Webcidadania valoriza internet na campanha eleitoral

 

Ouça entrevista com Henrique Parra, do Voto Consciente, sobre wevcidadania, em Judiai (publicado às 14h40)

Há uma aparente decepção com o efeito da internet nas eleições 2010. Super-valorizada desde o fenômeno Barack Obama nos EUA, apostou-se que a web seria arma decisiva na campanha que se iniciou há 15 dias.

Na Folha, segunda e hoje, duas análises que põem em dúvida o potencial da internet na eleição. O professor de filosofia da USP Vladimir Safatle disse que a promessa política da internet não se realizou com base em estudos feitos em 2006 e 2008. E o jornalista Alec Duarte escreveu que “a campanha é atropelada pela militância e parece vazia”.

Nesta semana, Marina Silva (PV), quem estaria mais disposta a colher frutos do palanque digital, promoveu um “twittaço” para chegar a marca de 100 mil seguidores. Não obteve, ainda, o mesmo resultado para melhorar a arrecadação na campanha. Aliás, o Estadão de domingo mostrou que os partidos não sabem bem como gerenciar a entrada de dinheiro pela rede.

É cedo, no meu entender, para avaliarmos a influência da internet nas campanhas e na qualidade do debate político. Mas temos sinais positivos na rede.

Segunda-feira, 26.07, um momento importante com o 1º Debate On Line, promovido pelo Terra, IG, Yahoo e MSN, às 3 da tarde. Serra (PSDB) e Marina (PV) confirmaram presença. Dilma (PT) está relutante – uma pena.

Sabatina com candidatos a Deputado Estadual

Em Jundiai, interior de São Paulo, um grupo de cidadãos tem promovido movimento interessante a partir da internet para envolver candidatos aos cargos legislativos com o projeto “Responda, Deputado !”. Semana passada, políticos da região que disputam vaga para o Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa participaram da sabatina organizada por ONGs, movimentos sociais e moradores da cidade.

Além de responder perguntas ao vivo, os candidatos foram convidados a abrir perfil no site Cidade Democrática, onde passaram a ser questionados pelos eleitores. “Como as perguntas e respostas ficam registradas de forma pública, qualquer internauta pode agora acompanhar as discussões e utilizar o espaço como uma fonte de informação para a escolha do voto”, disse Henrique Parra Parra, coordenador do núcleo local da ONG Voto Consciente.

O eleitor Nikolas Schiozer, por exemplo, quer relacionar a experiência do candidato com os temas que este considera prioridade no seu mandato. A Mariângela Sutti cobra reformas políticas, enquanto Valdir Chamba está interessado em saber qual a influência dos meios de comunicação no jogo político. Ao serem provocados pela rede e terem sua opinião registrada no Cidade Democrática, os candidatos também assumem compromisso público com os temas propostos pelos eleitores.

Muitas vezes explorada de maneira irresponsável e com pobreza de ideias, a internet é valorizada na campanha eleitoral com a webcidadania.

5 comentários sobre “Webcidadania valoriza internet na campanha eleitoral

  1. Estive também nesse evento. Os candidatos presentes criaram perfil no Cidade Democrática, se mostraram interessados em fazê-lo, até para não ficar para trás frente a outros candidatos que já tinham seus perfis. Acaba acontecendo algo engraçado: a população mobilizando os candidatos.

  2. Muito boa a iniciativa dos usuários do Cidade Democrática em Jundiaí. Dando ênfase na campanha dos deputados e fugindo do lugar-comum da televisão.

    Parabéns!

  3. Para fazer o mesmo em qualquer outra cidade! (Pensamos muito nessa possibilidade de replicar a experiência e ficam ideias para inspirar)

    1. Criar uma proposta parecida ao que fizemos com o “Responda, Deputado!”
    Para isso, basta entrar no site Cidade Democrática (www.cidadedemocrática.org.br), criar perfil e a proposta.

    2. Pedir para amigos e conhecidos entrarem na proposta e deixarem perguntas aos candidatos locais. Isso dá força para a causa e constrói sua relevância, necessária para que os candidatos comecem a se mexer!

    3. Divulgar para ONGs e outros grupos da sociedade. Eles têm suas bandeiras e conhecimento em diversos temas. Certamente poderão fazer boas perguntas!

    4. Fazer algum evento, sabatina ou outro encontro para conseguir o compromisso dos candidatos responderem OU conversar diretamente com os candidatos pedindo que façam perfil e que comecem a responder.
    (Eles começaram a campanha e estão na caça por qualquer voto. Não será tão difícil convencê-los)

    Resultados:
    Estímulo para que as pessoas cobrem posições desses candidatos e conheçam melhor cada um antes de escolher.
    Compromisso público de cada candidato que serve para cobrá-los nos próximos anos
    Construção de um espaço que pode servir nos próximos anos para continuar perguntando e cobrando caso algum candidato seja eleito!

    abração!!

  4. Parabéns por mais essa reportagem. Saiba que foi muito útil e interessante, aliás Milton, seu programa é imperdível. Você informa e forma o ouvinte com inteligência e bom gosto. Parabéns!!!

  5. Moro no Jardim Helena, no bairro de São Miguel Paulista, meu CEP é 08090-690, e na verdade eu gostaria de fazer mais uma reclamação da Telefônica e por isso peço sua ajuda, pois já me cansei de reclamar. Sou cliente speedy e além de pagar, e caro, pelos serviços, pago um serviço adicional chamado DOCTOR SPEEDY, completo. Tal serviço me dá o direito de manutenção, além das convencionais, também no computador, como por exemplo, formatar a máquina. Fiz diversos chamados, sendo o primeiro no dia 17 de julho, hoje é dia 26 de julho e até agora nada, continuo sem computador. Me mandaram quatro técnicos nesse período e nenhum deles Doctor Speedy, ou seja, nenhum tinha capacitação para executar o serviço que eu realmente preciso, sem contar que um dos técnicos trocou meu modem sem nenhuma necessidade e o computador continuou sem funcionar. Vou tomar todas as providências legais que tenho direito, porém, eu ainda gostaria que que essa vergonha fosse divulgada para que outros clientes não passem por situações semelhantes. Tenho todos os protocolos e ligações gravadas e tudo isso usarei como provas para garantir e preservar os meus direitos como usuária e cidadã. Muito Obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s