Faltou o grito da torcida

Texto publicado originalmente no Blog Adote São Paulo, da revista Época São Paulo

 

 

A apuração dos votos do Carnaval de São Paulo foi um total anti-clímax. As arquibancadas do Sambódromo estavam vazias devido a proibição de presença de torcidas, resultado da baderna realizada no ano passado. Somente alguns representantes, devidamente credenciados, puderam assistir à leitura dos votos pela diretoria da Liga de Escola de Samba de São Paulo. Na transmissão de rádio e TV, era constrangedor o silêncio que se fazia após uma nota 10 para bateria, samba-enredo, alegoria ou seja lá qual fosse o quesito analisado. Seria melhor, como disse meu colega de Hora de Expediente, Luis Gustavo Medina, mandar as notas pela internet – mais limpo, incolor, insípido e inodoro. Muita gente deve ter aplaudido a decisão em nome da ordem e dos bons costumes. Eu lamentei. Jamais entendi que eliminar pessoas seja o melhor caminho para se resolver os problemas da cidade. É como proibir que as pessoas sigam para os pontos de ônibus, que produzam lixo ou queiram estudar para acabar com a enorme pressão sobre estes serviços públicos. Educar, controlar e punir os envolvidos é melhor caminho do que, simplesmente, proibir todos os demais de se divertir. Organiza-se jogos de futebol com uma só torcida, como em Belo Horizonte, para impedir a violência; proíbi-se celular em agências para combater a saidinha de banco, como aqui na Capital; se quer tirar o carona das motos devido aos assaltos à mão armada. Soluções simplórias para assuntos complexos.

 

São Paulo merece saídas mais inteligentes, sob risco de se transformar em uma cidade sem graça, sem cor, sem alma, sem o barulho das pessoas.

2 comentários sobre “Faltou o grito da torcida

  1. os ultimos acontecimentos em nosso cotidiano como apuração do carnaval, incendio na boate Kiss, sinalizador no estadio, mortes e mortes sem a menor importancia que os casos merecem e só servem para estastíticas.
    é nisso que gostaria que o Milton abordasse incessantemente.
    voltando um pouco, pergunto porque de tanta criminalidade e ataque do PCC no período que antecede uma eleição. Coisa que não acontecia tempos atrás. Agora virou rotina e parece que gostaram da brincadeira e se espalhou pelo Brasil afora.
    porque a criminalidade está tão perversa a ponto de uma pessoa olhar um pouco diferente e, pronto acontece o pior. matam até por um troco de R$6,00.
    os criminosos atacam bancos e caixas eletronicos com picareta, instrumento rudimentar e de dificil manuseio para este tipo de ação e de esconder, ou seja o cara entra num caixa eletronico com uma picareta e ponto.
    assaltam na rua como se fossem pedir um troco. As cameras mostram bandidos desesperados procurando uma janela de carro aberta para roubar e vai de carro em carro. matam policial como se fosse uma formiga, nem o governo dá importancia, só mostra numeros. Tantos policiais neste dia.
    como tudo isso vem acontecendo aceleradamente e se espalhando como um raio.?
    eu só penso em uma coisa: Politica.
    nossos corruptos politicos que roubam, elegem pessoas desonestas para comandarem a casa. votam sempre em causa propria. fazem pouco caso da população e mostram que nada pode afeta-los. com eles pode tudo.
    ter carrões, ter dinheiro a vontade, comprar ilhas, passear a vontade, viajar de jatinhos, roupas de grife, mostram mesmo que sobra verba, mas muita verba que com todas estas despesas conseguem aumentam o parimonio em bilhões (não é mais milhões). Desculpe, mas até nosso ex presidente zomba do povo, mostrando que ele pode tudo.
    Uma visão de quem está embaixo e olha prá cima e vê toda essa baderna politica, desmando, ofença ao STF, embaixador de uma ditadura dando ordens, passeata em favor da ditadura, politicos condenados exercendo mandato, pena não cumprida, enfim, de fato não há mais comando neste país estamos assistindo a inicio de uma força do mal comandando o povo do bem.
    uma Anarquia. que não deixa de ser uma forma de governo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s