A mania da camisa azul

 

Dialogo Serra Twitter

A conversa acima rolou no Twitter entre o Governador José Serra (PSDB), de São Paulo, e uma seguidora, e chama atenção para um hábito comum entre os homens: o uso de camisas azuis.

Pela elegância e praticidade, dividem a preferência masculina com as camisas brancas. O que muda no azul é o leque de tons que vai do mais claro ao mais escuro, diz a empresária Denise Rocha, uma das  proprietárias da Camisaria Rocha, das mais antigas de São Paulo, no mercado desde 1914.

Neste caso, para que discordar, certo?

Denise lembra que existem vários padrões de cores e tecidos no mercado, mas o azul combina muito bem com todas as cores de ternos: preto, cinza escuro, azul marinho.

Na Rocha, as camisas são feitas sob medida. A agenda é engrossada por executivos da área financeira e advogados. E Denise explica com autoridade: “O homem é mais exigente do que a mulher, ele quer ver a camisa bem cortada, saber se está bem alinhada, nada pode sair errado … Eles também são  vaidosos, se preocupam com o tecido, caimento, o pesponto do colarinho”.

O homem não tem tanta variedade como as mulheres no guarda-roupa e a camisa é uma peça clássica. Para diferenciá-las existem os acessórios: punho duplo, monogramas, abotoaduras – siiiim, elas são muito usadas e você encontra no mercado uma mais linda do que a outra.

Comprar várias camisas da mesma cor também não é exclusividade de Serra. A empresária tem cliente que pede para que sejam feitas 10 camisas da mesma cor (branca) que são numeradas para evitar o risco de repetir a camisa dias seguidos.

Há o que sempre encomenda duas brancas, duas listradas e duas xadrezes. Motivo ? Como tem muitas reuniões fora, Rio, Brasília e … enfim, ele manda entregar uma de cada modelo no hotel no qual ficará hospedado. Assim as camisas chegam primeiro, impecáveis, passadinhas … prontas para vestir. Muito prático (e excêntrico).

Taylor Lautner em GQNa história da camisa houve pouca mudança. Antigamente, era caseada para abotoamento na cueca e perto do peito tinha um furinho onde se colocava um broche com as iniciais do dono. Nos anos 1970 e 1980, foram as camisas mais larguinhas, hoje são as mais justas, ensina Denise.

Claro que se você não tem barriga de tanquinho, igual a de Taylor Lautner aí ao lado, nem adianta tentar, vá logo na modelagem mais larga para não passar ridículo.

Eu já vi mulher comprar coisas do mesmo modelo em cores variadas, mas o mesmo modelo e a mesma cor, jamais. Estes homens tem cada mania !

A propósito, quantas camisas azuis você tem no seu guarda-roupa ?

Dora Estevam é jornalista e aos sábados escreve sobre moda e estilo de vida no Blog do Mílton Jung

N.B (nota do blogueiro): O que Serra não conta é que mais do que prevenção ao erro as camisas azuis são as preferidas no guarda-roupa dos tucanos pois combinam com a calça amarelo-clara, conjunto que lembra as cores do PSDB.

20 comentários sobre “A mania da camisa azul

  1. A questão das camisas azuis e brancas é talvez o lado mais positivo do conhecimento masculino sobre uma área que em sua maioria não se detenham.
    O canal de distribuição de moda masculina reflete esta falta de informação e criatividade dos consumidores . Grandes cadeias de lojas sem a pulverização do setor feminino.
    Em sua maioria focando o estilo clássico. Pouca criatividade e inovação.
    Bem, é só observar como se vestem.

  2. “tem cliente que pede para que sejam feitas 10 camisas da mesma cor (branca) que são numeradas para evitar o risco de repetir a camisa dias seguidos.”

    Como assim “numerar camisas para não repetir”? Não se usa mais pôr roupa pra lavar não?!? Evita o tal “risco” e ainda economiza marcação! :O)

    Acho que essa parte do texto ficou meio confusa. Quero crer que não era bem isso que a articulista tinha em mente. Enfim…

  3. Neste caso sou bem radical: Terno com gravata, só com camisa branca ou azul bem clarinho. È só variar os tecidos e os cortes dos colarinhos.

    Sugestão de artigos:

    1- Comprimento ideal da bainha
    2- Personalidade de quem tem preferência por terno Azul marinho
    3- Cor ideal das meias
    4- Cintos: necessariamente na cor dos sapatos?

    Abraços

  4. Não sou chegado em ternos, pois me sinto literalmente um enforcado com o nó de uma gravata e camisa abotoada no pescoço e faço de tudo para não usá-los, a não ser em ocasiões onde não existe outra saida, ai não tem jeito.
    porem, gosto de me vestir com roupas na tonalidade azul.
    O meu estoque de camisas sociais é pequeno, mas a maioria são na tonalidade azul ou detalhes azuis.

