Tô de saco cheio!

 

 

Incomodado com o tratamento oferecido por algumas empresas e prestadoras de serviço, há exatos dois meses, inaugurei a sessão Tô de Saco Cheio, neste blog. Falei mal de quem trata mal e desrespeita as regras legais e do bom senso. Estava cansado de falar com serviços de callcenter que não resolvem o problema, negociar com empresas que somente agem sobre pressão e reclamar em ouvidorias que não ouvem. Hoje, volto a esta coluna, não apenas como consumidor, mas cidadão.

 

Tô de saco cheio é o que dizem milhões de brasileiros que há duas semanas não saem das ruas em protesto. Estão cansados de assistirem a elite política do país a negociar na cúpula sem considerar a base. Uma gente que transforma negociação em negociata. Não aguentam mais pagar trilhões de impostos – isto não é força de expressão, apenas no ano passado foram R$ 1,5 trilhões – sem receber um só serviço de qualidade. Têm de levar o filho para a escola particular, se pretende vê-lo bem sucedido; internar-se com ajuda de planos de saúde, na esperança de não morrer antes de ser medicado; contratar guardinha de rua, investir em câmeras, alarmes e portões de grade, para reduzir o risco de ver sua casa invadida por bandidos; perder horas de seu dia no trânsito, porque se esperar o ônibus no ponto não chega em tempo, se procurar a estação do metrô não vai encontrá-la; sem contar a coação para o pagamento de “gorjeta” a cada licença necessária ou documento a ser expedido na repartição pública.

 

A bronca dos brasileiros, revelada a cada passeata ou avenida interditada, se volta para uma quantidade enorme de alvos. Alguns sequer estão escritos nos cartazes que revelam a criativa indignação nacional, talvez sequer apareçam de forma clara na nossa memória, mas ajudaram a encher o saco a ponto de poucos centavos serem suficientes para esta explosão social. PEC37(?), Cura Gay, Tarifa Zero, Renan no Senado, corrupção nos legislativos, juízes endinheirados, salários públicos aviltantes, pedágios caraos, auxílios-alimentação, moradia e paletó são todos elementos de uma longa história de derespeito ao cidadão.

 

A presidente Dilma Roussef falou sexta-feira passada, buscou o equilíbrio no discurso, evitou a arrogância, mas apenas refez promessas já ouvidas. Precisa agora agir e mostrar que está disposta a liderar esta renovação de comportamento no País. Os brasileiros querem mais do que palavras, e não só da presidente. Quem apostar nisso, não sobreviverá nesse rebuliço social. Governadores, prefeitos, senadores, deputados e vereadores precisam dar sinais claros de que entenderam o recado. A Justiça, também. E rapidamente. Reforma política ampla, mudanças radicais nas alianças, transparência nos contratos, redução de gastos públicos, gestão profissional nos serviços prestados, comprometimento e atendimento de metas claras, canais de comunicação abertos para ouvir o cidadão. E mais uma série de outras ações fundamentais para oferecer à sociedade um País justo. Porque o brasileiro já mandou o seu recado: tô de saco cheio!

 

8 comentários sobre “Tô de saco cheio!

  1. Bom Dia Saco Cheio é pouco.
    Saco Cheio de:
    Impunidade. Mensalão, Ficha limpa, PCC, Assacinatos ediondos, Todos os dias uma manobra para aumentar impostos, Arrastões, Caixas estourados, Deputados que não fazem nada e torna se um peso para o povo PEC de todos numeros só para bandalizar cada vez mais, gastos faraonicos sem sentidos e enquanto isto: ´´Saude´´, uma droga,´´ escolas´´, Uma Droga, ´Segurança, Uma Droga, E a droga corre solta.
    Etc, Etc, Etc.

  2. PEC 37 é uma afronta mas existem outras pecs que também o são.
    Mensaleiros condenados, no caso, raposas tomando conta do galinheiro.

    Cura gay? Bizarra e gera um monte de anedotas que por si só deveria ser tirada de circulação, ex: ( existe genérico prá cura gay ? – o bissexual toma só meio comprimido? – e o cartaz daquelas duas mulheres: Feliciano cura o Ricky Martin prá nós…)
    No final das contas nunca fomos tratados tanto como idiotas nesses últimos 12 anos o que leva o povo a dar um basta nessa situação.

