Avalanche Tricolor: a melhor defesa do Campeonato Brasileiro

 

Grêmio 1 x 0 Chapecoense
Campeonato Brasileiro – Arena Grêmio

 

15127959108_08b831276a_z_l

 

Desde antes de a partida se iniciar, ouvi os comentaristas fazendo projeções para o Grêmio. Somavam os três pontos possíveis, nos colocavam entre os cinco primeiros e na disputa pela vaga na Libertadores. Ficará a apenas três pontos do vice-líder, ressaltavam. Ledo engano. A vitória nos colocaria, como nos colocou, a dez pontos do líder, pois esta tem de ser nossa meta por mais complexa que pareça diante dos compromissos que temos e da vantagem do adversário que ponteia a competição há uma sequência invejável de rodadas.

 

Claro que para sonhar tão mais alto como proponho seria interessante aumentarmos nossa produtividade no ataque. Menos mal que na partida de hoje marcamos cedo, aos sete minutos, e diante de uma belíssima jogada. Geromel, que nos dá segurança lá atrás, em lugar de dar um chutão lá pra frente, preferiu lançar Barcos. Nosso goleador teve categoria para matar a bola e entregá-la para seu companheiro de ataque, Luan, que perdeu o drible diante do goleiro mas proporcionou a sobra para Dudu fazer o gol que procurava incessantemente. Desde abril não fazia o seu, apesar da participação intensa em quase todas as partidas que disputou. A corrida em direção a Felipão e o abraço que deu no treinador foi o agradecimento à confiança do técnico que reconhece a utilidade do baixinho da camisa 7 tanto no ataque quanto na defesa.

 

O gol logo cedo apenas inverteu o sofrimento das partidas anteriores quando deixávamos para marcar nos minutos finais. Ficamos os demais 88 minutos, incluindo nesta conta os acréscimos, desperdiçando contra-ataques e nos defendendo. Verdade que nos defendemos muito bem. Estamos a sete jogos sem perder, completamos cinco seguidos sem tomar gol e temos a defesa menos vazada do campeonato com apenas 14 gols. Têm méritos Marcelo Grohe, que chegou a marca de 626 minutos sem gols, Rhodolfo, que atua como um xerife lá atrás, e Geromel, que ganhou a posição com personalidade (fará falta no meio da semana). Mas sejamos justos, se o time funciona é porque o sistema defensivo (não apenas a defesa), do qual fazem parte todos os jogadores em campo, é um sucesso. E este sucesso se deve a tomada de espaços, a movimentação constante e a entrega de cada um dos jogadores, fatores que devem ser creditados a Felipão.

 

Para que meu sonho (quase uma ilusão) se realize, apenas a eficiência na defesa talvez não seja suficiente. Mas enquanto o ataque não marca mais, melhor que a defesa continue marcando muito.
.

 


A foto deste post é do site Gremio.net

4 comentários sobre “Avalanche Tricolor: a melhor defesa do Campeonato Brasileiro

  1. Sim,temos a melhor defesa do Brasileirão. E o goleiro – Marcelo Grohe – que quase foi embora do Grêmio quando inventaram o frangueiro Dida – está batendo recorde de invencibilidade.Será,porém,que seria pedir muito aos deuses do futebol que os nossos torcedores não precisassem,a cada jogo,se contentar com esta história de fazer um gol bem cedo ou de ultíssima hora,algo que parece ter virado moda no Grêmio? Se querem saber,vou ficar na minha pedir aos deuses que,pelo menos,nos deixem ganhar, E façam os demais perder.

  2. Ainda acredito que esta defesa não é das melhores.
    Os últimos adversários é que deixaram a desejar.
    O goleiro Grohe é muito bom e a dependência de Barcos é extrema.
    Felipão tem muito trabalho pela frente.

  3. Rafael, são sete jogos tendo tomado apenas um gol. Convenhamos que nossa defesa foi devidamente testada. O sistema de marcação tem funcionado bem e este não se relaciona apenas a zagueiros e laterais, mas a todos os jogadores que se esforçam para impedir a saída de bola do time adversário, atrasar o contra-ataque e fazer com que a chegada deles na nossa área seja fragilidade, o que facilita a ação dos nossos defensores.

    • Com isto eu concordo!
      Isoladamente, a defesa é simples, assim como as dos demais.
      Os adversários também não foram dos mais importantes.
      Testes com Cruzeiro, Colorado, Corinthians, Atlético Mineiro virão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s