  5. Beto, radical mas inteligente, branco e azul na camisa nunca será errado.
    Para inovar é preciso ter atenção e informação.E, normalmente são itens que o publico masculino não disponibilizam para a moda.

    Armando Italo, comandante não precisa usar gravata?

  6. Ola Carlos
    Nas grandes cias atualmente é obrigatorio o uso de gravata
    GOL, TAM, AZUL, OCEAN AIR, TRIP por exemplo.
    Porém em elgumas cias menores, taxis aéreo, executiva, off dhore o uso de gravata não é padrão
    A algum tempo, decada de oitenta tripulantes técnicos não usavam gravata, e até camisas com mangas curtas.
    VASP, TRANSBRASIL
    Na aviação geral, privada, ja vi piloto voa até de bermuda, tenis e o inseparável bone.

  7. Carlos, na minha opinião, os cortes e cores de costumes e camisas são tão tradicionais que, as mudanças tem que ser muito discretas. O Armani é o único que sabe combinar variações do preto, sem que fiquemos com cara de mafiosos. Existe um estilista brasileiro que tenta inovar, mas suas inovações só fazem sucesso entre os artistas; o que vende mesmo, é o tradicional. Recentemente descobri que, terno xadrez envelhece.

    Eu não culpo os estilistas nem o marketing de moda, pois, é difícil inovar trajes que são símbolos de virilidade, sobriedade e afins: Na maternidade, já nos pintam de azul. Vestir uma camisa cor de rosa -que eu adoro e tenho- é uma afronta aos machinhos de plantão. Que o diga o proprietário do Blog que dedicou um artigo sobre o assunto.

  8. Oi Armando, existem várias opções de produções para quem não gosta e não precisa usar terno: jaqueta+camiseta+calça; paletó+camisa+calça; paletó+camisa+colete+calça;polo+calça. Ai vai variando nas cores. Dependendo da sua escolha você pode ficar com uma aparência rebelde ou provocadora.
    Boa sorte !
    Abraço
    Dora

  9. Beto
    Se você quiser variar um pouco sem errar na produção e continuar no seu estilo a dica é comprar uma camisa branca com listras fininhas azuis (risca de giz), o aproveitamento será total: do terno e da gravata. E você ganhará um visual diferente, bonito e chique.
    Obrigada.
    Dora

  10. Oi Dora
    Realmente
    Soi mais para a polo+calça, blazer+camisa+calça jeans ou social camiseta, tenis.
    Nada onde possa me sentir “amarrado” rs rs
    Terno?
    Argh!
    Só em casos de extrema necessidade.
    Mas o “bão” mesmo, nada mais confortável que uma bermuda, camiseta, não as regagas obviamente.
    Abraços
    e uma exelente semana.
    Armando Italo

  11. Dora:”ói eu aqui tra vez”:`É bom escrever tardiamente pois o termômetro dos comentários me dão idéias…. Pode faltar criatividade, arrojo, mas o que nos faz conservadores é o medo de errar . Porque não utilizar o TRADICIONAL? Isso me faz lembrar que, como médico, sou dos “antigos” que ainda trabalha de roupa branca – coisa muita rara nos meus pares hoje- e o faço não somente pelo aspecto de limpeza que o branco tenta trazer, mas, também, que de manhã não preciso ficar pensando se calça verde limão combina com camisa xadrez de lílás com amarelo e gravata rosa… conveniente, não?

  12. Oi Marcelo, o bom de colocar o mesmo estilo todos os dias é que não corre o risco de errar – sabe aqueles dias que você resolve colocar algo diferente e ai fica o dia inteiro pensando na calça esquisita..?? (é duro). Bjs.

  13. Oi, Dora!!!!!
    Hahahaha…. o Sílvio adora camisas azuis (combinam com os olhos azuis dele….) e também as brancas……
    Mas graças a Deus ele não é tão monocromático assim: em seu guarda-roupa também desfilam os xadrezes e os listrados….. sem contar outras “cositas” que a gente encontra por aí….
    bjs
    Mônica

  14. Oi Mônica,
    Realmente a camisa azul vem em primeiro lugar, depois as outras mais divertidas. Pra quem trabalha fora e precisa usar é sempre bom variar, para não cansar também. Abraço pra você e para o Silvio. Bj

  15. Fala Sério, esse vampiro esta tentando dar um golpe no nosso país e voces aqui discutindo a cor da camisa?

    Esse cara nao fica bem em nenhuma cor, nem essas camisetinhas patrocinadas pela Nike.

    Esse cara é um sabujo dos EUA

  16. OI Carlos, você está falando do Governador Serra ou do Lautner? Se for do Lautner, se le é sabujo dos EUA eu não sei, só sei que ele é um gato, e ficou ótimo na camisa azul, tema do artigo. Agora se for do Governador, estamos em ano eleitoral e você pode escolher o seu voto, par não se arrepender mais tarde.
    Abraço e obrigada pela participação.
    DE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s