A solução sempre estará na Democracia

 

foto_17jpg_610x232

 

Doze vereadores de Foz do Iguaçu foram presos pela Polícia Federal suspeitos de envolvimento em desvio de dinheiro da prefeitura em obras e serviços mal ou sequer prestados. O prefeito e seus secretários já tinham caído durante as investigações. Restaram três vereadores na Câmara Municipal. E a vergonha dos moradores que pagam impostos e assistem a estas falcatruas.

 

No Rio Grande do Sul, professores com mestrado e doutorado, gente da elite intelectual da universidade federal estão na mira da polícia porque desviam dinheiro de bolsas de ensino e passavam alunos em cursos de pós-graduação sem que eles precisassem assistir às aulas.

 

No Distrito Federal, médicos falsificavam atestados médicos para justificar a ausências nos postos de saúde e hospitais públicos. Crime descoberto após a reclamação frequente de pacientes que procuravam a rede pública mas não encontravam profissionais à disposição – apesar de eles existirem na folha de pagamento.

 

Diante desses fatos, não há como se surpreender com o que surge nas delações premiadas e investigações da Operação Lava Jato. Por um lado, o Estado é usado para financiar partidos e pessoas, aceita pagar mais caro às empreiteiras, desde que estas devolvam parte do dinheiro aos seus agentes. De outro, políticos vendem emendas e projetos de lei para beneficiar quem paga mais alto. Uma gente que decidiu privatizar o mandato público.

 

Se a política não presta, aposta-se na Justiça. No entanto, seus agentes também estão dispostos a negociar em troca de benefícios corporativos. Querem manter regalias, evitar que cortem supersalários e garantir privilégios sustentados pelo contribuinte.

 

No jogo de poder, Legislativo e Judiciário tomam medidas para conter os abusos, mas o fazem apenas por chantagem. Assinam projetos e concedem liminares que aparentam justeza no ato; no entanto, em vez de se pautarem pelo interesse público, o fazem pelo interesse próprio.

 

Já o Executivo, em lugar de buscar uma saída para a crise, está muito mais preocupado em se safar das acusações.
Apesar de tudo isso, não se engane com os aproveitadores: a solução sempre estará na Democracia, mesmo porque só podemos saber da existência de todos os desmandos e denunciá-los por causa dela.

 

Que seja preservada para todo e sempre!

2 comentários sobre “A solução sempre estará na Democracia

  1. Olá Milton, excelente postagem!
    Esse cenário nos dá uma certa ansiedade…Sem democracia não há sequer a possibilidade de um futuro para controlar de alguma forma essa “cultura” de levar vantagens que nos assola, não só políticos eleitos, mas no dia a dia aqueles que não perdem a oportunidade de passar a perna no seu próximo. Para cada político desonesto que derrubarmos, existem três querendo a vaga pelos mesmos motivos sujos.
    E no meio disso tudo a população é facilmente manipulada por qualquer seguimento que demonstre respeitar o cidadão, isso dá medo, muito medo.
    Abraço!

  2. Vivemos uma democracia jovem com políticos velhos.
    Assim a informação é fundamental para que possamos conduzir a nossa democracia a um estado pleno.
    Conhecer como funcionam os mecanismos da corrupção, aprendermos a fiscalizar os orçamentos públicos e buscar aprimorar as nossas atitudes para que sejamos um exemplo a todos e que estes exemplos se perpetuem.
    A nossa Democracia vive um momento de amadurecimento e cabe a cada um de nós colaborar não só com a indignação, mas com a ação efetiva da cidadania!!!
    Aliás não é a toa que nossa Constituição da República, conduzida pelo saudoso Ulysses Guimarães é chamada de Constituição Cidadã!!!!
    E quem quiser começar pode se juntar aos membros do Adote um Vereador para juntos trocarmos as informações obtidas e dialogarmos sobre os meios de exercer a cidadania iniciando pela nossa cidade, nosso bairro!!!!
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s