Professora pede respeito e vira hit no Twitter

 

A professora Amanda Gurgel da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte pediu a palavra durante audiência pública, no dia 10 de maio, que discutia a situação da educação no Estado e ganhou a internet. Durante oito minutos falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores na sala de aula, diante de deputados da Comissão de Educação e da secretária de Educação Betânia Carvalho. Resultado: o vídeo foi parar no You Tube e se transformou em destaque nas citações do Twitter.

O sucesso talvez se justifique pela maneira sincera e expressiva do seu pronunciamento, raridade nos dias de hoje.

8 comentários sobre “Professora pede respeito e vira hit no Twitter

  1. Ouço a CBN todos os dias, e ouvi os comentários sobre o itaquerão (falta de verba) não sou corintiano, mas como moro na zona leste, deixo uma sugestão "lançar em canal de TV ou mesmo na rádio uma espécie de arrecadação doe quem quiser, assim como a campanha da UNICEF, com transparência para o povão acompanhar o montante, Todo corintiano, e quem não é corintiano também, garanto, iria ajudar, empresários etc. "DOE UM TOSTÃO PARA O TIMÃO" tenho certeza rapidamente o estádio estaria de pé.

  2. Não sei se pelo sotaque ou pela desenvoltura, a professora me lembrou a ex-senadora Heloísa Helena.

    Resta saber se (e quando) a professora Amanda vai se lançar na política. Não acho ruim, não, se isso ocorrer.

  3. Esta “simples professorinha” falou tudo e mais um pouco
    Pena o que ela disse aos politicos, etrou por um dos ouvidos e saiu por outro com certeza.
    Politicos não estão nem um pouco preocupados com o povo, funcionarios publicos em geral
    a não ser se forem seus asseclas e apadrinhados
    ai sim “a coisa muda” de figura e muitoi!
    Se politicos fossem interessados e tivessem suas atenções em primeiro lugar voltadas para os problemas do povo, do eleitor, do pagador de impostos durante cinco meses por ano, não teriamos um grande numero de brasileiros em geral reclamando do custo de vida, dos baixos salarios pagos pelo funcionalismo publico, etc.
    Essa professora está de parabens com louvor!

    “Nunca antes no Brasil vimo tantos funcionários publicos reclamando com razão.”

  4. Bom Dia Milton e aos colegas do Blog

    Bom Milton, essa é a vida dos professores na sala de aula.
    Para terem ideia, na escola que dou aula, a professora de artes, teve um avc dentro da sala. Após chamarmos o socorro, situação ficou desegradavel que praticamente não conseguimos mais dar aula. Já os alunos, pareciam que não tinha acontecido nada. Muito pelo contrario, continuaram fazendo as mesmas bagunça.
    Milton! A situação do professor esta tão dificil, que não vai demorar muito, a educação em SP, vai ter uma colapso por falta de professor.
    Te afirmo com toda certeza, que 90% dos professores do estado estão com problemas de saude e um deles é psicologico. Esse que esta escrevendo, tem que tomar dois tipos de remedios taja preta, estou fazendo tratamento psicologico e a cada 6 meses, tenho que passar no psiquiatra para tentar chegar ao periodo de aposentadoria. Por que dar aula para mim, já perdeu a graça. só vou a escola, por que tenho que ir, ou seja vou cumpri tabela. Na verdade, nem é tanto o salario e sim pela falta de estrutura que não temos e uma delas, é a segurança. Como todos sabem, o uso de droga dentro das escolas, virou a coisa mais comum do mundo. hoje, com toda certeza, as UES, por enquanto, só perdem para cracolandia, Por enquanto. Por que do jeito que vai, não demora muito, as escola vai ganhar. Pois, o trafico e o uso de droga dentro das UES, já virou caso serios ou seja já é uma calamidade publica.
    Podem achar que estou exagerando mas, se quiserem constatar, visitem as escolas da periferia a noite e veram com os proprio olhos.
    Tem escola, que quem manda é o dono da buca e nós professores juntamente com a direção, ficamos refém de tudo isso.
    O que eu estou falando, dizendo que a educação no estado vai ter um colapso, vcs, vão ver. Hoje por exemplo, tem escolas, que não tem professores de matematica, fisica, quimica, português. Alias nem professor substituto. Todos os dias, os alunos, são dispensados por falta de.
    O motivo de tudo isso, é a insegurnaça, professores afastados, professores novos que entrou atraves do concurso e já pediu isoneração.
    Querem saber mais sobre a situação dos professores do estado, visitem o setor de psiquiatria do servidor publico.

    Abr a todos e um otimo fim de semana.

    Prof. JS.

  5. Caro Prof Sinval
    Realmente na psiquiatria do HSPE o que tem de professores “se tratando dos nervos” como dizia antigamente é assustador.
    A inexistencia de leis eficazes, severas e de politicos competentes, interessados pelos problemas da população são os culpados pelo caos em que se encontram varios segmentos considerados como suma importancia.
    Infelizmente temos que aturar politicos incompententes, gananciosos e irresposnaveis que só pensam em legislar em causas proprias.
    Saude
    Educação
    Segurança Publica
    Transporte publico
    Moradia
    Sanamento básico
    São itens que não os interessam aos politicos brasileiros.

    Quem sabe o atual governador do Estado de são Paulo formado em medicina volte suas atenções como se deve e como foi prometido antes de ser eleito para seus funcionários que se encontram doentes por causa das mas condições de trabalho que tem que enfrentar dia a dia nas repartições, ESCOLAS, quarteis da PM, da policia civil. hospitais, etc.

