#ComunicarParaLiderar : comunicação agrega muito valor às marcas

 

 

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Comunicar bem faz bem — é uma das lições que se aprende ao analisar o desempenho das marcas mais valiosas no Brasil, segundo ranking anual BrandZ Brasil, divulgado pela WPP e Kantar Millward Brown.

 

 

Os bancos brasileiros que o digam.

 

 

O Bradesco, segundo na classificação, valorizou 58% de um ano para o outro, enquanto o Itaú, que pulou do quarto para o terceiro lugar, cresceu 42%. As duas marcas estão o tempo inteiro expostas ao público através de campanhas de comunicação em seus mais diversos formatos.

 

 

De acordo com os especialistas da Kantar, a comunicação agrega muito valor às marcas e quem mais se destacou neste quesito foi o Itaú.

 

 

Aliás, os bancos bombaram este ano — foi o segmento que teve o maior crescimento em relação a 2017, com 44% de valorização e representa agora quase 26% do total das marcas mais valiosas do Brasil.

 

 

A alta foi tão expressiva que Bradesco e Itaú se aproximaram do líder da classificação, a Skol, que hoje vale US$ 8,2 bilhões e se mantém no topo por mais um ano.

 

No total, 60 marcas foram avaliadas e juntas representam US$ 65 bilhões:

 

 

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Além da análise de dados financeiros, avaliações de mercado e outras informações objetivas que ajudam na elaboração do ranking, os organizadores também levam em consideração o que as pessoas pensam sobre as marcas que compram — e aqui a comunicação ajuda muito, pois projetos bem elaborados mexem com a percepção do consumidor o que é considerado chave na determinação do valor da marca.

 

 

O pessoal da Kantar mostra que as marcas são uma combinação de desempenho de negócios, entrega de produtos, clareza de posicionamento, e liderança. E põe a comunicação entre os cinco princípios considerados vitais para o crescimento e sucesso delas no Brasil:

 

 

1.propósito muito claro
2.cultura de inovação
3.boa comunicação
4.experiência com a marca
5.amabilidade (atributos emocionais)

 

 

Sou fã de carteirinha deste assunto pois acredito na ideia que marcas, assim como pessoas, que investirem na melhoria da comunicação tendem a ter resultados melhores nos mercados em que atuam. Mais do que isso: ajudam a própria sociedade pois tornam as informações mais acessíveis e transparentes — e boa informação é essencial em meio a confusão de mensagens que vivemos. Ajuda a fazermos melhores escolhas.

 

 

Falamos sobre isto no livro Comunicar para liderar, que escrevi ao lado da Leny Kyrillos, onde apresentamos uma série de estratégias que podem ser realizadas para que empresas e profissionais desenvolvam essa competência.

 

 

Mais um destaque do ranking das marcas mais valiosas:

 

 

O setor de varejo cresceu de um ano para o outro especialmente pelo desempenho de Havaianas — que teve a maior valorização entre todas as marcas avaliadas (+ 156%) —, Magazine Luiza (+ 133%) e Arezzo (+ 101%).

 

 

Reproduzo aqui a explicação de Eduardo Tomiya — CEO da Kantar sobre o desempenho do Magazine Luiza.

 

 

“… o Magazine Luiza vem junto com o movimento forte do varejo omnichannel, apostam no e-commerce, com a vantagem de possuir loja física. A união do e-commerce com o varejo físico demonstrou resultados concretos”.

 

 

E se faço essa referência é para lembrar que a tese há muito é discutida no blog pelo meu colega Carlos Magno Gibrail, basta conferir as participações dele sobre o tema.

Um comentário sobre “#ComunicarParaLiderar : comunicação agrega muito valor às marcas

  1. Prezado Senhor Milton Jung,
    Durante o Jornal da CBN do dia de hoje 25 de abril de 2018, o senhor e o senhor Gerson Camaroti realizaram um comentário critico a respeito da celeridade com a qual a segunda turma do STJ decidiu o envio do caso relacionado a Lula referente ao Sitio sendo retirado da Justiça Federal de Curitiba e transferindo para Sao Paulo. Interessante que atè a poucos dias voces elogiaram a celeridade no qual o Processo do mesmo Lula referente ao apartamento do Guruja, ocorrido em um período recorde nas duas instâncias primeiro em Curitiba e depois no TRF 4.
    Porque voves elogiam quando existe rapidez em um momento e criticam quando existe em outro momento?
    Durante todo tempo voces se exaltam na pluralidade da CBN , mas este fato somado a tantos outros nao demonstra tambem que a imprensa que deveria ser isente esta sendo exageradamente parcial?
    Uma outra questão voces agindo desta maneira naos esta jogando desde ja um preconceito sobre a justiça de Sao Paulo? Voces nao estao querendo dizer que Moro é melhor que os juizes de Sao Paulo?
    Sei que voce por suas posições nos últimos anos nem vai ler esta mensagem, mas fica aqui o registro de alguém, u simples cidadão e ouvinte da CBN, que ainda sonha com uma imprensa livre e independente, e triste com a classe jornalística na qual voce representa que poderiam de fato fazer a diferença mas preferem se submter aos donos das empresas de comunicação
    Obrigado
    Jocimar Borges

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