A Cracolândia no círculo eleitoral

 

Por Devanir Amâncio
ONG EducaSP

O que fazer com os traficantes e viciados !?[humildade para ouvir]

A operação Centro Legal deflagrada pela Prefeitura e governo do Estado para ‘implodir’ a Cracolândia poderia ser chamada de Operação Maquiagem. Sem sucesso na captura de traficantes influentes, tem passado a forte impressão de luta por sobrevivência política dos principais envolvidos na operação. O tapa de Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab no visual da Cracolândia conseguiu uma vitória: mexer com o governo federal, que terá agora a oportunidade de responder sobre a viabilidade da construção do ‘Hospital do Crack’ para o tratamento dos viciados.

Vale lembrar que, há três anos, conforme registrou a imprensa, a proposta do hospital foi entregue ao ex- presidente Lula em seu tradicional almoço de fim de ano com os moradores de rua e catadores. Na ocasião, o senador Eduardo Suplicy foi o porta-voz do documento assinado por viciados em crack e álcool. A notícia é que muitos dos que assinaram o documento morreram por causa do vício..

Alertamos a senhora presidente Dilma Roussef. Cuidado com os traillers ou cabanas – consultórios para competir com as tendinhas da prefeitura. Podem dizer: ‘é só para começar’. Limitar-se a este improvisado aparato federal poderá ser um fiasco de saúde pública. Fiasco como os cometidos pela Prefeitura de São Paulo nas construções das primeiras tendas no Parque Dom Pedro II, de condições sanitárias precárias; para uma cidade tão rica! Tendas e galpões vulneráveis como a grande solução para recuperar uma legião de viciados da maior Cracolândia do Brasil. Dentro da Tenda de Santa Cecília, há pouco tempo usuáriosforam flagrados pitando crack. O que parecia ser normal para algumas pessoas quando foram questionadas.

Senhora presidente, em São Paulo uma sucessão de fiascos e improvisos levaram o povo paulistano a desacreditar profundamente da classe política. Num vazio de ideias e de gestão tudo é improvisado, desde a implosão desnecessária de um prédio na favela do Moinho a caixas tapadas com toquinhos de madeira em frente à Coordenação de Subprefeituras, no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. Quando os fiascos não se apresentam de forma grave surgem de forma violenta e odiosa contra os direitos humanos: acordar mendigos na madruga fria de São Paulo com spray de pimenta. É preciso sempre lembrar, manter a chama acesa para que tais atrocidades não se repitam.

Senhora presidente, a presença do Governo Federal em São Paulo deveria superar as espectativas[…] numa dimensão social de projetos permanentes em defesa da vida de cidadãos doentes que precisam de hospital. Ah!, mas não querem se tratar. Neste sentido a Constituição Federal é cristalina. Os doentes de crack respondem ou não pelos seus atos ? Então vale o que está escrito na Constituição.

Se querem prender os chefões do tráfico do Centro, acione o serviço de inteligência da Polícia Federal. Talvez as três polícias, civil, militar e federal trabalhando na mesma direção o serviço de segurança e proteção renderá, prenderão rápido os destruídores de vidas (sem descuidar das fronteiras, por onde tem entrado com facilidade a droga), e toda sociedade ganhará.

A Cracolândia não deve se transformar num mero instrumento de disputa de poder[…].

Senhora presidente Dilma Roussef, falta aos gestores de políticas públicas a visão de futuro para enfrentar a epidemia de crack. Por que deixaram o crack tomar conta da cidade de São Paulo e do Brasil? Para que se não cometa injustiças , e a culpa recaia apenas sobre os governos atuais -, particularmente em São Paulo o crack é problema social antigo, visto com descaso por sucessivas administrações. Depois de tantos anos, tendas e galpões! Cá entre nós, falta ou não visão de futuro e vontade política para enfrentar o problema ?

Nem mesmo os mais preparados escritórios de marketing político – contratados a peso de ouro pelos candidatos – justificariam o tamanho descaso das diferentes esferas de poder com o avanço do crack em São Paulo e no Brasil.

Até quando vamos assistir aos espetáculos de política tupiniquim ? Só falta alguém ter a ideia de carregar setenta ‘traficantes’ numa jaula, em desfile, pelas principais ruas da cidade às vésperas da eleição. Afinal, o poder está em jogo e descobriram que a Cracolândia é uma mina de voto.

Querem combater o tráfico de droga e tratar dos viciados em São Paulo ? É preciso ter a humildade para ouvir os que têm posições claras e respeitáveis sobre o assunto. Converse e ouça com atenção e anote tudo o que disser Antonio Luiz Marchioni (Ticão), Drauzio Varella ,Edson Ferrarini, Flávio Gikovate, Hans Stapel, Izilda Alves, Jaime Crowe, José Vicente, Maria Rita Kel, Maria Stela Graciani, Ronaldo Laranjeira e Wálter Maierovitch.

Aziz Ab’ Sáber e Manoel Del Rio defendem que o governo Federal desaproprie o antigo quartel do Parque Dom Pedro, e faça ali um hospital-escola, um centro integrado. O prédio está abandonado e deteriorado. Todas as pessoas citatas como referência são solidárias e quando solicitadas atendem até cidadãos anônimos.

Ouvir educadores sociais de rua e ex-viciados é fundamental. Não precisa ser ex-usuário celebridade.

A ilustração do texto fica por conta da inspiração e criatividade de algum desenhista/artista plástico solidário. Um policial aponta uma espingarda calibre 12 ou fuzil para um mendigo deitado no canteiro central florido da avenida Rio Branco e diz: “Vamos , levanta.” O andarilho se levanta tossindo com o cobertor nas costas e sai sem rumo..

