Conte Sua História de São Paulo: São Silvestre, a corrida que transforma a cidade

Beth Andalaft

Ouvinte da CBN

Foto de RUN 4 FFWPU

31 de dezembro de 2024.  Avenida Paulista. Oito horas e cinco minutos. Pela décima sétima vez, ao som de Chariots of Fire (Carruagens de Fogo), estou na largada da corrida de São Silvestre. Pela décima sétima vez terei a oportunidade de correr nas principais ruas de São Paulo, livre da agitação cotidiana, das buzinas dos carros avançando sinais, dos gritos de camelôs, do atropelo dos apressados pedestres.

As passadas são de milhares de corredores amadores que percorrem as ruas paulistanas, fantasiados ou não, ocupando-as de maneira inimaginável em dias normais, aqueles dias em que a cidade é uma máquina a pleno vapor.

Paulistana raiz, moradora do Tatuapé, na zona leste, sempre cruzei a cidade de ônibus, metrô ou a pé, a caminho do estudo e do trabalho. Mas só quando comecei a participar de corridas de rua, consegui uma visão geral de São Paulo. Livre de carros, ônibus e caminhões. Ruas inteiras à minha disposição. Uma maravilha, com o ápice na São Silvestre. 

Agora, é preciso  reconhecer que a cidade generosa me permite correr em treinos por alguns trechos do meu bairro. Uma praça com frondosas árvores frutíferas torna-se uma pista de corrida. O que comprova que São Paulo consegue ser múltipla e, mesmo com seus problemas, abriga a todos.

Ouça o Conte Sua Histórai de São Paulo

Beth Andalaft é personagem do Conte Sua História de São Paulo. A sonorização é do Cláudio Antonio. Vamos comemorar juntos mais um aniversário da nossa cidade.  Escreva seu texto é envie para contesuahistoria@cbn.com.br. Para ouvir outros capítulos visite o meu blog miltonjung.com.br e o podcast do Conte Sua História de São Paulo.

Deixe um comentário