não Violenta é o caminho pelo qual é possível tornar as relações de trabalho e pessoais mais honestas, transparentes e produtivas. O conceito desenvolvido pelo psicólogo Marshall Bertram Rosenberg tem ajudado empresas a engajar seus colaboradores e a direcionar a energia dos profissionais para atividades mais saudáveis e colaborativas. Em entrevista ao jornalista Mílton Jung, no programa Mundo Corporativo, da CBN, Liliane Sant’Anna falou da importância de se investir nessa estratégia:
“A CNV no mundo do trabalho faz com que a gente traga empatia, honestidade, de maneira autêntica para que a gente consiga perceber quais são os propósitos individuais de cada um, como alinhar esses propósitos e como trazer estratégias para que a gente vá para a mesma direção”
Sant’Anna diz que a Comunicação Não Violenta, ao contrário do que se imagina, não foi desenvolvida para eliminar conflitos, mas para identificá-los e buscar uma solução a partir das diferenças que existem no relacionamento com o outro. Para ela, isso é um mito que precisa ser superado, pois quando se traz o conflito à luz, a relação se torna mas autêntica:
“O que acontece quando a gente evita conflito é que a gente deixa a nossa autenticidade, a gente vai cedendo e vai deixando algumas necessidades nossas de escanteio. E isso vai fazendo com que a gente fique ressentido e no final das contas a relação não se sustenta”
Sem medo, vergonha ou culpa, aumenta a confiança e a possibilidade de a equipe de trabalho identificar e alertar para erros que possam estar sendo cometidos por líderes ou colegas. Sant’Anna explica que existem quatro elementos que compõem a ideia central da Comunicação Não Violenta: observação, sensação, necessidades e pedidos:
“Se estou com essa auto-observação e voltada a entender e diferenciar o que é minha avaliação e o que são as necessidades da realidade, aí sim eu tenho como conversar sobre os meus pedidos e não necessariamente as minhas exigências”.
O Mundo Corporativo pode ser assistido, ao vivo, às quartas-feiras, 11 horas, no Twitter (@CBNoficial) e na página da CBN no Facebook. O programa vai ao ar aos sábados, às 8h10, no Jornal da CBN, e domingo, às 10 da noite, em horário alternativo. Colaboraram com o Mundo Corporativo: Gabriela Varella, Rafael Furugen, Bianca Kirklewski e Priscila Gubiotti.