    Outro grave problema que o professor enfrenta é o ECA, ultrapassado, protetor de “dimenor” meliante, bandido.

    O que fazem os politicos no congresso que ainda não atualizaram o codigo penal e o ECA?

    Sera que algum deputado federal, senador da republica, ministro do STF, podera nos responder estas questões aqui no blog ou durante a programação da CBN?

    Vamos aguardar.

  6. Bom Dia MIlton e aos Colegas do Blog,

    Meu caro Armando, já respondendo as suas duas perguntas, Com relação aos deputados e senadores, não vão fazer nada. Se fizerem, a população fica inteligente e para eles não é interesante, principalmente a população nordestina. Já o goverandor de SP, vc pode esquecer, essa é terceira vez, que ele esta a frente do governo do estado e a educação só piorou. com relação a educação, ele só faz propagando enganosa, Principamente sobre aumento de salario. É da época dele e do Marios covas o famoso vale coxinha de 4,00 reais. Até hoje , custa quatro reais. Com relação a saude, estamos nas MÂOS de DEUS. Não podemos ficar doentes. Alias, só temos direitos de um atestado medico por mês. Para vc ter ideia, eu mora em Sto. andré, se eu adoeçer, tenho que para servidor, por que aqui, não região não temos quem nos atende. Imagina com o transito de SP, vc sair do abc, para chegar no centro. Dependendoa situação, a pessoa acaba morrendo. Então meu caro Aramdo! estamos totalmente abandonado. Pode ter certeza que esse governo que ai esta, não vai fazer nada para os professores/educação. É o que disse no comentario anterior, não vai demorar muito, talvez no proximo ano, SP, vai ter um colapso na educação por falta de proferssor. Grnde parte a vão se afastar por problemas de doenças, os professores novos que estão chegando, 90%, pediram isoneração. Posso afirmar com toda certeza, essa situação, não é tanto pelo salario e sim por falta de estrutura e uma delas, é a segurança.
    A esttrura que temos nas escolas, é a G L S. giz, louza e saliva. Ainda somos proibidos de comer a merenda que sobras após os alunos fazerem a sua bouquinha. Alias é uma porcaria de merenda. Só come quem realmente tem fome. Quiando é fruta, são as de piores qualiddes. São aquelas que os produtores chamam de refugo ou joagam fora. Quando é bolo, bolachas ou sucos, o medo que muitoas tem é desses materiais estatrem vencidos. O que não é dificil, não tem fiscalização, nas escolas para checar essa situação. Como explicar isso em um estado mais rico da fereração?

    Abr,

    Prof. JR.

  7. Boa tarde!!!

    Meu nome é Maria e moro em Valparaiso-GO.Este ano (2011) me formei em Pedagogia,mas infelizmente não sinto prazer em lecionar.Minha decepção pelo curso,aconteceu nos estágios obrigatórios.Vi coisas que desmotivou meu sonho de ensinar,pois não basta viver de sonhos,é preciso ver também de frente a realidade e ela é fria e cruel.Tive a oportunidade de estagiar em escolas de ricos e escolas públicas,que normalmente é frequentada pela classe mais carente (como eu).Em um desses meus estágios vi coisas terriveis,tais como:

    *Alunos usando drogas;
    *Coordenação passando alunos,porque seu pai paga a mensalidade escolar;
    *Alunos se masturbando dentro da sala de aula ,sem respeitar professores ou colegas de classe;
    *Alunos brigando com seus eduacdores e educadores estressados fazendo o mesmo;
    *Educadores desistimulados,doentes e deprimidos em sala de aula…

    Pra mim,chega!!! Não quero mesmo estar numa sala de aula.Vou fazer uma pós para outro foco e se preciso,faço outro curso superior,mas ser professor,é muito humilhante e desgastante.É preciso muito amor pela profissão para aturar tantas coisas ruins,mas acho que esse amor que eu tinha,perdi.
    A profissão é linda e ainda tem sim,professores e alunos maravilhosos,mas infelizmente,nem isso me estimula a lutar.Acho que o estado precisa olhar mais para a educação,saúde,segurança e sociedade,porque do jeito que estar caminhando as coisas,vão faltar profissionais competentes para atuar,e faltando pessoas que se dedicam a profissão,vamos viver como?

    Desculpe meu desabafo e crítica.Sei que cada caso é um caso e respeito a opinião de cada pessoa.Talvez um dia eu mude meu modo de ver e pensar,mas pra isso acontecer a realidade precisa me impressionar.
    Sou aluna e professora,e desejo melhorias na Educação,porque acredito que ela é capaz ,sim,de mudar muitas coisas nesse mundo.

    " Tudo é possível ao que crêr"
    ( Bíblia Sagrada)

  8. ***BOA NOITE!!!***

    Quero dizer que fiquei muito impressionada com as palavras,postura e atitude dessa professora que debateu o interesse de todos,nessa reunião que houve no dia 10/5 no Rio Grande do Norte.
    Obrigada por exepressar tão bem e de forma tão objetiva nossa opinião.Você não foi grossa e muito menos mal educada,apenas foi clara e verdadeira e isso deixou-me muito emocionada.

    Que Deus abençoe sua vida e multiplique sua fé,ousadia,garra e salário (riss),que por certo foi muito bem lembrando e explicado.

    Atenciosamente,
    Maria (Brasília-DF)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s