Canto da Cátia: Fogo contra a água

 

Ônibus incendidado no Itaim

O córrego do Lageado, no Itaim Paulista, zona leste, voltou a encher com o temporal do fim da tarde de terça-feira. E os moradores do entorno, também. Não aguentaram mais uma enchente na região e resolveram protestaram da pior maneira: colocaram fogo em dois ônibus que passavam por lá. Houve barricada na Estrada Dom João Néri, que foi bloqueada. A polícia chegou e houve mais confusão ainda. A Cátia Toffoletto foi lá hoje pela manhã encontrou o cenário acima e um monte de gente incomodada com as perdas que resultam da falta de estrutura.

4 comentários sobre “Canto da Cátia: Fogo contra a água

  1. Na minha opinião existem dois lados errados. Um lado são os próprios moradores, claro, concordo que eles não tem muitas opções, mas eles sabem (e sabiam na época que invadiram a área) que a região alaga, bem como disse uma entrevistada, que mora a 30 anos nessa região e diz que sempre tem caso de enchentes. O outro lado, que eu acho que esta mais errado que os próprios moradores, é a prefeitura, sabe de todas as regiões que tem problema de alagamento, a muito tempo, não fez nada para que estas regiões não fossem invadidas e ainda por cima cobra IPTU destas pessoas, que se não for todas, a maioria não tem nem um documento de propriedade do imóvel (todos ilegais). Quero reforçar que não estou culpando esta gestão ou outra anterior, estou a prefeitura como um todo.

  2. De certo que a cidade de são paulo, além do caos e do colapso que se tornou, está ainda um lixão céu aberto, corregos transbordando, ruas avenidas, morros desabando sobre bairros desenvolvidos em áreas de riscos permanentes e por ai vai.
    Porquê acontece tudo isso nesta cidade que um doi dia foi o glamour?
    Porquê a ganância politica, os descasos politicos, a expeculação imobiliaria que favorecem lobbys formados por construtoras, imobiliárias, incorporadoras livres para construirem as suas horrendas torres cada vez mais altas, destruidores do meio ambiente, erguidos em qualquer terreninho, onde antes era possivel construir somente residencias e pequenos predios, por sinal foram e são os predios os que mais contribuiram para o caos, os colapos, pela falta de qualidade de vida, etc.
    mas não fica por ai!
    O povo que ainda não aprendeu a votar, povo mal educado, que joga lixo em qualquer lugar da cidade, que constroi a periferia em qualquer lugar, “por falta de outros mais atrativos” as vistas de todos, das autoridades da cidade, constroem palafitas e casas nas margens de rios, jogam tudo que é porcaria nos rios, represas de garrafas pet, a carcaças de automoveis.
    O população das classes mais privilegiadas também dá os seus maus exemplos, jogam latas de cerveja pelas janelas de automoveis, papeis, e outras coisas.
    Porque permitiram que a favelização fosse se desenvolvendo ao longo dos anos nas margens de rios, represas, encostas de morros?
    Será que nenhuma das autoridades máximas da cidade do passado e do presente não sabiam da existencia de construçlões e locais totalmente inadequados?
    Ou será ainda que quanto mais cresce e desenvolve a periferia, melhor para os espertos e oportunistas politicos, que desta forma e estratégia, poderão, terão mais “subsídios” para prometer mundos e fundos para os pobres, miseráveis, em épocas pre eleições e assim ganham mais votos er conseguem se elegerem?
    Quem terá a coragem de limpar a cidade do jeito que está, se for possível tal ação, imunda, fétida, totalmente desorganizada, caótica, a cada chuva um novo colapso, a cada dia mais mendigos desemparados perambulam pelas ruas de São paulo sem eira nem beira e assim satisfazem suas necessidades onde bem entendem?
    Algum vereador, ex vereador, ex prefeito, ex administrador regional, deputado estadual poderia nos reponder por favor todas estas questões que literalmente acabaram com a cidade de São Paulo.
    Não adianta agora, para tataprem o sol com a peneira, politicos em geral de são paulo e os de fora também, quererem nos dizer e tentar argumentar que a cidade de são Paulo é linda maravilhosa, só porque possui exelentes salas de cinemas, teatros, cozinha internacional, vasta rede hoteleira, possui lindos parques e piscinas publicas, quando estão funcionando obviamente, locais estes normalmente entopetados de gente, que o finado e confinado no Anhembi carnaval paulistano, verdadeiro show pago e caro a ceu aberto é o segundo mais bonito do planeta.
    Esta na hora senhores politicos, de pararem de ficar contando estorias da carochinha, inventando moda somente “para inglês ver”, de tentarem enfiar a todo custo na cabeça do cidadão paulistano que paga uma das maiores taxas de impostos do planeta que está indo tudo bem com a cidade de São Paulo, “informado as suas nobres ações”, através de caríssimas publicidade veiculada na midia em geral paga pelo proprio cidadão, que mais parece um teatro, trágico se não fosse cômico.
    Se são paulo fosse realmente uma cidade tão, linda e agradável como politicos adoram tentar enfiar am nossas cabeças a todo custo, agradável para o povo paulistano, não sairiamos, fugiriamos todos nos feriados e finais de semana debandando para praias, cidades do interior e outros estados, mesmo tendo que enfrentar horas a fio nos terriveis e sofríveis congestionamentos existentes nas saidas e nas estradas.
    Até inicio da década de oitenta São Paulo foi sim uma linda cidade.
    Hoje dá vontade de chorar de ver como a nossa cidade acabou morrendo por causa dos maus tratos.
    Causados pelos politicos que administraram e pelos atuais, vale lembrar que pegaram o bonde andando e nsinceramente não tem competencia para dirigir uma cidade como São Paulo.
    Sejam de que partido forem.
    Até quando vamos ter que suportar?

  3. Concordo com o Armando. nossa cidade nçao tem pessoas competentes para governar..Sofremos nós o povo. este ano tem eleição. e vou fazer a minha parte. abraço Milton, Armando, Frederico e Catia.

  4. Condeno totalmente protestos assim,quando queimam
    ônibus,além da causarem prejuizos para a empresa de transporte,as pessoas ficam menos condução coletivo e
    além disso,os danos serão considerados na planilha de custos,dos próximo aumentos de tarifas.

    Porquê as pessoas que participam de protestos assim,não recorrem à Justisça?

    Tem medo,pois uma parte,provavelmente que coordena as
    manifestações são marginais. -As atitudes me fazem crer nisso.

    Kolonezy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s