5 comentários sobre “A Cracolândia no círculo eleitoral

  1. Não adianta começar a tratar o tumor depois que ja se espalhou em forma de metastase pelo organismo todo.
    Assim agem politicos.
    antes de se elegerem prometem mundos e fundos
    Depois de eleitos não fazem mais nada do que prometeram.
    Veja o prefeito que não cumpriu nem 30% das promessas feitas antes de eleger-se.
    Agora que estamos em 2012 “está correndo atraz” para tentar cumprir pelo menos um compromisso.
    Durante o seu mandato ficou somente fazendo politicoa e na criação do seu novo partido o PSD e no favorecimento das construtoras e incorporadoras permitindo que construissem seus enormes predios onde bem entendem e como querem.
    E assim a cidade de são Paulo foi ficando esquecida, a cracolandia, o centro da cidade devastado, abandonado, a cidade em um todo escura, esburacada, caotica, hiper adensada etc.
    Porque estas ações na cracolandia não foram realizadas a quatro seis anos?
    Somente agora?
    Ano politico?
    Acreditar em politico como?
    Se não cumprem, não administram como se deve?
    E agora o que fazer com os nóias que ficavam na cracolândia e agora estão se espalhando pela cidade inteira?
    Descobre-se ujm santo para vestir outro
    Assim agem os politicos.
    e ainda o prefeito tem a coragem de se dar nota dez.

  2. Só se esquece q um “nóia” fissurado sozinho tentando roubar é mais inofensivo q 50 reunidos. Espalhar a manada é o melhor jeito de lhe tirar a força. Fico imaginando um trapo daquele sozinho tentando assaltar alguém na rua de dia longe da cracolãndia – vai acontecer – qualquer velhinha vai colocar ele no chão; isso se não juntar uma galera e acabar com ele. A idéia sr.jung é justamente tirar a força de bloco deles.

    • Carlos Ribeiro,

      Lamento que na sua análise não seja levada em consideração a necessidade de tratamento destas pessoas. O erro na sua avaliação é que o caso não é de segurança pública mas de saúde pública.

  3. .
    “Do Povo, pelo Povo e para o Povo”

    Desde da década d 70, me indagava o q leva uma pessoa a usar drogas, lembro q na Av.São João, tinham várias crianças cheirando cola, pedindo e tentando roubar os outros…

    onde estva os pais destas, muitas vezes sabemos que tais ñ tem, ñ estão presentes, q tbm as vezes muitos desses pais são usuarios de tais dorgas e assim vai…

    Tbm sabemos q o Estado – RFB, atraves dos governates nunca trabalham p/o Povo (pelo menos na minha opnião),
    existem grandes estudiosos, grandes pessoas que pregam o amor, a bondade e etc.

    Mas qto desses tem “realmente tal no coração e na consciência” ???

    Qtod de nos q temos um negócio, pagamos realmente um salário d verdade para aqueles q nos ajudam na caminhada ?

    Se todos somos importantes para o funcionamento do Planeta, nosso planeta (nosso = todos que aqui estão),
    por que um juiz, desembargador, políticos, presidentes, etc…devem ter salários tão altos…

    …onde tais são melhores que os garis que trabalham nos carrinhos e caminhos aguentando aquele cheiro, d baixo d sol, chuva, etc.

    Por que ??? Pq a nossa Constituição Federal, d 1988 ainda não foi respeitada ??? Pq muitos d nós aceitamos assinar q recebemos um valor $, mas recebemos a metade ???

    E assim vai, vai cada vez pior, ate q…

    Vai acontecer, ai ñ adiantará chorar, pedir desculpas, rezar !!!

    E óbvio os resultados q por vir acontecer !!!

    Então, de que lado VCs vão ficar,
    ou melhor dizer,
    o q VCs fazer de verdade, realmente fazer mudar ???

    Todos qrem poder ser feliz !!! Ou não ???

    “Do Povo, pelo Povo e para o Povo”
    .
    ass: Douglas Silvino da Costa – The Flash
    .
    http://2tjuridico.wordpress.com/
    .
    PTI025N40$)X4DC3ASPPJSL*BDM08FJ505JaneTER1111517
    .

  4. A “Tenda Santa Cecília”´(denominada como espaço de”convivência”) é mais uma ONG terceirizada pela Prefeitura. Aliás, ninguém questiona tantas ONGs pagas pela Prefeitura que não traz resultado algum. Do contrário, como moradora no Bairro, o que vemos é uma barbaridade. A tal tenda sequer tem alvará de funcionamento e isso vem sendo questionado desde a sua instalação junto a Prefeitura. Mas, como esse País a tudo se dá um jeitinho, já foi sancionada lei para que alvarás sejam regularizados em 04 (quatro) ANOS! Até lá, se cair, pegar fogo, etc. que se danem os pacatos trabalhadores que são obrigados a engolir dezenas de usuários, marginais, traficantes que se apoderaram das calçadas, das portas dos prédios e do comércio em geral. Quem se sentir “prejudicado” procure seus direitos e após 40 ou 50 anos de discussões, fila de precatórios, talvez receba alguma indenização.Com essa operação da PM. Enquanto os Politicos andam de helicopteros e olhem de suas janelas belissimas paisagens, nós olhamos nossas calçadas inundadas de lixo, fezes humanas, urina, e toda sorte de doenças que vem junto, já que a levamos para dentro de casa, quer em nossos calçados, quer pelo ar ( inclusive tuberculose). Ah! mas não tem problema. Cidadãos de bem, não dão ibope para ninguém. Essa tenda é um verdadeiro centro de INconvivência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s