A terça-feira se iniciou encrencada para os motoristas de São Paulo e Rio de Janeiro devido a acidentes de caminhões em algumas de suas principais vias de tráfego. Logo cedo, assim que o Jornal da CBN entrava no ar, noticiamos que as marginais Pinheiro e Tietê apresentavam problemas na circulação em função dos acontecimentos. Aparentemente, foi o acidente na Pinheiros que causou maiores problemas depois que um carreta de 40 toneladas transportando plástico tombou na via expressa, em direção à rodovia Castelo Branco. Houve necessidade de equipamento especial e operação cuidadosa para destombar o veículo e liberar as faixas. O motorista não se feriu, mas terá de dar explicações do motivo de estar rodando na Marginal Pinheiros dentro de horário de restrição, que se inicia às quatro horas da manhã e foi criado com o objetivo de diminuir os congestionamentos e os riscos aos motoristas de carro que usam a via.
Nada do que aconteceu em São Paulo se compararia com a notícia que chegou do Rio de Janeiro assim que o Jornal da CBN se encerrou. Recebemos a informação de outro caminhão que havia provocado acidente ao se chocar com uma passarela de pedestres, na Linha Amarela. Desde as primeiras notícias na rádio, assim como as imagens que a GloboNews transmitia ao vivo, davam a ideia de que o caso carioca seria ainda mais grave. No decorrer da cobertura, infelizmente, nossa percepção se confirmou e soube-se que quatro pessoas morreram e cinco ficaram feridas após o caminhão, que estava com a caçamba levantada, derrubar a passarela. Na Linha Amarela, os caminhões só podem rodar após às 10 horas da manhã, mas o motorista disse à polícia que estava atrasado e para ganhar tempo decidiu cortar caminho.
As duas maiores cidades brasileiras têm buscado soluções para reduzir o impacto do trânsito e aumentar a segurança restringindo a circulação e a velocidade de carros e caminhões em horários e áreas específicos. Porém, a falta de respeito de motoristas – muitas vezes profissionais como os personagens das notícias desta manhã – e a fiscalização capenga impedem que os resultados sejam efetivos. Enquanto todos acreditarem que a vida em sociedade carece de respeito às regras, mortes e transtornos se repetirão seja no trânsito, como hoje, seja nas obras, como no Itaquerão há dois meses, seja nas boates, como na Kiss, em Santa Maria, há um ano.
Sempre quis saber o que ocorre aos motoristas de caminhão e respectivas empresas, quando provocam acidentes e paralisam uma cidade inteira. Com a agravante de circular em horário proibido e mais, com a agravante de mortes, é essencial que a midia cubra até o final. Coisa que ninguém tem feito. Em São Paulo, é quase corriqueiro caminhões bloquearem as marginais.
Cadeia não adianta, pois é preciso tirar a habilitação e punir com multas altíssimas as empresas responsáveis.
Precisamos respeitar o próximo.
Carlos,
As prefeituras tendem a multar os motoristas e cobrar pelos prejuízos causados, porém o pagamento desses valores nem sempre são feitos até mesmo pela incapacidade financeira do profissional. Quanto a punição na Justiça pela morte, segue aquela velocidade que conhecemos no Brasil.
MILTON, SOBRE O ACIDENTE NA LINHA AMARELA, IMAGINO, PURA HIPOTESE, QUE ELE LEVANTOU A CAÇAMBA PARA NAO SER FLAGRADO PELAS CAMERAS QUE MULTAM. COM A CAÇAMBA LEVANTADA A PLACA FICA ESCONDIDA.
NOTE QUE ELE SABIA QUE NAO PODIA TRAFEGAR NA VIA NO HORARIO DO ACIDENTE.
ABS
MARCELO VIDAURRE
Marcelo,
Esta é uma das hipóteses levadas em consideração. Hoje se soma a série de irregularidades, a confissão do motorista de que estava usando o telefone celular enquanto dirigia na Via Amarela. Ou seja, não prestava atenção no que acontecia em volta.
Milton, hj as construções estão se modernizando e facilitando o trabalho das construtoras. Não vi ninguém reclamar de como pode uma passarela inteira despencar de ponta a ponta como se essa passarela estivesse apenas sendo parafusada em uma pilastra de um lado da pista e outra do outra lado. E a passarela de ferro encaixada ali. Só. Como pode uma caçamba ao passar arrancar a passarela inteirinha? Hj tudo é construido assim. Algo estava errado tbem com a passarela. Merece investigação. No minimo a caçamba deveria entortar a passarela e não derrubar por inteiro.
Milton,
A certeza da impunidade.
É por isso que todo mundo faz o quer nesse país.
A multa por andar fora do horário permitido é de menos de R$100,00. O indiciamento sera homicídio culposo. E pronto.
Esse filme ja vimos muitas vezes nesse país e sabemos o final de cor.
Bjs