Tolerância e humildade, por Flávio Gikovate em 14 tuítes

 

giko_650x365

 

Flávio Gikovate morreu aos 73 anos, nessa quinta-feira. Esteve com a gente na CBN até bem pouco tempo, enquanto a doença permitiu. Fazia um programa inovador dentro de uma emissora que se dedica a transmitir notícias: tornava público seu divã e, a partir dele, atendia a centenas de solicitações de ouvintes, que abriam coração e alma para compartilhar suas angustias.

 

Mesmo internado, no Hospital Albert Einstein, seu conhecimento ainda encontrava espaço para chegar até o público que o admirava, através de seu perfil no Twitter. Nas últimas horas, escreveu em 14 tuítes sobre a intolerância, e eu tomo a liberdade de dividir com você os pensamentos do médico, psiquiatra e colega de rádio CBN.

 

Uma boa definição de pessoa humilde consiste na real disposição de ouvir e de aprender sempre, inclusive com aqueles que sabem menos que ela

 

 

Tolerantes são os que conseguem se irritar muito pouco com a parte desagradável presente em suas atividades e nas pessoas com quem convivem.

 

Ser tolerante é enorme vantagem, pois lidar bem com quem não nos agrada facilita a vida social e o encontro daqueles que consideramos legais

 

A tolerância tem a ver com a capacidade de respeitar diferenças de pontos de vista e de estilo de vida. Não ser pessoa crítica ajuda muito.

 

Por vezes tem a ver com a humildade: não se achar pessoa tão especial cria condições favoráveis para um convívio diversificado.

 

Muitos se fazem de tolerantes apenas com o intuito de seduzir e cativar seus interlocutores. São falsos e movidos por interesses duvidosos.

 

Pessoas intolerantes sempre passam uma imagem de arrogância e superioridade, de quem se impacienta e se aborrece com as “tolices” que ouve.

 

Não é raro que os mais intolerantes se considerem (e alguns sejam) mais inteligentes e cultos que seus colegas. O sucesso não passa por aí!

 

Uma pessoa humilde de verdade tem ciência de que seu saber é limitado e que a arrogância e altivez intelectual corresponde a um grave engano.

 

Quem é intelectualmente arrogante se acha portador de um saber inquestionável: ao ser contestado, não ouve o interlocutor com real respeito.

 

As pessoas que acham que sabem muito se afastam da “porosidade” psíquica: seus diálogos visam apenas fazer prevalecer seus pontos de vista.

 

A pessoa arrogante não se interessa pelo que o outro diz: ao ouvi-lo, só está se municiando de argumentos para desqualificar seu raciocínio.

 

A humildade corresponde a um estado de alma em que predomina o respeito pelas outras pessoas: pelo modo como vivem, pensam e se comportam.

 

Uma boa definição de pessoa humilde consiste na real disposição de ouvir e de aprender sempre, inclusive com aqueles que sabem menos que ela.

8 comentários sobre “Tolerância e humildade, por Flávio Gikovate em 14 tuítes

  1. Quanta falta me fará. Adorava tudo que falava. Foi o homem mais verdadeiro da mídia que existiu. Ele não media as palavras. Mesmo assim, foi sempre respeitado por todos. A idade lhe deu sabedoria. Não era só o psicoterapeuta, era um homem que prestou atenção na vida. Na sua vida e na dos outros. Sempre brilhante em seus comentários, em suas respostas, muitas vezes duras para quem perguntava, mas honestas. Ele ensinou e quem foi capaz, aprendeu demais com ele. Era ávida ouvinte e leitora. Ele fica no meu coração. Parte de mim morre com ele. Um dia triste.

  2. Tive a honra de vê-lo por duas vezes no teatro Eva Herz. Infelizmente não pude mais participar das suas palestras por causa da faculdade mas aprendi muito com ele na CBN. Sempre de bom humor respondia a todas as perguntas da platéia com muita sabedoria e irreverência que só ele tinha.
    Dr. Flávio Gikovate, vou sentir muito a sua falta!
    Obrigado por todo o conhecimento e aprendizado que o senhor nos deixou!
    Descanse em paz!

  3. Prezado Milton,
    muito bom partilhar as opiniões deste brilhante profissional Dr Flávio Gikovate que nos leva a refletir e nos situar quanto a dois aspectos importantíssimos em nossas relações humanas, a humildade e a tolerância ou sua falta.
    Atenciosamente
    Evilazio Cordeiro Junior

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s