O feminino usa saia

Por Dora Estevam

Com tanta correria hoje em dia, as mulheres acabam optando por roupas mais práticas. Calças, camisas, blazers e sapatos fechados, fazem parte do figurino de boa parte delas.

Você diria que este dresscode é masculino? Sim, aparentemente sim. Mas é a realidade, mulheres com calças e blazers, roupas consideradas discretas para uso em trabalho. Principalmente nos escritórios. Por toda a cidade se você observar na hora do almoço é um verdadeiro batalhão de mulheres de escritório com as roupas convencionais.

Sem dúvida que uma calça alfaiataria fica muito bonita se combinada com uma bela camisa. Passa um ar mais sóbrio e não deixa de ser feminino se as produções estiverem ao alcance. Uma bela bolsa, um par de sapatos modernos, tudo isso favorece o visual, deixando mais leve, bonito e moderno.

O fato é que tenho visto em todos os desfiles de moda, nacionais e internacionais, modelos de vestidos e saias muito longos. Nos mais variados tecidos e padronagens.

Como eu gosto muito de vestido e saias longas separei alguns modelos de streetstyle para vocês se animarem, e, quem sabe, já começar a usar nos próximos dias. Lembrando que não é só no verão que usamos saias.

Para as que trabalham em escritórios formais as cores neutras ficam melhor. Neste caso, os acessórios podem dar um toque particular e quebrar um pouco a sobriedade. Cuidado com as alças, não se esqueça de combinar um spencer, casaquete ou cardigãn, além de te proteger ficará estiloso e sóbrio. Cuidado também com os pés, não é porque está usando um vestido que vai colocar uma sandália rasteira. É deselegante. Procure usar sandálias fechadas e com pouco salto.

Para as mais despojadas, vestidos e saias coloridos, estampados. Nos pés as opções vão desde os mais variados tipos de tamanco, ancle boot, sandálias mais grossas, até as minibotas. Tudo proporcional ao seu estilo.

Eu adoraria ver a saia comprida virar febre de verão. E não se preocupem com os tecidos: jeans, seda, algodão, todos leves e próprios para a estação.

Opções é que não faltam. Não tenha medo de ousar, você ficará linda e charmosa. Toda a família dirá que você está encantadora.

Dora Estevam é jornalista e escreve sobre estilo e moda, aos sábados, no Blog do Mílton Jung


A fonte destas imagens é o site Stockholm StreetStyle.com

8 comentários sobre “O feminino usa saia

  1. A história da moda informa que o uso da calça comprida e do terninho feminino se efetivou na década de 60.
    Duas fortes conotações contribuiram para sua aceitação, a praticidade e fundamentalmente a sinalização da disposição na luta pela emancipação da mulher ao começar a disputa com os homens no mercado de trabalho.
    Hoje este artigo é bem vindo, pois a Sra. Dilma, candidata a presidenta do Brasil não tira a calça comprida .
    Se dermos uma olhada pelo mundo podemos identificar que em geral todas as mulheres no poder ou de poder, usam o feminino.
    Verificamos também que é muito mais elegante, para qualquer tipo de corpo a opção pelo feminino.
    Da rainha Elizabeth à Sra. Obama, da primeira ministra da Alemanha à primeira dama da França, ás rainhas e princesas européias, todas já poderosas e, neste caso por que não voltar ao feminino?
    Quer pela linguagem das roupas, quer pelo melhor visual, a Sra. Dilma Roussef bem que poderia nos brindar com a elegância de vestidos e tailleurs.
    Principalmente se for eleita,quando estará desfilando pelo mundo.
    A moda brasileira agradece.

  2. A volta do longo é sem dúvida uma polêmica no Brasil. No geral as mulheres gostam de usar saia mais curta – até para aparentarem mais jovens – ocorre que nesta temporada a volta ao longo as produções estão mais arrojadas e desprovidas da seriedade. Sem dúvida uma mulher como a Dilma deveria se inspirar com as amigas da política para compor o figurino.

  3. E vcs acham que a Dila e seus acessores entendem alguma coisa de moda, elegância, etc?
    Ísso vem de berço ou consciência plena do que pode ser ou não moda, ridiculo, cafona.
    Belo artigo Sra Dora!
    Abraçosd e bom feriado

  4. Ítalo,tudo bem?
    Sem dúvida não é o estilo dela-caso contrário ela estaria usando-e também acredito que moda é o de menos pra ela – ela está mais para pau pra toda obra do que para mocinha.
    Abraço

  5. Dora,

    De seda ou de chita, as saias e os vestidos sempre cumpriram seus papéis. Impossível esquecer das cruzadas de pernas da Sharon Stones no filme Instinto Selvagem, e Sonia Braga em Gabriela Cravo e Canela subindo no telhado. Em ambos os casos, os vestidos abraçam e sobem pelos seus corpos, provocando imagens tão belas, de fazerem ateu acreditar em Deus. Perfeitos brindes a feminilidade!

    Boa semana!

  6. Desculpe Dora, me prendi no título -O FEMININO USA SAIA- e acabei cometendo uma gafe. Isso acontece muito em política: Os apoiadores no afã de colaborar, as vezes tropeçam.

    Espero não ter causado prejuízos

    Mil perdões!

  7. Imagina Beto, é sempre um prazer ter você aqui comentando os nossos artigos. Digo isso em nome de todos. Você foi super original, e não tenha duvida as imagens citadas por você foram marcantes mesmo. Gabriela e Sharon, cada uma com as suas características, maravilhosas. Representaram o que há de mais feminino nos femininos. Uma fase importante na vida de cada mulher.
    Beijos e boa semana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s