Córrego está engolindo rua, em São Miguel

 


Por Marcos Paulo Dias
Ouvinte-internauta e jornalista

Ao passar pela  Rua Ubirajara Pereira Madeira, na  Vila Rosária, São Miguel Paulista, zona Leste de SP, fui surpreendido por uma placa artesanal com a mensagem: “proibido passar caminhões – perigo não entre”. De imediato fui  “garimpar”, apurar os fatos, e encontrei o autor da sinalização pirata, Sr. Antonio Alves Soares,  72 anos, comerciante.   Da iniciativa, explicou: “a rua está desbarrancando, ficando  estreita, há muito lixo , ratos e alagamentos, esgosto,mal cheiro e moradores de rua também tomam banho  neste local, por isto resolvi tomar esta iniciativa”.

Córrego na RosáriaOutro morador,  Marcelo  Helano, no bairro há 15 anos, disse que percebe que com o passar dos anos a situação só vem piorando, o trânsito de caminhões como o de coleta de lixo, entregas de gás, entre outros, terá de ser interrompido devido ao desmoronamento da rua. Ele também pontuou que acontece com frequência descarte irregular de lixo e entulho de todo tipo de material como sofá, armários, pedras, areia, garrafas, roupas velhas, animais mortos durante a madrugada. “A falta de consciência e desrespeito dessa parcela da população contribui para a proliferação de insetos e até mudança do percuso do corrégo, assoreando as bordas”. Acabou tornado-se perigoso, pois é muito comum queda de animais como cavalos  e veículos afirmou o morador que mostrou-se indignado com a situação.

A  moradora Ednéia Santana aproveitou para lembrar que há uma creche municipal paralela ao Córrego e, mesmo assim, nenhuma providência foi tomada pelo Poder Público. informou ainda  que há alagamentos na avenida Rosária, próximo dali, por conta do corrégo e bueiros entupidos. Nesta avenida,  há grande movimentação de pedrestres, veículos e ponto de parada de ônibus. Disse que já  recebeu  visitas de candidatos em tempo de eleição, prometendo a limpeza e canalização do córrego e nada foi feito até agora.  “Somos Cidadãos e pagamos impostos ” desabafou a moradora.

No local observei que foram executadas obras apenas em um trecho mais a frente ou seja ainda falta canalizar a parte de cima, onde está a Rua Ubirajara Pereira Madeira. Moradores já fizeram abaixo-assinado e registraram protocolo (o último deles de número 9707 695 em 12 /01/ 2011) na subprefeitura da região. Eles também me mostraram uma pastinha com cartas, registros, documentos e fotografias –  inclusive de acidentes ocorridos recentemente.

Que saber o pior, na subprefeitura o córrego de nome de batismo Una consta como canalizado.

10 comentários sobre “Córrego está engolindo rua, em São Miguel

  1. Olha na epoca de eleição eles prometem tudo e depois que são eleitos não fazem nada. Se a população pede providência parece que incomoda o canditado que na maioria das vezes não atende. Mas não se pode desistir, tem que continuar fazendo como vc fez Marcos Paulo, “dedurar” o descaso. Não só vc como todo a mundo que se sente prejudicado com o descaso publico, deve fazer……vai ter gente para caramba!!!!!

    Parabéns pelo trabalho!!!

    Carolina

  2. Infelizmente na verdade, foi a rua que invadiu o córrego. Mas a falta do poder público é a responsável tanto pela invasão do córrego pela rua, como da rua pelo córrego. Nem dá pra saber o que é mais trágico! De arrepiar o fato de depois de tudo, o córrego constar como obra executada. Quem escreveu deveria pagar pelos danos eventuais à população.

  3. Olá pessoal,
    agradeço pelos comentários…
    Gostaria de esclarecer que a reportagem em questão não se trata de uma ocupação irregular. Segundo informação de moradores antigos o Córrego Una surgiu de uma pequena nascente na região e com o tempo foi ampliando-se e no trajeto infelizmente acabou tornando-se depósito de lixos,entulhos, ligações clandestinas de esgosto, insetos e mato, vale lembrar que paralelo ao córrego há uma creche municipal.
    Mas a questão que fica no ar é a seguinte: Por que somente um trecho mais a frente foi canalizado?

  4. Olá, Marcos Paulo,

    não falta rua nem sobra rio, e nem falta rio ou falta rua; falta consciência e falta respeito. De resto, é querer colocar uma cadeira de dois pés em pé. Vai cair! Vai cair a rua, vão cair as casas, vão cair as árvores, cair as pessoas.
    CONSCIÊNCIA E RESPEITO JÁ!

    Em todos nós; não só nos outros.

    beijo,
    ml

  5. E sempre assim, em epoca de eleição, eles vem com as promessas, que irão resolver, tudo depois so daqui 4 anos para lembrar os problemas que atingem nossa cidade, esta na hora de população rever seus votos, dar um basta nisso pois eles so querem resolver os problemas pessoais de cada um (canditato), Isso já se tornou uma vergona, e quem, sofre com td isso e a população, que paga seus impostos em dia, e muitas vezes vivem em pessimas condições, ainda bem que existe pessoas que tem visão parabéns Marcos Paulo pela sua dedicação…

  6. Bom Dia Milton e os Colegas Blogueiros,

    Essa situação, esta acontecendo aqui em Santo André. O rio Tamanduatei, esta engolindo a Av. dos Estados. Se a coisa continuar como esta, logo, não vamos ter mais essa Av. A outra situação que esta causando serios problemas e transtorno a população de SA, é a bagunço que estão fazendo no transito. Com certeza, esta pior do que acidente de SP. Não tem como mandar o Batiman?

    Abr,

    JR.

  7. Boa Noite Milton e aos colegas do blog,

    Milton a Av. dos Estados em todo o perimetro de Santo Andre, esta sendo engolida pelo rio tamanduatei. No perimetros entre a estação prefeito Saladino e a Cia Rhodia, a situação esta caotica. O risco de acidentes graves é eminente. Com esse periodo chuvoso, a situação fica mais critica.
    A impresão que tenho é que ninguem esta importando com o problema. Só vão tomarem as devidas providencias, quando o pior acontecer. Ai, já é tarde.

    Abr,

    JS.

  8. Quero Agradecer ao Marcos Paulo Dias (jornalista da CBN) e a Todos responsáveis por este programa de jornalismo serio e que desempenha o profissionalismo em suas reportagens. Agradeço em nome dos moradores de São Miguel paulista na Vila Rosaria, todo este processo de divulgação, que é a canalização do córrego Una na nossa região.
    Estamos há muito tempo batalhando contra a prefeitura, devido informações de alguns vereadores, que consta na documentação da prefeitura como realizado, ai perguntamos, o que fizeram da verba? Estamos cansados de limpeza de dia e na madrugada as pessoas se aproveitarem da falta de fiscalização ao jogar lixo, cachorro morto, sofá, fora a manifestação de doenças e roedores, a única solução que queremos é a canalização, por isso agradeço toda reportagem responsável da CBN (GLOBO) e parceiros por esta ajuda, aonde desmente esta falta de compromisso da nossa prefeitura. As eleições esta muito próxima de acontecer, estamos cansados de políticos aparecendo com propostas mentirosas e que buscam egoisticamente apenas uma coisa “voto”. Espero que os responsáveis analisem esta filmagem e traga esta solução, que desde 1979, estamos sempre esperando e no final cai no esquecimento daqueles vereadores, que mesmo ganhando não aparecem apos a sua candidatura confirmada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s