Conheça o Smaps: aplicativo do bem contra o mal

 

Por Carlos Magno Gibrail

 

smaps1

 

Os moradores de grandes cidades acostumados ao benefício dos aplicativos, que os tem levado de forma mais rápida aos seus destinos, terão um adicional providencial e essencial: que tal além de poder se deslocar pela rota mais rápida, saber a mais rápida e mais segura?

 

Essa é a ideia do Adm. Douglas Roque, criador do aplicativo SMAPS-Segurança Colaborativa Mundial. Na verdade, o aplicativo, que roda no Iphone, no Androide e em desktops, fornece também outras indicações, tais como:

 

– Locais mais seguros para se locomover, morar, trabalhar, passear e investir.
– Alertas de perigo sobre regiões como moradia, trabalho, escola, clube, casa de praia e de campo.
– Imagens de câmeras instaladas nas ruas e zonas de interesse dos usuários.
– Registro ordenado de todos os tipos de crimes e abusos contra a pessoa ou o patrimônio. Dos mais hediondos aos mais comuns como as ofensas sexuais ou raciais. Até mesmo o insolúvel problema do barulho de festas, clubes noturnos, etc.

 

Tudo isso, além de contribuir com os especialistas e as autoridades envolvidas na segurança.

 

O SMAPS já conta com 2.500 colaboradores e visitação diária de 400 internautas. Tem o apoio de vários CONSEGs e de algumas ONGs, como os PAULISTANOS PELA PAZ. Já tem audiência marcada com a Prefeitura de São Paulo e várias entidades sociais.

 

Se no âmbito do Marketing, Philip Kotler, um dos seus ícones, afirmou que o Marketing era muito importante para ficar restrito aos especialistas, o que dizer então da Segurança?

 

É realmente momento oportuno para as redes sociais entrarem em campo com tudo, como colaboradores e usuários, nesta área tão séria quanto carente que é a da Segurança. É função de vital importância que não deve se restringir à Polícia. O SMAPS é um dos caminhos. É só acessar: http://www.smaps.com.br

 

Carlos Magno Gibrail é mestre em Administração, Organização e Recursos Humanos. Escreve no Blog do Milton Jung, às quartas-feiras.

19 comentários sobre “Conheça o Smaps: aplicativo do bem contra o mal

  1. Interessei-me sobre o Smaps tão pronto li o texto do Gibrail. Vou tentar baixa-lo. É mais uma mão na roda (sem trocadilho)visando a melhorar o trânsito e dar mais segurança a quem dirige.

    • Milton , fico muito feliz com seu interesse ,que bom que gostou!!
      Estamos implantando mais funções no Smaps, estas funções estão completas no site e logo estarão no aplicativo também.
      Por favor, entre também no site para ter uma visão mais completa de tudo que pensamos para melhorar a segurança e diminuir a criminalidade.
      Como o Smaps é totalmente colaborativo, por isso quero agradecer por ajudar a divulgá-lo !!

      Grande Abraço

      • Douglas, acredito que a rede social poderá realmente dar uma melhoria na questão de segurança, na medida em que a população participe. Não tem custo financeiro, apenas o tempo e a dedicação de cada um.
        Há 14 anos quando iniciamos com a SMM SOCIEDADE DOS MORADORES DO MORUMBI, lançamos uma sugestão de serviço de segurança em nossa região que precisaria de pagamento mensal. Verificamos então que as pessoas não estavam dispostas a assumir a parte do Estado neste quesito.
        É por isto que talvez com aplicativos via internet tenhamos sucesso.

  2. Em um país cheio de violência e insegurança, é criada uma ideia inovadora e preocupada com a população. Parabéns pelo aplicativo. Já o conheço e utilizo há algum tempo. Sucesso e novamente, parabéns!!!

  3. ¡Felicitaciones! Excelente iniciativa, además de muy necesaria. Un claro ejemplo de cómo la sociedad civil puede contribuir a abordar desafíos tan importantes como el de la seguridad, a nivel mundial. ¡Un gran saludo desde Buenos Aires, Argentina!

    • Leandro ,

      Conheço o trabalho mundial que a ILGA (América Latina e o Caribe ) promove para os direitos da comunidade LGBTI internacional e em especial o combate à homofobia.
      A criminalização da homofobia no Brasil ainda está em processo de ser aprovada.
      Em quanto não criminalizam a homofobia , muitos sofrem abusos , humilhações , agressões verbais , físicas e muitos são mortos .
      Criei no Smaps o “crime de Homofobia” ,para assim conseguirmos registrar, relatar, pesquisar , compartilhar e mapear todos níveis de crimes de homofobia .
      Mas o que mais me preocupa ,mesmo com tantos casos de homofobia , ainda não conseguimos apoio de divulgação no Brasil das entidades relacionada as causas LGBTI .
      O Smaps seria mais uma ferramenta para ajudar uma causa que tanto defendem .

      Mais uma vez obrigado pelo apoio na divulgação do Smaps.

  4. Eu ja sou usuaria deste aplicativo desde o começo. O que eu mais gosto nele é o aspecto de colaboração. Parabens para voce Douglas Roque! Iniciativa inteligente e muito adequada aos dias de hoje.

  5. Uso o smaps ha muito tempo! É muito eficaz e pratico, pois me notifica por e-mail sobre as ocorrências das minhas rotas sem que eu precise consultar.
    Divulgo para todo mundo pois acredito que só iniciativas como esta, que aproximam as experiencias, poderemos fazer um mapa REAL da segurança de nossa região e cobrar uma atitude das autoridades!

    • Raquel ,
      Fico muito feliz que o Smaps está lhe ajudando!!
      Cada depoimento como o seu ,me faz acreditar que estamos no caminho certo com o Smaps!!
      Você já deixou de ser uma mera espectadora em relação a segurança!!
      Muito obrigado pela ajuda e a colaboração!

      Douglas Roque

  6. Estamos lutando há anos para dar um norte à Segurança Pública, que já ESTÁ NUM PROCESSO DE FALÊNCIA GENERALIZADA, com sempre estamos denunciando nos últimos anos!!! Os comandos estão sem direção e o resultado está aí: IMPUNIDADE, criminalidade aumentando a cada dia é ninguém quer botas a mão na cumbuca…
    Com a chegada de novas tecnologias nos dá esperanças de fazer algo sem a burocracia falida do estado. Quando o Douglas nos troce esta proposta, do aplicativo, convidamos para participar de um dos mais importantes CONSEGs do Brasil, que é o do centro da Cidade SP.
    Todos aprovaram unanimemente como ferramenta ideal enquanto a segurança pública continua omissa, que segundo a nossa carta magna é crime. Estamos em tratativas de implantar na região central para mostrar a realidade que a polícia e os governantes não fazem questão nenhuma de ver. Vamos mostrar para essa gente um pouco de seriedade neste quesito. Este é um fato novo e vamos aplicá-lo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s