Avalanche Tricolor: espírito Olímpico volta no Dia dos Pais

 

Grêmio 3×0 Corinthians
Brasileiro – Arena Grêmio

 

DSC_0640

 

Sou gremista porque meu pai decidiu assim. Nasci sem cor nem clube, como nascem todos os bebês. E no momento em que meu destino teria que começar a ser traçado foi ele quem me ensinou, nos moldes da época, o caminho a seguir.

 

Foi meu pai quem me levou pela mão ao estádio Olímpico que ficava logo ali, quase na esquina de casa. A primeira vez, pelo que me lembro, foi para ver Pelé em campo. E daquela lembrança tenho a caminhada pelo “beco”, como chamamos as ruas de terra e cercadas por casas pobres, para cortar caminho.

 

Pode ter me levado antes ao estádio, mas a memória me trai. Sei, porém, que depois daquele jogo, levou-me duas, três, quatro, um centena de vezes, até que eu soubesse percorrer aquele caminho sozinho.

 

Meu pai me forjou gremista, sentindo o frio das cadeiras cativas no arco de cima do estádio Olímpico e visitando os corredores internos daquele monumento construído para abrigar nosso time de coração. Tive o privilégio de ver jogos ao lado dele na cabine de transmissão da rádio Guaíba. As arquibancadas lotadas causavam arrepios e minha emoção muitas vezes se transformou em lágrimas, tanto pela vitória quanto pela derrota.

 

Hoje, ao ver a Arena do Grêmio tomada por mais de 50mil torcedores, em um domingo especial no qual se comemora o Dia dos Pais, percebi que o espírito do Estádio Olímpico estava de volta. A torcida cantou e vaiou. Atreveu-se a pedir olé quando o placar estava decidido. O caldeirão esquentou.

 

Mesmo distante, tinha a impressão de que estava lá, sentado em um das cadeiras ao lado do pai, no velho Estádio Olímpico – que ganhou este nome por abrigar a Universíada – os Jogos Olímpicos Universitários, em 1963.

 

O número de torcedores presentes jamais havia sido registrado em partidas disputadas na Arena. E se estavam lá é porque sabiam que o time poderia responder a altura. Torciam para que isso acontecesse. E aconteceu.

 

Um time que começou a partida com postura diferente das últimas, semelhante a que nos deu vitórias importantes neste campeonato. Que não se importou com as ausência de dois de seus maiores talentos, Luan e Wallace, que ajudam o Brasil a ser melhor nos Jogos Olímpicos.

 

O resultado foi que nossos atacantes, Pedro Rocha, Everton e Miller, fizeram o que esperamos deles: gols. Nossos defensores, com destaque para Geromel, o Incrível, e Marcelo Grohe, cumpriram com méritos suas funções. E, mesmo com uma partida a menos, estamos de novo na disputa da liderança.

 

No Dia dos Pais, o espírito do Estádio Olímpico esteve de volta. E eu pude lembrar mais um vez como o pai foi importante na minha formação.

2 comentários sobre “Avalanche Tricolor: espírito Olímpico volta no Dia dos Pais

  1. Muito obrigado,meu filho. O teu caminho pelo futebol,sendo eu teu pai e gremista de quatro costados,não poderia ser outro:tinha de ser o Grêmio,este que,a cada jornada,escreve a já tradicional Avalanche Tricolor,um texto que se pode ler, seja qual for o resultado das partidas do nosso time,jamais é impiedoso com os nossos jogadores. Acho que isso é muito importante. Detesto críticas cruéis e vaias da torcida. Não aceito ouvir ofensas que duram um dia e se calam quase em seguida,dependendo dos resultados. Felizmente,neste domingo dedicado ao Dia dos Pais,mostramos aos nossos adversários e aos nossos torcedores que o Grêmio vai lutar para chegar ao Título do Brasileirão. E o Mílton vai produzir mais uma Avalanche Tricolor para minha alegria e a de todos os gremistas.

  2. Bom dia. Estava em viagem ontem e infelizmente não pude assistir o jogo. Mas pelo pouco que pude escutar pelo rádio foi um jogo memorável em que mostramos tudo aquilo que é o Grêmio. Além da produção ofensiva tivemos novamente, sem novidades, uma atuação de gala do Geromel. Com o Tite assistindo o jogo sinto que o nosso zagueiro está muito próximo da Seleção. Muito bom e merecido para ele, não tanto para nós. Será um começo de despedida. Boa semana a todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s