Rádio na Era do Blog: Aos jornalistas arrogantes

 

“Os jornalistas terão de perder a sua arrogância e agir com seres humanos. A transição vai ser muito difícil para a maioria. Ainda temos muito a escrever, principalmente para investigar casos de corrupção. A internet treinou as pessoas para que elas recebessem as informações de uma forma social. Os repórteres tem de parar de encarar o seu público como um estorvo. Os jornalistas encaram os e-mails de um leitor como algo chato, principalmente quando endereçados ao editor. É hora de a voz institucional desaparecer. Os jornalistas online tem de encarar o leitor em primeira pessoa e dizer: ‘isto nós sabemos e isto nós não sabemos'”.

Joshua Benton, jornalista e diretor do Nieman Journalism Lab, da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, em palestra no MediaOn

5 comentários sobre “Rádio na Era do Blog: Aos jornalistas arrogantes

  1. Simples e direto. Eu sou recém formado em jornalismo e decidi não procurar emprego, pois iria ganhar bem menos do que atualmente estou ganhando onde trabalho. Mesmo não atuando procuro ler e sempre me reciclar. O que o prof. disse é realmente o que acontece, para mudar isso bastaria uma revolução na contratação de novos profissionais, pois os jornalistas que estão saindo das universidades e os que não tem diploma, mas exercem a profissão sabem muito do valor da internet e de seu público.

  2. Louvor aos que alèm de disponibilizar o endereço de e-mail ainda respondem aos comentários.
    Reconhecimento aos que informam o endereço de e-mail.
    Atenção aos que não divulgame o e-mail
    Críticas aos que não aguentaram a exposição aos leitores e tiraram o e-mail, com o caso do Tostão, um dos melhores do jornalismo de futebol e do próprio. Lamentável.

  3. Milton,

    Blog’s de jornalistas e portais que permitem opinião do leitor é um avanço muito bacana. Como sugere a internet, tudo é rápido e imediato. Esperar mais de 10 horas para que seu comentário seja postado, mediado ou não, pode afetar a fidelidade dos comentaristas assíduos.

    Cuide para que os profissionais de TI desde blog, “não estimulem a infidelidade” como foi dito em um dos discursos do MediaOn (risos)

    Parabens por ter sido escolhido mediador!

  4. Jornalista é o elo de ligação entre e cidadão comum o mundo.
    Por mais chato que seja o cidadão
    Eu por exemplo rs rs
    Quem não se propoe a isso, não é realmente profissional
    Parabéns Milton!
    Armando Italo
    PS:
    Dia 23 foi o dia do Aviador
    Parabéns a todos pilotos reais e virtuais, das asas fixas e das rotativas.

  5. Sairam na frente os mais acessíveis e os que não se aventuram a construir opinião em ninguém, mas ainda insistem em esclarecer fatos e dar chão a quem quer andar com as próprias pernas.
    Bons jornalistas desde sempre terão audiencia cativa, como quaisquer outros bons profissionais, para quem as novidade e mudanças serão sempre outros meios de cumprir as suas muitas tarefas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s