Igreja em shopping

 

Por Carlos Magno Gibrail

 

22291390_171371716771931_6640151818550665693_o

Igreja Batista da Lagoinha, no shopping (foto: divulgação)

 

Em Betim – MG, o Shopping Monte Carmo, em atitude inovadora, abriga a Igreja Batista da Lagoinha, desde agosto de 2017.

 

O Estadão de domingo, em artigo que destaca mudança de foco do Shopping, traz o relato da inédita abertura de área para cultos religiosos.

 

Segundo Maria Chiara, autora da reportagem, a intenção do Monte Carmo visa a ocupação de espaços vazios — tema familiar ao Shopping, pois na abertura tinha apenas 12 lojas em área de 34 mil m2. Quando foi vendido pela Saphyr para a Sodepar a vacância era de 52%, em 2016. Hoje é de 15%.

 

A igreja passou a fazer parte do grupo de serviços que são oferecidos, como os Correios, a Receita Federal e a Faculdade Pitágoras. A esse respeito o testemunho do gerente Cesar Miranda ressalta:

 

“A igreja é um ‘case’ de sucesso, que se converteu em aumento de receita para inúmeras operações do shopping”

 

Acreditamos que mais do que um caso, esta pode ser uma questão de várias vertentes, diferentemente de mudança de foco ou de esquizofrenia dos shoppings, como citado por Márcia Sola do IBOPE.

 

Se há um consenso que mesmo as modernas empresas afeitas às novas tecnologias e propensas ao omni-channel e ao unified commerce também sofrem as consequências das mudanças e desejos do novo consumidor, não há unanimidade quanto ao caminho a seguir.

 

Uma das dificuldades ao prever o futuro é a impossibilidade de visualizar as quebras de paradigmas que virão, pois como sabemos a incerteza é a única certeza.

 

Ainda assim, neste caso de Betim, se creditarmos o depoimento de Miranda ao afirmar que houve benefícios a outras unidades, podemos inferir que esta cadeia positiva pode ser um condutor ao estilo de vida. E a experiência de compra dentro de um centro comercial homogêneo leva a um Lifestyle, que pode ser o caminho futuro.

 

Eliana Tranchesi foi quem melhor traduziu esta possibilidade com a Daslu. A volta ao futuro de Eliana pode ser a via de diferenciação.

 

O rígido lifestyle reflete bem a segmentação comportamental de hoje, com tribos hermeticamente alinhadas.

 

Que venham os shoppings por LIfestyle!

 

Carlos Magno Gibrail é mestre em Administração, Organização e Recursos Humanos. Escreve no Blog do Mílton Jung

 

3 comentários sobre “Igreja em shopping

  1. Boa noite, Milton Jung –

    Sou ouvinte fiel da CBN pelas manhãs e pelas tardes também, quando o tempo me permite.

    Aprecio a qualidade de muitos dos comentários do Gerson Camarotti, mas tenho a pedir a você um grande favor. Poderia por gentileza pedir ao Sr. Camarotti que limite o uso da expressão “nesta altura do campeonato” a um máximo de duas vezes durante uma transmissão? Estou certo de que ele poderia usar expressões alternativas tais como: “Os acontecimentos destes últimos dias indicam que…” “Hoje a situação está marcada por…”. “Agora podemos confirmar …”, “Segundo nos informam diversas fontes…”

    E veja você: todas estas expressões em língua portuguesa, sem sequer usar uma palavra em alguma língua estrangeira massacrada – geralmente inglês – nos microfones da CBN.

    Um abraço – Mil-TON – muito obrigado e até amanhã.

    Renato Soraggi

  2. Desculpe se enviei um comentario que nada tem a ver com a Igreja no Shopping. Pensei que era um espaco para comunicar com o Milton Jung.

  3. Bom dia amigos muito oportuno o comentário sobre igrejas em shopping centers. Não é de hoje que observamos que os shoppings estão migrando para um espaço mais voltado ao serviços, lazer, entretenimento, educacionais, saúde e bem estar fugindo um pouco do comércio de vestuario e acessórios. O espaço dentro de um shopping conta com estacionamento, são potencialmente seguros aos fiéis, e podem agregar valor ao negócio, considerando-se para isso o respeito à algumas regras e que não incomodem aos demais frequentadores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s