    Graças a Deus somos um povo ainda calmo senão o turbilhão seria maior

  3. E eu acrescentaria caro Milton a mudança de regime político, conforme já escrevi aqui: “Penso que a solução para essa e outras questões está na nossa forma de regime político. Precisamos passar da Democracia Representativa para a Democracia Participativa. Passar da mera escolha de dirigentes para uma participação efetiva da sociedade civil organizada na administração de seus respectivos governos eleitos. Para isso é necessário criar efetivos mecanismos de controle da sociedade civil sob a administração pública, não se reduzindo o papel democrático apenas ao voto.”

  4. Milton, resumiu bem o Tô de Saco Cheio. É basicamente isso o que aflige todos nós brasileiros. Ninguém aguenta mais tantos escândalos com dinheiro público.
    O que seria inicialmente uma manifestação reivindicando tarifas de ônibus mais baixas, um não ao aumento de 20 centavos, agora se tornou ampla. Estamos cansados de tantas notícias ruins, de tanta violência, tanto descaso por parte das autoridades.
    O que se vê nas ruas, afora a baderna, é a reação de um povo exausto, humilhado, mas confiante que poderá mexer sim com os nervos dos políticos.
    Discursos comuns não queremos mais. A fala da presidente foi motivo de chacota e nos irritou mais ainda. Ação, é isso o que se espera. Imediatamente.
    Vamos aguardar a partir de hoje medidas de fato que vão de encontro com nossos anseios.
    Um abraço.

  5. Muitas autoridades estão sem saber, como disse o Kennedy Alencar se referindo ao ex-presidente Lula, procurando entender o que esta acontecendo…é simples, basta ler esta sua excelente síntese.

  6. Não li toda a matéria,mas também estou de saco cheio de todas as coisas ruins que nos tem sido imposta pelo atual sistema.Mas volto a lhes perguntar,o que voces tem feito para melhorar esta situação?,exemplo só reclamar,fazer passeatas,quebrar tudo,shoramingar no colinho da mamãe,fazer questão de votar,e votar errado;uma coisa sempre foi certa o meu direito só começa quando do meu vizinho termina,o que quero dizer,parem de dirigir bebados,avançar sinal vermelho,parar de fazer uso da lei de gerson,voces estudantes olhem para as velhinhas em pé nos onibus e deem seus lugares,aí sim vou bater palmas para este povo muito civilizado e politizado e muito inteligente .

  7. Hoje, 24/6, ouvindo o programa radiofonico da manhã, interessada nos assuntos em discussão, notei um dado das estísticas: os participantes das manifestações são na maioria brancos e têm curso superior – isto é, boa instrução. É isto o cerne da luta pela educação: dar ao estudante das escolas oficiais da periferia, um ensino que os leve ao curso superior nas boas universidades, por capacidade intelectual. Atualmente há o plano de quotas, mas não vai resolver a falta de instrução das crianças. Os melhores e mais bem pagos professores devem ser os das escolas mais simples, da periferia, para superar a falta de instrução dos lares.
    Por que isto nunca foi feito? pela razão do que foi encontrado. Quem está preparado para pensar, sabe se posicionar. Se os simples, a grande maioria dos menos preparados forem capacitados, como manipular a multidão? Como ganha-los por salário familia? não terão necessidade dele!

    É isso: manter a ignorancia para continuar no poder. Um bom ensino primário e médio necessariamente vai dar ao jovem capacidade de pensar, de não seguir os pessimos politicos que temos, e não escrever çalcicha e no boletim receber boas notas! Bons professores produzirão gente capaz. Bons professores precisam ter bom salário para se dedicar a uma unica escola e não correr o dia todo para dar aulas em 3 ou 4 escolas e assim manter a familia. E o sertão precisa de bons professores para que o nosso povo seja um povo culto, cheio de conhecimentos e sabedoria! Ah! Brasil! isto vem as nossas raizes… (seguindo a filosofia da reforma linguistica, anulei TODOS os assentos)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s